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dc.contributor.authorAires, Rosemari Kerberpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:20Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:20Z-
dc.date.issued2009-10-26
dc.identifier.citationAIRES, Rosemari Kerber. O método de projeto na disciplina de Irrigação e Drenagem no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete: o uso do manejo racional na construção do conhecimento e da consciência ambiental. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12549-
dc.description.abstractNas escolas profissionalizantes, uma metodologia que se apresenta como alternativa à educação tradicional é a de construir conhecimento a partir da realidade vivenciada pelos alunos, aliando teoria e prática, em projetos voltados para a pesquisa e com uma visão mais transdisciplinar. Assim, o objetivo primeiro deste trabalho foi de avaliar o efeito do método de projeto na construção do conhecimento e na conscientização dos alunos sobre a importância do uso racional do recurso água, por meio da pesquisa e do uso de práticas que comungam com a filosofia da agricultura sustentável. A pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2008, junto à disciplina de Irrigação e Drenagem, com 28 alunos da 3ª série do Curso Técnico Agrícola da, na época Escola Agrotécnica Federal de Alegrete/RS. Constou de um projeto didático, desenvolvido no cotidiano da disciplina, tendo os temas sido trabalhados a partir de projeto de pesquisa de campo para promover a investigação, as discussões e a (re)construção do conhecimento, de forma integrada e coletiva. Como ferramentas para a aferição dos resultados do projeto didático, foram utilizadas a observação participante; o questionário (inicial e final) e avaliação da metodologia de projetos (pelos) e auto-avaliação (dos) alunos, através de texto livre. O projeto de pesquisa de campo utilizou a cultura da cenoura (Daucus carota L.), cultivada em parcelas com e sem uso de cobertura morta com casca de arroz e com e sem irrigação. Na pesquisa de campo, foram considerados o efeito da irrigação com manejo adequado (realizado com sensores Irrigás Básico) e do uso de cobertura morta na produtividade da cultura e na otimização do uso da água. Os resultados foram significativos e concluiu-se que o método de projeto aliado à pesquisa, despertou maior motivação para o aprendizado, contribuiu no desenvolvimento da capacidade investigativa, na ampliação da consciência ambiental e na (re)construção do conhecimento. No projeto de pesquisa de campo, o tratamento irrigado com uso de cobertura morta apresentou maior produtividade que os demais e o uso de cobertura morta, reduziu em 33,66% a lâmina total média de irrigação e em 32,25% o número de irrigações realizadas, otimizando o uso da água e tornando-o mais racional e sustentável.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmétodo de projetopor
dc.subject(re)construção do conhecimentopor
dc.subjectconsciência ambientalpor
dc.subjectmanejo da irrigaçãopor
dc.subjectproject methodeng
dc.subjectknowledge (re)constructioneng
dc.subjectenvironmental consciousnesseng
dc.subjectirrigation handlingeng
dc.titleO método de projeto na disciplina de Irrigação e Drenagem no Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete: o uso do manejo racional na construção do conhecimento e da consciência ambientalpor
dc.title.alternativeThe project method at the Irrigation and Drainage subject of the Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete: the use of the rational handling at the environmental consciousness and knowledge constructioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAt technical schools, a methodology which is presented as an alternative to the traditional education is the one of constructing knowledge from the reality experienced by the students, allying theory and practice, in projects focused at the research and with a more transdisciplinary vision. Then, the first goal of this work was to evaluate the effect of the project method in the knowledge construction and in the students awareness about the importance of the rational use of the water resource through the research and the use of practices that take communion with the manageable agriculture philosophy. The research was made from march to December of 2008, with the Irrigation and Drainage subject, with 28 students of the 3rd grade at the Agricultural Technical Course, from the (in that time) Escola Agrotécnica Federal de Alegrete. It was formed by a didactic project, developed at the daily subject, and it was performed starting from the field research project, in order to promote investigation, discussion and the knowledge (re)construction, in an integrated and collective way. The tools used to check the didactic project results were the participative observation; the questionnaire (initial and final); evaluation of the project methodology (by the students) and self-evaluation (of the students), through a free text. The field research project used the carrot (Daucus carota L.) culture, cultivated in patches with and without the use of rice husk mulching and with and without irrigation. In the field research, the irrigation effect with the appropriate handling (performed with Irrigás Básico sensors) and the mulching use at the culture productivity and at the water use optimization were considered. The results were significant and it was concluded that the project method, allied to the research, produced a stronger learning motivation, contributed to the investigative capacity development, at the enlargement of the environmental consciousness and in the knowledge (re)construction. At the field research project the irrigated treatment with the mulching use presented a bigger productivity than the others, and the mulching use reduced in 33,66% the medium total blade of irrigation and in 32,25% the number of irrigations performed, refining the water use and becoming it more rational and manageable.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniel Fonseca dept_BR
dc.contributor.advisor1ID627.403.266-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728389D3por
dc.creator.ID478.664.030-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806016323836594por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/163
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Rosemari Kerber Alves.pdf: 4211589 bytes, checksum: b3a4d25620eaf7a80679b02dd654069f (MD5) Previous issue date: 2009-10-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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