Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Fabiana Ramos Hassel
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:40Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:40Z-
dc.date.issued2020-11-18
dc.identifier.citationMENDES, Fabiana Ramos Hassel. O paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus Ceres. 2020. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12559-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi o de investigar como o IF Goiano- Campus Ceres vem utilizando a educação em prol do desenvolvimento rural sustentável, analisar se o ensino oferecido está em consonância com as diretrizes e concepções declaradas nos documentos oficiais dos IF´s, bem como analisar a agroecologia como base orientadora das práticas pedagógicas nesta instituição, tendo em vista a importância direta da formação dos profissionais das ciências agrárias na consolidação do paradigma de desenvolvimento sustentável, baseado nos valores da soberania alimentar e da agroecologia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, a partir de um estudo exploratório-descritivo, onde os procedimentos para a sua realização foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas, roda de conversa e observação. Os instrumentos buscaram colher informações que possibilitassem verificar os objetivos da pesquisa, levantando informações sobre a formação agroecológica dos cursos de ciências agrárias, de sua responsabilidade no desenvolvimento regional sustentável, e sobre as dificuldades e desafios na aplicação do novo paradigma de desenvolvimento rural nas suas práticas pedagógicas. Os resultados coletados nos permitiram perceber que, apesar de alguns esforços individuais de docentes e estudantes, a formação agrícola oferecida no Campus Ceres permanece alinhada à lógica da agricultura moderna, sendo este o modelo balizador da maior parte das práticas pedagógicas ali desenvolvidas, ficando o ideário da sustentabilidade e da agroecologia restritos aos documentos legaispor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação agrícolapor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAgricultural education.eng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleO paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus Cerespor
dc.title.alternativeThe paradigm of sustainable rural development in the educational practice of the IF Goiano - Campus Cereseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to investigate how the IF Goiano-Campus Ceres has been using education in favor of sustainable rural development, analyzing whether the education offered is in line with the guidelines and concepts stated in the official documents of the IF´s, as well as analyzing agroecology as a guiding basis for pedagogical practices in this institution, in view of the direct importance of training professionals in agrarian sciences in the consolidation of the sustainable development paradigm, based on the values of food sovereignty and agroecology. The research approach was qualitative, It based on an exploratory-descriptive study, where the procedures for its realization were: bibliographic research, document analysis, interviews, conversation and observation. The instruments had sought to collect information that would make it possible to verify the objectives of the research, raising information on the agroecological training of agricultural science courses, on their responsibility for sustainable regional development, and on the difficulties and challenges in applying the new rural development paradigm in their practices. pedagogical. The collected results allowed us to realize that, despite some individual efforts by teachers and students, the agricultural training offered at the Ceres Campus remains aligned with the logic of modern agriculture, this being the guiding model of most of the pedagogical practices developed there, becoming the ideal of sustainability and agroecology restricted to legal documentseng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee2Estolano, Lilian Couto Cordeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241978928027519por
dc.contributor.referee3Barbé, Luciane da Costa
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1735-6391por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481836509475162por
dc.creator.ID005.886.891-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752241988035331por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALAMI, S. et al. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010. ALCANTARA FILHO, J. L.; FONTES, R. A Formação da Propriedade e a Concentração de Terras no Brasil. Rev. Heera (UFJF. Online), v. 4, p. nº 7, 2009. ALGEBAILE, E.; RUMMERT, S.M.; VENTURA, J. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Rev. Bras. de Educação. V. 18, n. 54, p.717- 799, jul-set 2013. ALMEIDA, S. G.; PETERSEN, P.; CORDEIRO, A. Crise Socioambiental e Conversão Ecológica da Agricultura Brasileira: subsídios à formulação de diretrizes ambientais para o desenvolvimento agrícola. 1ª edição. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2001. ALMEIDA, S. G. Construção e desafios do campo agroecológico brasileiro. In: PETERSEN, P. (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: ASPTA, 2009. p. 67-83, 168 p. ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª edição. Porto Alegre, RG: Editora da UFRGS, 2004. ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2ª Edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. AQUINO, A. M. ; ASSIS, R. L. Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. 1.ed. Brasília: Embrapa, 2005. ARTICULAÇÃO NACIONAL DE AGROECOLOGIA. Agroecologia, 8. O que é ANA. Disponível em: <https://agroecologia.org.br/>. Acesso em: 20 de mar. de 2020. ASSIS, R. L. DE. Globalização, desenvolvimento sustentável e ação local: o caso da agricultura orgânica. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 20, n. 021, p. 79–96, 2003. ASSIS, R. L. DE. Desenvolvimento Rural Sustentável No Brasil: Perspectivas a Partir Da Integração De Ações Públicas E Privadas Com Base Na Agroecologia. Economia Aplicada, v. 10, p. 75–89, 2006. BALEM, T. A.; DONAZZOLO, J. Formação Profissional das Ciências Agrárias: um desafio para o desenvolvimento Sustentável. Rev. Bras. de Agroecologia , v.2, n.1, p.322-325, 2007. BALEM, T. A.; SILVA, G. P. O lugar da agroecologia no currículo dos cursos direcionados para a área rural do IFFarroupilha. Rev. Extensão Rural, v.22, n.3, 2015. BALLA, J.V.Q.; MASSUKADO, L.M.; PIMENTEL, V.C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Rev. Bras. De Agroecologia, 9(2): 3-14 (2014). 54 BORGES, B.G. A expansão agrícola da fronteira agrícola em Goiás. História Revista, 1(2), 37- 55, 1996. _______. Goiás nos quadros da economia nacional: 1930-1960. Goiânia, UFG, 2000. BOMBARDI, L. M. Agrotóxicos e agronegócio: arcaico e moderno se fundem no campo brasileiro. Direitos Humanos no Brasil 2012. Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.social.org.br/index.php/relatorios/relatoriosportugues/153-direitos-humanos-no-brasil- 201216.html BOFF, L. Sustentabilidade: o que é – o que não é. 1ª ed.,Editora Vozes, 2016. BOFF, L. A Carta da Terra. Valores e Princípios para um Futuro Sustentável. Edição do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Ministério do Meio Ambiente e Itaipu Binacional. Petrópolis, 2004. BRANDENBURG, A; Movimento Agroecológico: trajetória contradições e perspectivas. Desenvolvimento e Meio Ambiente. n. 6. p. 11-28, Editora UFPR, 2002. BRASIL. Decreto n.º 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020. ______. Lei N°11.892 de 28 de dezembro de 2008, sobre a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso: 27 de fevereiro de 2020. ______. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2009. CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Agroecologiaumacienciadocampodacomp lexidade.pdf> Acesso em: 16 de Março de 2018. ________. La extensión agraria del sector público ante los desafíos del desarrollo sostenible: el caso de Rio Grande do Sul, Brasil. Tese (Doutorado em Agroecología, Campesinado e História) – ISEC-ETSIAN, Universidad de Córdoba, Córdoba: 1998. CAPORAL, F. R. ; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. Brasilia: 2009. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Agroecologiaumacienciadocampodacomple xidade.pdf> Acesso em: 16 de Março de 2018. CAPORAL, F. R.; RAMOS, L. DE F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper inércias. Brasília, 2006. Disponível em: < http://http://agroecologia.pbworks.com/f/Artigo-Caporal-Ladjane- Vers%C3%A3oFinal-ParaCircular-27-09-06.pdf>.Acesso em 10 de Agosto de 2020. 55 CAPORAL, F. R., PETERSEN, P. Agroecologia e políticas públicas na América Latina: O caso do Brasil. Agroecología, 6, 63-74, 2012. CARVALHO, P.G.M. e BARCELLOS, F.C Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM: uma avaliação crítica. In: Revista Sustentabilidade em Debate. Brasília, v. 5, n. 3, p. 222-244, set/dez, 2014. CASTILHO, D. A colônia agrícola nacional de Goiás (CANG) e a formação de Ceres – GO – Brasil. Élisée - Revista De Geografia Da UEG, v.1, n.1 p. 117 – 139, 2012. CÚPULA DOS POVOS. Declaração final da Cúpula dos Povos na Conferência Rio+20 por Justiça social e ambiental em defesa dos bens comuns, contra a mercantilização da vida. Disponível em: <http://www.rio20.gov.br/documentos/documentos-da-conferencia/o-futuroque- queremos/index.html>Acesso em: 17 abril de 2019. DE SCHUTTER, O.; Agroecologia e o Direito Humano à alimentação adequada: tradução do relatório de Olivier de Schutter, Relator especial da ONU para o direito à alimentação; Brasília-DF, MDS, 2012. DE SOUZA, M.M.O.; DUTRA, R.M.S. Cerrado, Revolução Verde e a evolução no consumo de agrotóxicos. Soc. e Nat., Uberlândia, 29 (3): 469-484, set/dez/2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14393/SN-v29n3-2017-8>; Acesso em: 10 de Janeiro de 2019. FAUSTO, B. Duas faces do populismo. Folha de S. Paulo, 21 mar. 2004, p.14. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2103200412.htm; Acesso em: 09 de março, 2020. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. ______. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. FRIGOTTO, G. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: gênese e indeterminação da identidade e campo de disputas. In FRIGOTTO, G. (coord.geral). Ofertas formativas e características regionais: A Educação Básica de nível médio no Estado do Rio de Janeiro. FAPERJ , julho de 2015, p. 85-99. FROEHLICH, J. M. A novelesca reforma curricular das ciências agrárias e a sustentabilidade: novas demandas, velhos problemas. Rev. Bras. De Agroecologia. v.5, n.2: p.3-15, 2010.Disponível em: <http://revistas.abaagroecologia. org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/9935>. Acesso em: 16 mar. 2018. GEORGESCU-ROEGEN, N. O Decrescimento. Entropia – Ecologia – Economia. São Paulo: Ed. Senac, 2012. GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. GOUVEIA, F.P.S A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Rev. Espaço e Economia Ano V, n.9, 2016. 56 GUZMAN, E. S. A perspectiva sociológica em Agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.1, jan/mar, 2002. IFGOIANO. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Goiânia: IF Goiano, 2018. IFGOIANO. Projeto pedagógico: curso Superior de Bacharelado em Agronomia. Ceres: IF Goiano, 2017. ____. Projeto pedagógico: curso Superior de Bacharelado em Zootecnia. Ceres: IF Goiano, 2017. ____. Projeto pedagógico: curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ceres: IFGoiano, 2016. IUCN (International Union for Conservation of Nature and Natural Resources); Unep (United Nations Environment Programme); WWF ( World Wildlife Found); World Conservation Strategy: living resource conservation for sustainable development. Gland, Nairobi: IUCN, Unep, WWF, 1980. JONES, A. da S. A política fundiária do regime militar: legitimação privilegiada e grilagem especializada ( do Instituto de Sesmaria ao Estatuto da Terra). São Paulo: USP, 1997. 414p. Disponível em: <https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br> Acesso em: 28 de Maio de 2019. JUNGES, J. R. Princípios ecológico-éticos da Sustentabilidade Socioambiental: o caso da Economia e da Agricultura. Revista Iberoamericana de Bioética. nº1, p. 1-13 São Leopoldo: 2016. KOLLER, C; SOBRAL, F. A construção das escolas agrotécnicas federais: a trajetória da COAGRI ao CONEAF. In. MOLL, J. et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 220-243. LUTZENBERGER, J. Princípios básicos da agricultura ecológica. In: Manual de Ecologia: do jardim ao poder (Vol 2). Porto Alegre: L&PM, 104-124, 2012. LIA, Maria Aparecida Ovejaneda. Agricultura Familiar: asfixiar para devorar. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=399095>. Acesso em: 10 de Março de 2020. MARCIEL, R.; DUTRA, S. Cerrado, revolução verde e evolução do consumo de agrotóxicos. Rev. Soc. e Nat v. 29, n. 3, p. 469–484, Uberlândia: 2017 MARTINS, José de Souza. Reforma Agrária: o impossível diálogo sobre a história possível. Rev. Sociol., USP, São Paulo, 11(2): 97-128, 1999 (editado em fevereiro de 2000). MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 57 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Institutos Federais de educação ciência e tecnologia: um novo modelo de educação profissional e tecnológica, concepções e diretrizes. Brasília: MEC, 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SETEC). Chamada Pública de Propostas para constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET. Brasília: Brasil, 2007. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (MDA). Política Nacional de ATER: assistência técnica e extensão rural. Brasília: MDA, 2008. MOLINA, M. C. et al Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das ciências agrárias: reflexões sobre agroecologia e educação do campo nos cursos do Pronera. Brasília, DF: MDA, 2014. MONTEIRO, D.; LONDRES, F. Pra que a vida nos dê flor e frutos: notas sobre a trajetória do movimento agroecológico no Brasil. In: SAMBUICHI, Regina Helena Rosa et al. (Org.) A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil : uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. 1 ed. Brasília: IPEA, 2017, p. 53-83. MOURA, D.H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Rev. Bras. da Ed. Profissional e Tecnológica, v.1, n.1, Brasília, p. 23-38, 2008. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). O Futuro que queremos. Declaração Final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), n. 56, Rio de Janeiro, Brasil, 2012. Disponível em: https://riomais20sc.ufsc.br/files/2012/07/CNUDS-vers%C3%A3o-portugu%C3%AAs- COMIT%C3%8A-Pronto1.pdf Acesso em: 10 de Setembro de 2019. PALASIOS, P. C. A articulação educação profissional e desenvolvimento territorial pelo Instituto Federal Goiano – Campus Ceres: perspectivas e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012. PETERSEN, P.; DIAS, A. (Org.) Construção do conhecimento agroecológico: novos papéis, novas identidades. . Brasília: Articulação Nacional em Agroecologia, 2007. PIGNATI, W. A. et al. Distribuição espacial do uso de agrotóxicos no Brasil: uma ferramenta para a Vigilância em Saúde. In: Ciência & Saúde Coletiva, vol.22, nº.10. Rio de Janeiro, out. 2017. PRIMAVESI, A. Agroecologia, Ecosfera, Tecnosfera, e Agricultura. São Paulo: Nobel, 1997. Erro! A referência de hiperlink não é válida.; Erro! A referência de hiperlink não é válida. Erro! A referência de hiperlink não é válida. São Paulo: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, São Paulo, p. 87-128, 2005. ROMEIRO, A.R. Agricultura sustentável, tecnologia e desenvolvimento rural. Agricultura Sustentável. Jaguariúna, v. 3, n. 1/2, p. 34-42, 1996. 58 SANTOS, B. de S. Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez, 2004. SOUSA, R. da P. Educación profesional y sabidurías de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología política. Tese (Doutorado) – Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, 2015. SOUSA, R. da P. Agroecologia e Educação do Campo: Desafios da Institucionalização no Brasil.644 Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 140, p.631-648, jul.-set., 2017. TOLEDO, V.M.; BARRERA-BASSOLS, N. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015. ZAMBERLAM, J.; FRONCHETI, A. Agroecologia: Caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente. Petrópolis , RJ: Vozes, 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72303/2020%20-%20Fabiana%20Ramos%20Hassel%20Mendes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6359
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-02-24T12:40:07Z No. of bitstreams: 1 2020 - Fabiana Ramos Hassel Mendes.pdf: 6699293 bytes, checksum: 4075499e60bd05cd1fc996632b2d6440 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-24T12:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Fabiana Ramos Hassel Mendes.pdf: 6699293 bytes, checksum: 4075499e60bd05cd1fc996632b2d6440 (MD5) Previous issue date: 2020-11-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Fabiana Ramos Hassel Mendes.pdf2020 - Fabiana Ramos Hassel Mendes6.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.