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dc.contributor.authorDettenborn, Carla
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:46Z-
dc.date.issued2010-06-14
dc.identifier.citationDETTENBORN, Carla. Aspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinar. 2010.186 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12530-
dc.description.abstractO Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus Paraíso forma profissionais aptos a atuar no controle de qualidade de matérias-primas, nos processos de beneficiamento e industrialização de produtos de origem animal e vegetal, no tratamento de resíduos na agroindústria e a participar dos programas de gestão das empresas. A experiência docente diária mostra que a organização dos currículos escolares profissionalizantes está estruturalmente fragmentada e, muitas vezes, seus conteúdos têm pouca relevância para os alunos. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de ensino usados pelos professores do Curso Técnico em Agroindústria do IFTO-Campus Paraíso, na visão dos alunos e dos próprios professores. Neste trabalho a interdisciplinaridade foi proposta como ferramenta para melhoria do processo de ensino-aprendizagem do tema ‘Controle de Qualidade’, inserido no currículo do curso e um dos mais relevantes para a formação do profissional técnico em Agroindústria. Os resultados da pesquisa apontam para ao menos duas sugestões para os cursos de Agroindústria e, no geral, as escolas de ensino profissionalizante brasileira: a estruturação do ensino do controle de qualidade e a avaliação sistemática da utilização do material didático nas aulas práticas.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgroindústriapor
dc.subjectControle de qualidadepor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectQuality controleng
dc.subjectLearning teachingeng
dc.titleAspectos que influenciam o processo de ensino-aprendizagem no curso Técnico em Agroindústria: uma abordagem interdisciplinarpor
dc.title.alternativeFactors influencing the teaching-learning process in the Agribusiness Technician Course: an interdisciplinary approach.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Agribusiness Technician Course of Tocantins Federal Institution in Education, Science and Technology (IFTO, in Portuguese) - Paraíso Campus graduates professionals able to deal with quality control of raw materials in the improvement processes and industrialization of animal and vegetal products, treatment of agribusiness waste to participate in enterprise management programs. The daily teaching experience shows that the design of professional school curricula is structurally fragmented and their contents are mostly irrelevant to the students. This research aims to analyze the teaching methods done by IFTO Agribusiness Technician Course’s teachers in the light of the viewpoints for both students and teachers throw a questionary done by them. In this interdisciplinary work has been proposed as a tool for improving the teaching-learning theme 'Quality Control', included in the curriculum of the course and the one most relevant to the training of professional service in Agribusiness. The findings of the research point at some follow-up for agribusiness schools, in particular, and also for Brazilian professional education: the teaching structuring quality control and the systematic evaluation used on teaching material and method in practice.eng
dc.contributor.advisor1Santana, Djalva Maria da Nobrega
dc.contributor.advisor-co1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel Araújo
dc.contributor.referee2Moura, Mirian Ribeiro Leite
dc.creator.ID958.687.471-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280043733640923por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 312p. BRASIL, Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. ______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. ______. Decreto Federal n.º 2.208, de 17/04/1997, regulamenta o § 2ºdo art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei Federal n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ______. Decreto Federal n.º 5.154, de 23/07/2004, regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. ______. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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