Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Rodrigo Vaz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:11:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:11:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-06 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Rodrigo Vaz. A tecnologia utilizada como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de alunos e professores no IF Goiano - Campus Avançado Ipameri. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12562 | - |
dc.description.abstract | Atualmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está cada vez mais inserido no nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho ou na escola. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem de alunos e professores do 3º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa descritiva de natureza qualitativa e como instrumento de pesquisa, para a coleta de dados, foram utilizados questionários, aplicados a professores e alunos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, os recursos do programa Epoptes (software de Gerenciamento e Monitoramento de Laboratórios de Informática) foram apresentados aos professores que utilizam esse ambiente para ministrarem suas aulas; na segunda, um experimento prático foi executado com os alunos que, por meio da plataforma Vicon SAGA (Vigilância e Controle / Sistema de Análise Geo Ambiental), fizeram a captura e análise dos dados coletados em diversos pontos da cidade. Os resultados obtidos, com a utilização das ferramentas propostas, foram relevantes, proporcionando grandes benefícios a alunos e professores. Após conhecerem os recursos do software Epoptes, na primeira etapa desta pesquisa, os docentes concluíram que essa ferramenta possibilitará um processo ensino-aprendizagem mais interativo, eficiente e produtivo, nas aulas ministradas no laboratório de informática. Na segunda etapa, após a utilização da plataforma Vicon SAGA, durante o experimento prático, todos os alunos afirmaram que a experiência obtida com a utilização desse software tornou o processo ensino-aprendizagem mais significativo, possibilitando, assim, a construção de seus próprios conhecimentos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação Proativa | por |
dc.subject | Epoptes | por |
dc.subject | Vicon SAGA | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Teaching-Learning | eng |
dc.subject | Proactive Education | eng |
dc.title | A tecnologia utilizada como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de alunos e professores no IF Goiano - Campus Avançado Ipameri | por |
dc.title.alternative | The technology used as a tool in the teaching-learning process of students and teachers in the IF Goiano - Campus Avançado Ipameri | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Currently, the use of Information and Communication Technologies (TICs) is increasingly inserted in our daily lives, whether at home, at work or at school. In this context, the objective of this research is to verify if the Information and Communication Technologies (TICs) can contribute to the teaching-learning process of students and teachers of the 3rd year of the Technical Course in Computer Networks Integrated to High School of the Instituto Federal Goiano – Ipameri Advanced Campus. As a methodology, descriptive research of a qualitative nature was used and as a research instrument, for data collection, questionnaires were used, applied to teachers and students. The work was divided into two stages: in the first, the resources of the Epoptes program (Computer Lab Management and Monitoring software) were presented to teachers who use this environment to teach their classes; in the second, a practical experiment was carried out with the students who, using the Vicon SAGA platform (Surveillance and Control / Geo Environmental Analysis System), captured and analyzed the data collected in different parts of the city. The results obtained, using the proposed tools, were relevant, providing great benefits to students and teachers. After learning about the resources of the Epoptes software, in the first stage of this research, the teachers concluded that this tool will enable a more interactive, efficient and productive teaching-learning process, in the classes taught in the computer lab. In the second stage, after using the Vicon SAGA platform, during the practical experiment, all students stated that the experience obtained with the use of this software made the teaching-learning process more significant, thus enabling the construction of their own knowledge. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Marino, Tiago Badre | |
dc.contributor.advisor1ID | 099.420.597-09 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5153390186016718 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Fernandes, Juliana Cristina da Costa | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 499.524.711-49 | por |
dc.contributor.referee1 | Marino, Tiago Badre | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, André Santos da | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Bruno Santos do | |
dc.creator.ID | 862.474.681-72 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529312730941481 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | AIRES, L. M. M. et al. Aplicativos como recursos tecnológicos em sala de aula. In: 14ª Mostra de Iniciação Científica, Bagé - RS, 2017. Anais. Bagé: Urcamp - COMGREGA, 2017. Disponível em: <http://ediurcamp.urcamp.edu.br/index.php/congregaanaismic/article/view/13 65>. Acesso em: 10 ago. 2020. ALMEIDA, M. E. B. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação/Proinfo, 2001. BACON, J; HILL, B. M. O livro oficial do Ubuntu. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 .447 p. Software Livre Brasil. O que é Software Livre. Disponível em: <http:// softwarelivre.org/ portal/o-que-e>. Acesso em: 20 mar. 2018. BARROSO, F.; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais. Revista Educação, 2015. Disponível em: <http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1 /article/view/126>. Acesso em: 15 jul. 2020. BEMBEM, A. H. C.; SANTOS, P. L. V. A. C. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 18, n. 4, p. 139-151, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/ 11449/109758>. Acesso em: 10 ago. 2020. BEZERRA. E. A. A Educação e as Novas Tecnologias. 2017. Disponível em: <https://www. webartigos.com/artigos/a-educacao-e-as-novas-tecnologias/3050>. Acesso em: 20 mar. 2018. BIJORA, H. Google Forms: o que é e como usar o app de formulários online. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como-usaro- app-de-formularios-online.ghtml>. Acesso em: 17 nov. 2018. BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2011. CORTELLA, M. S. Informatofobia e Informatolatria: Equívocos na Educação. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=51889&type=P>. Acesso em: 20 mar. 2018. FONSECA, S. G.. Didática e prática de ensino de História: experiências reflexões e aprendizados. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2007. GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Inst. Paulo Freire, 2008. GATTI, B. Os agentes escolares e o computador no ensino. Acesso. São Pauto: FDE / SEE. Ano 4, 1993. GOMES, D. O. et al. Educação e Tecnologia: Uso de TICs como recursos facilitadores no ensino de Embriologia. In: III Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas, Amazonas, 2017. Anais. Amazonas: SETA, 2017. Disponível em: <http://mpet.ifam.edu.br/wp_seta/wpcontent/ uploads/2016/07/Anais_Seta-2017.pdf#page=91>. Acesso em: 10 ago. 2020. GRAÇA, A. Importância das TIC na sociedade atual. 23 fev. 2007. Disponível em: <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm#verma i>. Acesso em: 20 mar. 2018. GRINSPUN, M. P. S. Z. (Org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 3. ed., rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. KENSKI, V. M. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. São Paulo, FEUSP, 2008. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003. LINHARES, M. T. A. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da EJA – Educação de Jovens e Adultos: o uso do aplicativo WhatsApp como estratégia pedagógica no ensino de língua portuguesa. 2019, 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: <http://131.255.84.103/bitstream/tede/4640/5/Malgarete_ Terezinha _Acunha_Linhares_2019.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020. MORAES, M. C. O Paradigma educacional emergente. Campinas, SP. Papirus, 2018. (Coleção Práxis). Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=5niADwAA QBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q& f=false>. Acesso em: 10 ago. 2020. MORAN, J. M.; MASSETTO, M. T.; BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP: Papirus, 2012. MORAN, J. M. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, nº. 2 .126, 1995. MORIMOTO, C. E. Linux – Guia Prático. Porto Alegre: GDH Press e Sul Editores, 2009. MUNIZ, L.; XAVIER-DA-SILVA, J.; MARINO, T. B. Geoinclusão: Sistemas de Informação Geográfica e Crowdthinking. SIGraDi 2016, XX Congreso de la Sociedad Ibero-americana de Gráfica Digital. Buenos Aires, Argentina, 2016. Disponível em: <https://www.Researchgat e.net/publication/311645387_Geoinclusao_Sistemas_de_Informacao_Geografica_e_Crowdthi nking_Geoinclusion_Geographical_Information_Systems_and_Crowdthinking>. Acesso em: 17 nov. 2018. PEREIRA, T.; TARCIA R.; SIGULEM D. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/225.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2020. PINHEIRO FILHO, I. S. Educação e Tecnologia: O Uso de Recursos Inovadores no Processo de Ensino-Aprendizagem. Id on Line Rev.Mult.Psic., 2020, vol.14, n.51, p. 1008- 1020. PRETTO, N. L. Uma escola sem/com futuro: Educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1999. PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RIBAS, D. A docência no Ensino Superior e as novas tecnologias. Revista Eletrônica Latu Sensu, ano 3, n. 1, mar. 2008. Disponível em: <http://web03.unicentro.br/especializacao/ Revista_Pos/P%C3%A1ginas/3%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Humanas/PDF/3-Ed3_CH-Doce ncia Ens.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018. RODRIGUES, A. I. M. et al. Utilização das tecnologias de informação e comunicação na prática docente nas escolas públicas de Manaus-Amazonas. In: III Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas, Amazonas, 2017. Anais. Amazonas: SETA, 2017. Disponível em: <http://mpet.ifam.edu.br/wp_seta/wp-content/uploads/2016/07/Anais_Seta-2017.pdf#pag e =91>. Acesso em: 10 ago. 2020. ROMIO, T.; PAIVA, S. C. M. Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia cum Industria, 2017, vol.5, n.2, p. 90-94. Disponível em: <http://www. ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5234>. Acesso em: 10 ago. 2020. ROSALES, G. C. M; MAGALINI, L. M. Planejamento, execução e avaliação de projetos educacionais. Caderno de Referência de Conteúdo. Batatais: Centro Universitário Claretiano, 2007. SANTOS, E. S.; SANTANA, I. L. O. Produção textual no software HagáQuê: um estímulo à exploração da criatividade e à descoberta de escritores. In: III Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas, Amazonas, 2017. Anais. Amazonas: SETA, 2017. Disponível em: <http://mpet.ifam.edu.br/wp_seta/wp-content/uploads/2016/07/Anais_Seta-2017.pdf#page=9 1>. Acesso em: 10 ago. 2020. SILVA, M. Promover inclusão social na cibercultura e educar em nosso tempo. In: Educação à distância e tecnologias digitais. Reflexões sobre sujeitos, saberes, contexto e processos. São Carlos: EdUFScar, 2014. SOUZA, I. M. A.; AMORIM, L. V. S. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidade, 2010. Disponível em: <http://www.See r.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1784>. Acesso em: 15 jul. 2020. TAJRA, S. F. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998. TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas. São Paulo: SENAC, 2010. VELLOSO, F. Informática: Conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. WIKIPEDIA. Software Livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Softwarelivre>. Acesso em: 20 mar. 2018. XAVIER-DA-SILVA, J.; MARINO, T. B. A Geografia no apoio à decisão em situações de Emergência. Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL. Costa Rica: 2011. Disponível em: <http://www.tiagomarino.com/tiagomarino/publications/25_ TXT.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018. ___. PERFIL ACADÊMICO - Laboratório de Geoprocessamento Aplicado da UFRRJ (LGA/UFRRJ), 2010 / 2011. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/lga/index.php.>. Acesso em Acesso em: 20 nov. 2018. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72268/2020%20-%20Rodrigo%20Vaz%20Duarte.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6354 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-19T01:16:33Z No. of bitstreams: 1 2020 - Rodrigo Vaz Duarte.Pdf: 4498373 bytes, checksum: 0bbf3415ddc725898fb555c938fcdaa9 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-19T01:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Rodrigo Vaz Duarte.Pdf: 4498373 bytes, checksum: 0bbf3415ddc725898fb555c938fcdaa9 (MD5) Previous issue date: 2020-08-06 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Rodrigo Vaz Duarte.Pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.