Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12522
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dc.contributor.authorLeite, Gilsa Amélia
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:30Z-
dc.date.issued2010-09-02
dc.identifier.citationLEITE, Gilsa Amélia. A química escolar no contexto do Colégio Técnico da UFRRJ: uma nova abordagem. 2010. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12522-
dc.description.abstractDentro do sistema educacional brasileiro, uma das principais preocupações do ensino nas escolas e institutos agrícolas do país diz respeito à adequação dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio direcionados à formação geral e profissional. No contexto atual, o Ensino de Química desempenha um importante papel, por ser a Química, uma ciência que afeta diretamente todos os aspectos da vida, desde os processos mais simples até a contribuição para o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos avançados. A importância da Química é cada vez mais necessária no encontro de soluções para a dicotomia entre a perspectiva de esgotamento dos recursos naturais e sua preservação. Nos últimos anos, debates sobre a reforma do Ensino Médio têm apontado para as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem nas mais diversas áreas e níveis de conhecimento. Um dos elementos mencionados para enfrentamento deste problema tem sido a vinculação da aplicação prática de aspectos da realidade aos conhecimentos trabalhados, ou seja, sua contextualização. Visando a uma maior integração entre os conteúdos de Química do Ensino Médio com os do Ensino Profissionalizante, este trabalho tem por objetivo organizar um instrumento que subsidie a ação pedagógica do professor, atendendo aos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, como proposta diferenciada de aplicação dos conhecimentos básicos de Química aos alunos iniciantes no curso Técnico em Agroecologia. Em face das dimensões da reforma curricular em curso no Colégio Técnico da UFRRJ, e em função das suas características próprias, procurou-se articular o conteúdo da disciplina de Química com os da disciplina de Agroecologia. Foram construídos esquemas didáticos que poderão servir de instrumento pedagógico na construção de uma nova metodologia diferenciada da tradicional. Para a representação das possíveis conexões entre os conteúdos, procurou-se organizá-los metodologicamente utilizando instrumentos encontrados na pesquisa qualitativa. Os resultados demonstraram uma tomada de consciência dos profissionais responsáveis pelo ensino de química e agroecologia, quanto à necessidade de se fazer uma análise conjunta dos conteúdos programáticos no sentido não só de uma maior interação entre elas, como também com os de outras áreas, criando-se dessa forma, um ambiente interdisciplinar. Essa metodologia fortalece as relações aluno-conteúdo, aluno-aluno, aluno-professor, professorprofessor, criando um ambiente mútuo de motivação, integração, reflexões e prazer. Neste contexto, a compreensão e a apropriação dos conceitos e dos conteúdos da Química acontecem de maneira dinâmica, reduzindo a falta de atenção, indisciplina e desmotivação. Tudo isso se traduzindo num ganho do rendimento escolar e formação cidadã.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectChemical Educationeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.titleA Química Escolar no contexto do Colégio Técnico da UFRRJ: uma nova abordagempor
dc.title.alternativeSchool Chemistry in the context of the Technical College of UFRRJ: a new approach.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWithin the Brazilian educational system, one of the main concerns of education in agricultural schools and institutes of the country, is about the adequacy of concepts in high school related to the general and professional formation. In the current context, the teaching of chemistry plays an important role, being chemistry, a science that directly affects all aspects of life from the simplest contributing processes to the development of advanced technological devices. The importance of chemistry is becoming increasingly necessary in providing solutions to the dichotomy between the prospect of reduction of natural resources and its preservation. In recent years, debates on the reform of secondary education have pointed to the difficulties faced during the learning process in several areas and levels of knowledge. One of the factors mentioned for facing this problem has been the linking of the implementation of aspects of reality to the knowledge learned, or its context. Towards greater integration between the content of secondary education chemistry with the Vocational Education, this paper aims to organize an instrument that subsidizes the teacher's pedagogical action, given the context and principles of interdisciplinarity, as a different proposal for the application of knowledge Basic chemistry for beginning students in the Technical Course in Agroecology. Given the dimensions of the ongoing curriculum reform at the Technical College of UFRRJ, and according to their characteristics, we tried to articulate the content of the discipline of chemistry with the discipline of agroecology. Educational schemes were constructed that could serve as an educational tool in the construction of a new methodology different from the traditional. For the representation of the possible connections between the content, we tried to arrange them methodically using tools found in qualitative research. The results show an awareness of the professionals responsible for teaching chemistry and agroecology, the need to make a joint analysis of the syllabus in order not only to greater interaction between them, as also with other areas, creating thereby an interdisciplinary environment. This method strengthens relations student-content, student-student, studentteacher, teacher teacher, creating an environment of mutual motivation, integration, reflection and enjoyment. In this context, the understanding and ownership of concepts and content of chemistry happen dynamically, reducing the lack of attention, discipline and motivation. All this translates into a gain of academic achievement and civic educationeng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Barros, Regina Cohen
dc.contributor.referee2Espindola, José Antonio Azevedo
dc.creator.ID661244687-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2199582853230225por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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