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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12569
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferreira Neto, Antonio | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:12:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:12:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-18 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA NETO, Antonio. A Etnomatemática no cotidiano do ensino indígena em aldeias Paiter Suruí. 2013, 37 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12569 | - |
dc.description.abstract | Por necessidade, os indivíduos sempre estão medindo, contando ou aferindo algo presente no meio em que estão inseridos. Nessa perspectiva, a etnomatemática, em uma abordagem histórico-cultural, ajuda a entender melhor a capacidade de um povo criar e coletivizar representações da realidade, pois todos os distintos grupos sociais abrolham diferentes conhecimentos. Neste trabalho o objetivo principal foi investigar, através de uma perspectiva etnomatemática, a cultura matemática da etnia Paiter Suruí no cotidiano das aldeias, observando seu sistema de contagem e como o professor indígena Paiter Suruí desenvolve suas atividades. A pesquisa teve caráter qualitativo, com entrevistas e observações a moradores, alunos e professores das aldeias. No decorrer da pesquisa observamos diferentes maneiras que podem ser usadas para ensinar conceitos da Matemática tomando como viés a cultura de um povo, em um ambiente formal e informal, minimizando barreiras na aprendizagem e tornando-a mais significativa. Destacamos a importância do conhecimento matemático para os indígenas e a utilização desses conhecimentos na manutenção das aldeias (venda de produtos, construção, plantios, entre outros). Verificamos quais os conteúdos de matemática são mais utilizados e que os auxiliam no seu trabalho e no desenvolvimento das aldeias. Durante a pesquisa ficou evidenciado o processo interdisciplinar como ferramenta indispensável na superação das dificuldades de ensinar nas aldeias (falta de material adequado, falta de alguns recursos didáticos etc.). Os professores utilizam-se dos temas matemáticos como um extraordinário recurso didático, aliando-os ao processo educacional como um todo. Desta forma, além de aprender conceitos matemáticos, eles conseguem formar cidadãos responsáveis, preocupados com o direito do outro e o bem-estar de todos. A etnomatemática, por sua vez, auxilia o educando e o educador a entender a realidade holística do saber fazer, passar a entender fatos que observados de outro ângulo tornam-se menos complicados, instiga à pesquisa e, por conseguinte, a descoberta, numa volta a sua origem. Ensinar matemática para um povo da floresta, usando como plataforma sua cultura com seus significados e formas diversificadas, é tirá-lo da aprendizagem entre quatro paredes e expô-lo a um cenário inovador em que a teoria se confunde com a realidade, imergindo o aluno em formas e modelos compreensíveis. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Educação indígena | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Paiter Suruí | por |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject | Indigenous education | eng |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.title | A Etnomatemática no cotidiano do ensino indígena em aldeias Paiter Suruí | por |
dc.title.alternative | Ethnomathematics in daily of the indigenous education in villages Paiter Surui | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | By necessity, the people are always measuring, counting or gauging something present in the environment that they are inserted. In this perspective, ethnomathematics, in a cultural-historical approach, helps to better understand the ability of a people collectivize and create representations of reality, because all the different social groups originate different knowledges. In this study the main objective was to investigate, through a perspective ethnomathematics, the mathematical culture of the Surui Paiter villages in daily, watching your numeration system and how the indigenous teacher Surui develops its activities. The research was qualitative, with interviews and observations to residents, students and teachers from the villages. During the research we found different ways that can be used to teach concepts of mathematics taking bias as the culture of a people, in a formal and informal environment, minimizing barriers to learning and making it more meaningful. We stress the importance of mathematical knowledge for indigenous and the use this knowledge in maintenance of the villages (product sales, construction, plantations, among others). We verify what are the math contents more used and which help in their works and in the development of the villages. During the research it became clear the interdisciplinary as an indispensable tool in overcoming the difficulties of teaching in the villages (lack of suitable material, some lack of teaching resources …). The teachers use the mathematical topics as an extraordinary teaching resource, combining them to the educational process as a whole. Thus, in addition to learning mathematical concepts, they can form responsible citizens concerned with the rights of others and the welfare of all. Ethnomathematics, in turn, assists the learner and the educator to understand the holistic reality of knowledge to understand facts observed from another angle, become less complicated, encourages research and therefore the discovery, back to the origin. To teach mathematics to a people of the forest, using his culture as a platform, with their meanings and diverse forms, is get him learning between four walls and expose him to a novel scenario in which the theory is confused with reality, immersing the student in shapes and comprehensible models. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.referee1 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.referee3 | Scandiuzzi, Pedro Paulo | |
dc.creator.ID | CPF: 549.417.927-34 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8874950998779866 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2523 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-11-14T17:26:13Z No. of bitstreams: 1 2013 - Antonio Ferreira Neto.pdf: 1246514 bytes, checksum: d78b91a40fe30937a1ed9d424f705134 (MD5) | eng |
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Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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