Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Ranilson Alves dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:38Z-
dc.date.issued2017-07-04
dc.identifier.citationSANTOS, Ranilson Alves dos. Administração de unidades rurais situadas em projetos de assentamento no sul do Pará: a importância da vivência da gestão na formação profissional agrícola. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12558-
dc.description.abstractConceição do Araguaia é uma cidade da região Sul do Pará, situada às margens do Rio Araguaia, possuindo em toda sua extensão municipal um grande número de Projetos de Assentamentos (PA’s). A origem desses assentamentos se deu em 1997 quando ocorreu a ocupação da antiga Fazenda Bradesco, sendo transformada no maior Projeto de Assentamento do município, chamado Padre Josimo Tavares, com 1.147 famílias assentadas. Em 2008 foi criado em Conceição do Araguaia um Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), para a oferta de cursos técnicos e superiores, dentre eles o Curso Técnico em Agropecuária e o Curso Superior de Agronomia, tendo em vista um grande número de propriedades rurais situadas dentro e fora de áreas de assentamento. Como o IFPA deve fortalecer os arranjos produtivos locais através da articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, surgiu a motivação para a realização desta pesquisa, que teve como objetivo geral caracterizar as propriedades rurais existentes em PA’s localizados no município de Conceição do Araguaia, com a participação direta dos alunos dos Cursos de Agrárias, descrevendo suas atividades de gerenciamento da produção, para compreender as razões que supostamente levariam seus proprietários à utilização reduzida de técnicas de gestão. Outro objetivo também importante foi promover a participação direta dos alunos, tendo proporcionado aos mesmos a vivência de um caso real, que permitiu assim avaliar suas percepções com relação a experiência da aplicação prática de assuntos abordados em sala de aula. Além dos alunos também fizeram parte desta pesquisa, alguns agricultores considerados familiares situados dentro dos PA’s. Os resultados indicaram que as propriedades rurais tem um potencial produtivo considerável, porém falta, nas ações de extensão, informações e capacitações de caráter gerencial. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão tiveram impactos importantes para os alunos na sua formação profissional, pois estas atividades práticas como as vivenciadas na pesquisa, lhes permitiram validar o que lhes foi exposto na teoria em sala de aula. Com relação a baixa utilização das técnicas de gestão dos alunos e dos produtores, considerando que a maioria dos alunos também são agricultores, pode-se concluir que a utilização dessas práticas na propriedade rural é importante, porém esclarecem que até o momento da pesquisa ainda não tinham sido contemplados, com nenhum tipo de capacitação referente à gestão do negócio rural, demonstrando claramente o interesse dos mesmos pelo assunto. A pesquisa sinalizou a importância de se estimular os alunos a validarem os conteúdos oriundos da sala de aula, em atividades práticas de pesquisa e extensão. Os resultados aqui obtidos poderão contribuir como parâmetros na educação dos nossos alunos para que a sua formação esteja adequada ao ambiente onde irão desenvolver suas atividades profissionais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícola Profissionalpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectAgricultural Professional Educationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamily Agricultureeng
dc.titleAdministração de unidades rurais situadas em projetos de assentamento no sul do Pará: a importância da vivência da gestão na formação profissional agrícolapor
dc.title.alternativeManagement of rural units located in settlement projects in the South of Pará: the importance of management experience in agricultural vocational trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConceição do Araguaia is a city in the southern region of Pará, located on the banks of the Araguaia River, and has a large number of Settlement Projects (PA's) throughout its municipal area. The origin of these settlements occurred in 1997 when the former Bradesco Farm was occupied, being transformed into the largest Settlement Project in the municipality, named Father Josimo Tavares, with 1,147 settled families. In 2008 a Campus of the Federal Institute of Education Science and Technology of Pará (IFPA) was created in Conceição do Araguaia, to offer technical and superior courses, among them the Technical Course in Agriculture and the Higher Course of Agronomy, aiming at A large number of rural properties situated in and out of settlement areas. As the IFPA should strengthen local productive arrangements through the articulation between teaching, research and extension, the motivation to carry out this research, whose general objective was to characterize the existing rural properties in PAs located in the municipality of Conceição do Araguaia, with The direct participation of the students of the Agrarian Courses, describing their activities of production management, to understand the reasons that supposedly would lead their owners to the reduced use of management techniques. Another important objective was to promote the direct participation of the students, having provided them with the experience of a real case, which allowed to evaluate their perceptions regarding the experience of the practical application of subjects addressed in the classroom. In addition to the students were also part of this research, some farmers considered familiar located within the PA's. The results indicated that rural properties have a considerable productive potential, but lack of extension information and training capabilities. The articulation between teaching, research and extension had important impacts for students in their professional training, because these practical activities such as those experienced in the research allowed them to validate what was exposed to them in the theory in the classroom. Regarding the low utilization of student and producer management techniques, considering that most of the students are also farmers, it can be concluded that the use of these practices in rural property is important, but they clarify that until the moment of the research Had been contemplated, with no type of training regarding the management of the rural business, clearly demonstrating their interest in the subject. The research signaled the importance of encouraging students to validate content from the classroom, in practical research and extension activities. The results obtained here may contribute as parameters in the education of our students so that their training is appropriate to the environment where they will develop their professional activities.eng
dc.contributor.advisor1Veiga, Carlos Frederico de Menezes
dc.contributor.advisor1ID423.879.907-34por
dc.contributor.referee1Menezes, Carlos Frederico de
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee3Morgado, Ivan Ferreira
dc.creator.ID413.963.751-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779366782691996por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8648/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15418/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21720/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28104/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34482/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40870/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47226/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53648/2017%20-%20Ranilson%20Alves%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2462
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-09-21T17:45:24Z No. of bitstreams: 1 2017 - Ranilson Alves dos Santos.pdf: 2024878 bytes, checksum: f84c4e1dc2d0a70f5871deeaf153b6a5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-21T17:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Ranilson Alves dos Santos.pdf: 2024878 bytes, checksum: f84c4e1dc2d0a70f5871deeaf153b6a5 (MD5) Previous issue date: 2017-07-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Ranilson Alves dos Santos.pdfDocumento principal1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.