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dc.contributor.authorFilipetto, Leane Maria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:41Z-
dc.date.issued2010-03-30
dc.identifier.citationFilipetto, Leane Maria. A Educação Ambiental como forma de desenvolver a cidadania: investigação sobre a percepção ambiental dos estudantes do curso Técnico em Enologia do IFRS – Bento Gonçalves (RS). 2010. 94 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12503-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com os alunos do primeiro e do terceiro ano do curso de Enologia do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Bento Gonçalves (RS). Esta pesquisa teve por objetivo investigar o perfil formativo da turma de Enologia no que diz respeito a uma perspectiva de cidadania na sua atuação pessoal e profissional, sobretudo entre meio ambiente e sociedade. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação participante e aplicação de questionários a 49 alunos, sendo 30 alunos do primeiro ano e 19 do terceiro ano. Constatou-se que não há como trabalhar a educação ambiental em um componente curricular, pois a fragmentação dos conhecimentos gera eleição de graus de importância. Comprova-se a necessidade de trabalhar a educação ambiental de forma interdisciplinar entre os componentes curriculares e transdisciplinar visando à complementaridade, a fim de formar um cidadão consciente e capaz de interferir nos impactos ambientais. Deve-se buscar um processo de construção coletivo, assumido por sujeitos individuais e coletivos, construindo uma nova cultura através de conhecimentos e atitudes éticas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectformationeng
dc.titleA Educação Ambiental como forma de desenvolver a cidadania: investigação sobre a percepção ambiental dos estudantes do curso Técnico em Enologia do IFRS – Bento Gonçalves (RS)por
dc.title.alternativeThe Environmental Education how form of develop citizenship: investigate about a environmental perception of students from Technical course of Enology from IFRS – Bento Gonçalves (RS).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis qualitative work is the result of a study with two enology groups from the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS) in the city of Bento Gonçalves (RS). The research aimed to investigate the Enology groups profile in terms of citizenship, personal and professional formation, as well as their behavior and beliefs about environmental and society issues. Data were obtained through bibliographical research, participant observation and questionnaire application. A total of 49 students answered to the questions, 30 of them were in the first year of the course and the other 19 students were in the third year. The results showed that there is no way to work environmental education as a discipline because the fragmentation of such knowledge generates an election of levels of importance. It can be concluded that this subject should be taught interdisciplinarily in a way that it is emancipatory. The students should be aware of environmental impacts and know how to interfere in them positively. This is possibly the only way to build a new culture supported by knowledge and ethical behavior.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lenicio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9874743182713749por
dc.creator.ID448.636.240-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602492385783794por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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