Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZago, Marcia de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:58Z-
dc.date.issued2010-07-02
dc.identifier.citationZago, Marcia de Freitas. Tecnologias da Informação e da Comunicação e os Projetos de Trabalho Online. 2010. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12511-
dc.description.abstractAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem ser um importante suporte pedagógico para a educação. Cabe aos educadores buscarem alternativas para explorar as TIC e orientar os alunos quanto à sua utilização. O presente estudo tem por objetivo analisar implicações do uso das TIC na aprendizagem de alunos do curso Técnico em Açúcar e Álcool do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. A investigação analisou, qualitativamente, uma prática orientada a projetos de trabalhos como uma tentativa de implementar a disciplina de Informática Básica. Foi proposto aos estudantes o desenvolvimento de páginas na Internet sobre temas variados. Os estudantes optaram por utilizar blogs devido à interatividade oferecida por essa ferramenta. A pesquisa apresenta três contribuições para o campo da Educação Agrícola de nível Técnico e Tecnológico: implementar uma prática inovadora que desperte nos alunos o interesse por novos modos de estudar e aprender, indicar aos professores uma forma diferente de desenvolver projetos de trabalho com as TIC e elucidar dimensões (conceituais, comunicativas e tecnológicas) que podem ser consideradas na análise do aprendizado com os projetos online.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectprojetos de trabalhopor
dc.subjecttecnologias da informação e da comunicaçãopor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectwork projectseng
dc.subjectinformation technology and communicationeng
dc.titleTecnologias da informação e da comunicação e os projetos de trabalho onlinepor
dc.title.alternativeInformation Technology and Communication and Project Work Online.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherInformation and Communication Technology (ICT) can be an important pedagogical support for education. The educators may find ways to explore ICT and to guide students for their use. This study aims to analyze implications of the use of ICT in the learning of students of Technical Course in Sugar and Alcohol in the Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. The research examined qualitatively a practice-oriented works projects as an attempt to implement the Basic Informatics subject in a dynamic work that enhances the development of different skills in students. It was proposed to students to develop web pages on topics suggested, and they chose to use blogs because of the interactivity offered by this tool. The study presents three main contributions to the field of Agricultural Education at the Level Technical and Technological: implement an innovative practice that awakens the students' interest for new ways to study and learn, indicate for the teachers a different way to develop work projects with the ICT and elucidate dimensions (conceptual, communicative and technological) that can be considered in the analysis of the learning with projects online.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Estevam, Humberto Marcondes
dc.contributor.referee2Moraes, Marco Antonio de
dc.creator.ID828.495.526-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9098330545902018por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, R. A. dos S. e NICOLACI-DA-COSTA, A. M., Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp. 193-203. ISSN 0103-863X. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v16n34/v16n34a07.pdf> Acesso em: 12 jan.2010. ALMEIDA, M. E. B., Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola: Novos Horizontes na Produção Escrita. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/mm_educacao/doc/TI e CM na escola.doc>. Acesso em 12 jan.2010. ANDRADE, J. B. F., Subjetividade da Avaliação. Disponível em: <http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/LivroAvaliacaoEmEad> Acesso em 03 dez. 2009. BAIRRAL, M. A., Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em ambientes Virtuais à Distância. Seropédica: Editora Universidade Rural, 2007. BOTTENTUIT JUNIOR, J. B., A Informática na Educação: Mudando os Paradigmas da Educação. Olhares e Trilhas [online] 2003,v.4,n.4, 2003.Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/161>. Acesso em: 12 jun.2008. BRAGA, J. C. P., O Uso da Planilha Eletrônica Como Ferramenta na Matemática do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária-MG. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2008. BRITO, G. S. e PURIFICAÇÃO, I., Educação e Novas Tecnologias: um Repensar. IBPEX: Curitiba, 2006. BRUNNER, J. J., Educação no Encontro com as Novas Tecnologias. In: TEDESCO, J. C (Org.). Educação e Novas Tecnologias: Esperanças ou Incertezas. 71 São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004. p. 17-75. CASTRO, V. de M., Uma Abordagem da Informática Educativa Utilizando o Microsoft Excel® no Curso Técnico em Agropecuária do Cefet Januária. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2008. CIDRAL, E. R., Criando novos espaços para o ensino no Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira: Usando o MOODLE com estudantes de informática. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2008. COSTA, R. C., O uso de e-portfólios na aprendizagem de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão/ Campus Codó. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009. 129p. CRUZ NETO, O., O Trabalho de Campo como Descoberta e Criação. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade, 2009. São Paulo: Vozes, 14ª Ed., p. 51-66. DUARTE, R., Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Educar, n. 24, p. 213-255, 2004, Editora UFPR. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T2- 5SF/Sandra/Pesquisa%20qualitativa%20-%20reflex%F5es.pdf> Acesso em: 27 mai. 2009. FREIRE, P., Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997. GADOTTI, M., Perspectivas Atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva. [online]. 2000, v. 14, n. 2, pp. 03-11, Abr./Jun. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf.> Acesso em: 16 fev. 2009. 72 HERNADEZ, F., Projetos: Elaboração E Organização. Disponível em <http://www.moodle.ufba.br/file.php/60/Pedagogia_de_Projetos/Projetos_Elaboraca o_e_Organizacao_.doc> Acesso em 16 nov. 2009. HERNANDEZ, F. e VENTURA, M., A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, Editora Artmed, 1998. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSCA - IBGE., Pesquisa Nacional de Domicílios – PNAD 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2008/ default.shtm> Acesso em 16 nov. 2009. KENSKI, V. M., Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Campinas: Papirus, 2007. LEVY, P., Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. ______., As Tecnologias da Inteligência – O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993. MARTINS, H. H. T. de S., Metodologia qualitativa de pesquisa. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf > Acesso em: 10 jun. 2009. MORAN, J. M. (2004)., Perspectivas (virtuais) para a educação. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/futuro.htm>. Acesso em: 10 nov. 2008. ______. (2005)., A Integração das Tecnologias na Educação. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm>. Acesso em: 10 nov. 2008. ______ (2006)., Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber>. Acesso em: 10 nov. 2008. MORIN, E., A Cabeça Bem-Feita: Repensar A Reforma, Reformar O Pensamento. Rio de Janeiro, Editora Bertrand Brasil, 2001. 73 ______, Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2002. NEVES, J. L., Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Cadernos de Pesquisa em Administração [online] 1996, v.1, n.3, 2º sem de 1996. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf> Acesso em: 10 jun. 2009. PRIMO, A. F. T., Avaliação em Processos de Educação Problematizadora Online. In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, v., p. 38-49. Disponível em: <http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf> Acesso em 10 jan. 2010. SILVA, E. L. de e MENEZES, E. M., Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Disponível em: <http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edic ao.pdf> Acesso em: 10 jun. 2009. SILVA, S. M. G. da, Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso Educativo na Formação Profissional. Disponível em: <http://www.hipertexto2009.com.br/anais/p-w/utilizacao-das-tecnologias-deinfo. pdf> Acesso em: 12 jan. 2010 SOUSA, G. O. et al, A Utilização da Tecnologia para uma Aprendizagem Significativa. Disponível em: <http://www.facsaobernardo.com.br/default5754- 16.html> Acesso em: 20 mai. 2010 SUZUKI, J. T. F., Avaliação de Blogs Educativos. Disponível em: <http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/LivroAvaliacaoEmEad> Acesso em 03 dez. 2009. TIJIBOY, A. V. et al, Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Telemáticos. Informática na Educação: Teoria & Prática [online]. 1998, v.1, n.2, 1998. Disponível 74 em:<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6267> Acessado em 25 fev. 2008. UCHÔA, K. C. A. e ALVES, R. M., Introdução à Cibercultura. Lavras: UFLA/FAEPE, 2002. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP, INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO, Introdução à Netiqueta. Disponível em: <http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html>. Acesso em 15. jun 2009. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS, Projeto Amora. Disponível em: <http://amora.cap.ufrgs.br/index.php> Acesso em 16 dez. 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62714/2010%20-%20Marcia%20de%20Freitas%20Zago.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4080
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-26T03:06:14Z No. of bitstreams: 1 2010 - Marcia de Freitas Zago.pdf: 3922739 bytes, checksum: bfb5aad5d9f6ce4fe566f9d4ba80f2d6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-26T03:06:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Marcia de Freitas Zago.pdf: 3922739 bytes, checksum: bfb5aad5d9f6ce4fe566f9d4ba80f2d6 (MD5) Previous issue date: 2010-07-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Marcia de Freitas Zago.pdf2010 - Marcia de Freitas Zago3.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.