Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Arnaldo Pantoja dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:43Z-
dc.date.issued2009-10-22
dc.identifier.citationCOSTA, Arnaldo Pantoja da. A interdisciplinaridade como Prática Educacional Tecnológica em Apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, PA. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12504-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC de Castanhal) com vinte e dois alunos (público alvo) da segunda série do ensino médio profissionalizante, matriculados no módulo de Apicultura do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2007. O trabalho contou com a participação de cinco professores, dois alunos monitores e apicultores locais e teve como objetivos principais estabelecer relações interdisciplinares no desenvolvimento da prática educativa em apicultura para o ensino agrotécnico. A partir deste projeto desenvolvido durante o módulo de apicultura, buscou-se estrategicamente criar situações em que os alunos pudessem articular, integrar e interagir conhecimentos, como sujeitos de seus próprios saberes, numa perspectiva de desenvolver com os educandos, não somente o domínio dos conteúdos e habilidades pertinentes à apicultura, mas, principalmente, a capacidade de articular diversos saberes e contextualizá- los de forma prática e reflexiva numa dimensão de totalidade. Os resultados foram avaliados no sentido de identificar que novos significados podem trazer ao módulo de Apicultura o uso da metodologia interdisciplinar. Na participação das disciplinas foram utilizados temas geradores. Os alunos foram avaliados antes e depois do módulo. Para o acompanhamento da evolução das aprendizagens foram utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: auto-avaliação, construção de um diário de campo, elaboração de textos e registros de depoimentos e participações. Observou-se que a metodologia utilizada possibilitou aos alunos a construção das habilidades necessárias ao profissional em apicultura, numa perspectiva de totalidade criando espaços dialógicos de intensa interatividade entre as diversas áreas do conhecimento ultrapassando assim, as fronteiras disciplinares, ligando os conhecimentos ambientais, sociais e econômicos numa teia solidária e interdependente. Os resultados alcançados mostram que a prática interdiscip linar foi positiva e bem aceita pelos alunos no ensino de apicultura e pode ser utilizada como alternativa pedagógica para os professores trabalharem as demais disciplinas na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, Pará.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectapiculturapor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectprática pedagógicapor
dc.subjectbeekeepingeng
dc.subjectinterdisciplinaryeng
dc.subjectteachingeng
dc.titleA interdisciplinaridade como Prática Educacional Tecnológica em Apicultura: estudo de caso da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, PApor
dc.title.alternativeThe Interdisciplinary and Practical Education in Beekeeping Technology: a case study of the Federal School of Agrotechs at Castanhal, PAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was conducted at the Federal School of Agrotécnica at Castanhal (EAFCA of Castanhal) with twenty-two students (target audience) in the second series of professional education, enrolled in the module of the technical course in beekeeping farm in the year 2007. The work involves the participation of five teachers, two students, monitors and local beekeepers, it aimed to establish key relationships in the development of interdisciplinary educational practice in beekeeping to teach Agrotechs. This project was developed during the module beekeeping, where we strategically created situations in which students could articulate, interact and integrate knowledge, as subjects of their own knowledge, in order to develop with the learners, not just the domain of content and skills relevant to beekeeping, but mainly, the ability to articulate different knowledge, contextualize them in a practical and reflexive dimension of a whole. The results were evaluated to identify which new meanings can bring to the module using the beekeeping interdisciplinary methodology. The participation of the subjects were used as themes generators. Students were evaluated before and after the module. To follow the progress of learning was used the following evaluation instruments: self evaluation, construction of a journal in the field, preparation of documents and records and holdings statements. It was observed that the methodology allowed the students to build skills needed to work in beekeeping, with a view to creating spaces for full discussion of intense interaction between the various areas of knowledge well beyond the disciplinary boundaries, linking the environmental knowledge, social and economic interdependence and solidarity in a web. The results show that the interdisciplinary practice was positive and well received by students in the teaching of beekeeping and can be used as alternative education for teachers working with other disciplines in the Federal School of Agrotechs at Castanhal , Pará.eng
dc.contributor.advisor1Lorenzon, Maria Cristina Affonsopt_BR
dc.contributor.advisor1ID548.417.807-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903067458577000por
dc.creator.ID146.521.702-97por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3697/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17908/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24200/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30603/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36983/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43335/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49737/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56158/2009%20-%20Arnaldo%20Pantoja%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/156
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Arnaldo Pantoja da Costa.pdf: 2342602 bytes, checksum: 00e75b8bddf6b979865571ab18bb7a35 (MD5) Previous issue date: 2009-10-22eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Arnaldo Pantoja da Costa.pdfDocumento principal2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.