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dc.contributor.authorPaixão, Amélia Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:00Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:00Z-
dc.date.issued2010-05-14
dc.identifier.citationPAIXÃO, Amélia Teixeira. O desenvolvimento das competências interpessoais: investigando o curso Técnico Agrícola do IFMG campus Bambuí. 2010. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12538-
dc.description.abstractEsta investigação teve como tema a percepção dos estudantes do curso Técnico Agrícola sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso e a contribuição das mesmas para o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao seu exercício profissional. Um dos objetivos da pesquisa foi pensar a formação de técnicos agrícolas no contexto do mercado de trabalho, especificamente no cenário de mudanças que vêm ocorrendo no perfil profissional do Técnico Agrícola, em virtude da modernização da agricultura brasileira. Mudanças estas que influenciaram as alterações introduzidas no ensino técnico agrícola. Com a elaboração do presente estudo, pode-se afirmar que a educação profissional agrícola, realizada por meio dos cursos técnicos e profissionalizantes do IFMG campus Bambuí, constitui uma atividade dinâmica que também tem passado por diversas transformações e modernizações nos últimos anos. O objetivo específico deste trabalho foi identificar qual a percepção dos alunos do IFMG campus Bambuí sobre o desenvolvimento das competências e habilidades interpessoais, propostas nos referenciais curriculares nacionais de educação profissional de nível técnico. Este conhecimento será por intermédio da aplicação de um questionário a uma amostra dos alunos do curso. O trabalho permitiu concluir que a educação profissional de nível técnico é de suma importância para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, onde, no futuro, ele poderá buscar novos conhecimentos e especializações, mas a princípio, possui o respaldo necessário, já com uma profissão consolidada. O resultado das pesquisas realizadas durante o trabalho mostrou que as atividades curriculares vivenciadas durante o curso, especialmente os Estágios e as aulas de Comunicação e Relações Humanas, são de fundamental importância para desenvolver as competências interpessoais, essenciais para a atuação do técnico no mundo do trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectrelações interpessoaispor
dc.subjecttécnico agrícolapor
dc.subjectvocational educationeng
dc.subjectinterpersonal relationseng
dc.subjectagricultural technicianeng
dc.titleO desenvolvimento das competências interpessoais: investigando o curso Técnico Agrícola do IFMG campus Bambuípor
dc.title.alternativeThe development of interpersonal competence: investigating the Agricultural Technical course from IFMG Campus Bambuí.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study had as theme the perception of the students from the Agricultural Technical course in relation to the teaching etrategies from their course work and its contribution for the development of interpersonal competences needed in their carreer. One of the objectives of the research was to think the training of agricultural technicians in the context of the labor market, specifically in the backdrop of changes taking place in the professional profile of the Agricultural Technical, due to the modernization of Brazilian agriculture.These changes have influenced the changes in technical education in agriculture. With the preparation of this study one can say that the agricultural vocational education, conducted through the vocational and technical courses of IFMG Bambuí campus, is a dynamic activity that has also undergone several changes and upgrades in recent years. The specific goal of this study was to identify which are the students' perceptions of campus IFMG Bambuí on developing skills and interpersonal skills based on the proposed national curriculum benchmarks of professional education at the technical level. This knowledge will be acquired through the application of a questionnaire to a sample of students on the course. The study revealed that professional education at the technical level is of paramount importance for the entry of the young labor market where, in future, he may seek new knowledge and expertise, but in principle, has the necessary support, already with a consolidated profession. The result of research conducted during the study showed that the curricular activities experienced during the course, especially internships and classes in Communication and Human Relations, are of fundamental importance to develop the interpersonal skills that are essential to the performance of the professional.eng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Hora, Dayse Martins
dc.creator.ID316.005.496-91por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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