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dc.contributor.authorOliveira, Aneta Barroso Silveira de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:56Z-
dc.date.issued2010-09-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aneta Barroso Silveira de. A importância do Programa de Educação Afetivosexual para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. 2010. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12567-
dc.description.abstractA presente pesquisa é um estudo sobre a importância do Programa de Educação Afetivosexual (PEAS) para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Participaram da pesquisa 55 estudantes, da faixa etária de 15 a 20 anos, internos e semi-internos, de ambos os sexos, residentes no município de São João Evangelista-MG e em outros municípios da região, sendo 31 alunos do Curso Técnico em Agropecuária e 24 alunos do Curso Técnico em Alimentação. Também participaram da pesquisa 33 professores, de ambos os sexos, com idade entre 25 e 60 anos, residentes na cidade de São João Evangelista-MG e região, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 14 professores do Ensino Médio, 06 professores do Curso Técnico em Alimentação e 06 professores do Curso Técnico em Agropecuária, 02 professores do Curso Técnico em Meio Ambiente e 05 professores do Curso Técnico em Informática. Servidores técnico-administrativos, num total de 20, também participaram da pesquisa, sendo de ambos os sexos, com idade entre 25 e 55 anos, residentes na cidade de São João Evangelista-MG e região, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, membros do Departamento de Desenvolvimento Educacional. Foi aplicado, para todos os participantes, um questionário com questões abertas. A pesquisa atendeu aos preceitos ético-científicos. As respostas foram agrupadas em categorias mediante análise de conteúdo. Os dados foram organizados em categorias, tabelas e gráficos, possibilitando a sua compreensão e interpretação. Os sujeitos pesquisados, em quase sua totalidade, entendem que o Programa PEAS é importante para promover discussões sobre sexualidade e que deve continuar fazendo parte do currículo do Instituto. O importante papel que a escola exerce na orientação afetivo-sexual durante a adolescência foi ressaltado. O Programa PEAS foi apontado como uma forma do aluno exercer o protagonismo juvenil, como fonte de integração, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS), gravidez precoce e drogas. Os resultados demonstraram que o PEAS atua como mecanismo de produção de sujeitos e identidades, disponibilizando formas diferentes de compreender e vivenciar as relações afetivo-sexuais ligadas à saúde e à qualidade de vida dos alunos. Conclui-se, então, que o PEAS está subsidiado numa concepção crítica e reflexiva, com vistas à práxis comprometida com a educação libertadora, favorecendo atitudes responsáveis e efetivas na edificação de uma identidade consciente e autônoma, contribuindo para formação integral do aluno, tornando-o agente de mudança e transformação, para o exercício adequado da sexualidade e da cidadania.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectAdolescence Youtheng
dc.titleA importância do Programa de Educação Afetivosexual para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelistapor
dc.title.alternativeThe Importance of Sexual Affective Education Program for students of Federal Institute of Education, Science, and Technology of Minas Gerais – Campus of São João Evangelistaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research is one study about the importance of Sexual Affective Education Program (PEAS) for students of Federal Institute of Education, Science, and Technology of Minas Gerais – Campus of São João Evangelista. 55 students took part in the survey, between 15 and 20 years old, internal and semi-internal, both sexes, residents in São João Evagelista town and in other towns of the region, 31 of them are students of Farming Technician and 24 of them studies in the Technical Course of Food. Also took part in this research 33 teachers, both sexes, aged between 25 and 60 years old, residents in São João Evagelista town, with a workday of 8 hours, 14 of them are teachers of Secondary Course, 6 of them are from the Technical Course of Food, 6 of them from Farming Technician Course, 2 are teachers of Technical Course in Environment, and 5 of them are from Computer Technician Course. 20 technical and administrative staff took part in this research too, both sexes, aged between 25 and 55 years, residents in the region of São João Evagelista town, with a workday of 8 hours, members of the Education Development Department. All participants answered a questionnaire with opened questions. The research attended to ethic scientific precepts. The answeres were gathered accordant to content analysis in previous selected category. Data were organized in categories, tables and charts, in order to make possible their comprehension and interpretation. Most of participants understand that PEAS Program is very important to promove debates about sexuality and must join the curriculum of the Institute. The important role that school exerts in sexual affective orientation during adolescence was sticked out. PEAS Program was pointed as a way of student exerts his juvenile protagonism, as way of integration source, and prevention of sex transmissible illnesses, SIDA, precocius pregnancy and drugs. The results showed that PEAS Program acts like a producer mecanism of person and identity, providing different ways to comprehend and to experience sexual affective relationships linked to health and to student quality life. We conclude, then, that the PEAS Program is subsidized in a critical and reflexive conception, in order to practice committed to liberating education, promoting responsible and effective attitudes in the building of a conscientious and autonomous identity, contributing to student education, making him an agent of change and transformation for the proper exercise of sexuality and citizenship.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Naiff, Denise Giovani Monteiro
dc.contributor.referee2Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID447.914.889-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636625817426606por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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