Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marília Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:32Z-
dc.date.issued2009-12-10
dc.identifier.citationSILVA, Marília Rodrigues da. A formação do técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha CANP/RJ: um estudo de caso sobre a interface com a agroecologia. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12523-
dc.description.abstractA formação do Técnico em Agropecuária, durante muitos anos, foi pautada no modelo agrícola convencional, herdado da revolução verde. Apesar da insustentabilidade deste, ainda assim é o modelo predominante na agricultura. O presente trabalho discutiu a formação do Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha - CANP, as dificuldades diante dos desafios na superação do atual modelo agrícola, por uma agricultura baseada nos princípios da agroecologia. Nesse contexto, é importante examinar as condições necessárias para a formação de um profissional comprometido com o desenvolvimento agrícola sustentável. Fez-se uma análise do atual plano de curso e da matriz curricular do CANP e indicou-se uma abordagem agroecológica para melhor atender as reais demandas dos pequenos agricultores uma vez que o Técnico em Agropecuária atua como agente transformador. Assim, sua formação deve estar ligada à qualidade e à sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para isso, a metodologia adotada foi a de estudo de caso, onde foram analisados todos os estudantes da primeira e terceira série do curso Técnico em agropecuária por meio de questionários semiabertos aplicados no inicio do ano letivo e ao término, além de entrevista semiestruturada com professores, coordenadores e gestores. Por intermédio desta pesquisa, buscou-se analisar a formação do Técnico em Agropecuária do CANP no atual contexto de mudanças paradigmáticas da agricultura e no mundo do trabalho e contribuir para uma reflexão sobre a existência e necessidade de interface da agroecologia no processo de formação dos estudantes.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação profissionalpor
dc.subjectagricultura agroecológicapor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectprofessinal formationeng
dc.subjectagroecolgical agricultureeng
dc.subjectsustainability.eng
dc.titleA formação do técnico em agropecuária do Colégio Agrícola Nilo Peçanha CANP/RJ: um estudo de caso sobre a interface com a agroecologiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFor so many years the agricultural technician's graduate was based upon a conventional model that came from the green revolution a tough its insustainability. This presentation has discussed this kilt of graduated of the CANP students, the difficulties that face with the challenge of overcome the current model, into a model based on agroecology ideas. On this way, it s important to look for ideal conditions to a graduate professional that will be enfaced with sustainable agricultural systems. There was a context course an analysis and it is curricular source and was indicated and agroecological approach as the best way to help smallholders demands. As the technician operate like a changing instruments, their knowledge must be used to improve on aunty to the lives of smallholders, as social, economical, and in environmental. The methodology used to find this way was applied questions to students at first and last classes and interviews with teachers, coordinators and managers. Upside this way this presentations tries to show how the actual model is and gives a chance to a new one, thinking about requirement of changing to a better world to these students and agroecology, age as it with they seed.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1por
dc.creator.ID037.616.887-09por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947020432335442por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3702/2009%20-%20Marilia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13062/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17898/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24180/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30563/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36947/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43343/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49745/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56172/2009%20-%20Mar%c3%adlia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/150
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Marilia Rodrigues da Silva.pdf: 573988 bytes, checksum: a509356a6f7b02f4d716cf8beecc9c14 (MD5) Previous issue date: 2009-12-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Marília Rodrigues da Silva.pdf560.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.