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dc.contributor.authorSilva, Aline Paula e
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:06Z-
dc.date.issued2021-10-20
dc.identifier.citationSILVA, Aline Paula e. Satisfação dos custodiados no processo de inclusão educacional em presídio no interior de minas Gerais. 2021. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12572-
dc.description.abstractEsta dissertação traz como objetivo a investigação acerca da satisfação em pessoas privadas de liberdade por participarem do Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos - ENCCEJA. A pesquisa adota como campo de estudo a Unidade Prisional de Guanhães, localizada no interior do estado de Minas Gerais. A Psicologia Positiva traz uma nova concepção, olhando por um novo ângulo, buscando compreender o funcionamento positivo da personalidade ao invés do negativo, do adoecimento. Busca compreender o bem-estar subjetivo da pessoa. A presente pesquisa se volta à satisfação de vida que a pessoa privada de liberdade traz ao testar seus conhecimentos educacionais através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, sendo este um exame destinado às pessoas que não puderam concluir seus estudos em idade escolar, podendo, caso sejam aprovadas, receberem a certificação de ensino fundamental ou médio. Trata-se de uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em duas modalidades, sendo o presente instrumento voltado ao estudo do exame que é direcionado à pessoa privada de liberdade, denominado Encceja PPL. A metodologia de pesquisa será qualitativa e exploratória, pois permeia características a serem correspondidas às necessidades deste estudo, porque envolverá a compreensão de um grupo social; as percepções do sujeito e os mecanismos pelos quais elas agem e descrevem os fatos, respondendo a questões com particularidades. A Análise de dados será por meio de técnicas de análise de conteúdo com fundamento em Bardin. Os participantes serão os custodiados que cumprem pena na Unidade Prisional de Guanhães, cujos perfis educacionais possibilitem a participação ao ENCCEJA, dos regimes fechado e semiaberto, com idade de 20 a 70 anos, e que tenham previamente manifestado desejo de concluir os estudos e será adotada para a pesquisa a aplicação de um questionário aberto sobre a satisfação dos custodiados por tal experiência. Apesar de ser a prisão um local onde se pretende ressocializar o indivíduo, ainda que o afastando temporariamente do convívio social e considerando o ambiente, suas privações quais são as reais possibilidades de satisfação de vida vivenciadas por essas pessoas, perante a experiência de serem testados seus conhecimentos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectPsicologia Positivapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPrisãopor
dc.subjectWell - beingeng
dc.subjectPositive psychologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPrisoneng
dc.titleSatisfação dos custodiados no processo de inclusão educacional em presídio no interior de Minas Geraispor
dc.title.alternativeSatisfaction of those in custody in the educational inclusion process in a prison in the interior of Minas Geraiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this study is to investigate the satisfaction of persons deprived of their liberty for participating in the National Exam for the Certification of Skills for Young People and Adults - ENCCEJA. The study adopts as a field of study the Prison Unit of Guanhães, located in the state of Minas Gerais. Positive Psychology brings a new conception, looking at a new angle, seeking to understand the positive functioning of the personality rather than the negative, the illness. It seeks to understand the person's psychic well-being. The present research turns to the life satisfaction that the person deprived of freedom brings to test their educational knowledge through the National Exam for Certification of Skills of Young and Adults (Encceja), this being an examination intended for people who could not complete their studies of school age, and may, if approved, receive primary or secondary education certification. This is an evaluation carried out by the National Institute of Education and Educational Research Anísio Teixeira (Inep), in two modalities, the present instrument being focused on the study of the examination that is directed to the person deprived of freedom, called Encceja PPL. The research methodology will be qualitative and exploratory because it permeates characteristics to be matched to the needs of this study, because it will involve the understanding of a social group, the perceptions of the subject and the mechanisms by which they act and describe the facts, answering questions with particularities. Data analysis will be through content analysis techniques based on Bardin. The participants will be kept in custody at the Guanhães Prison, whose educational profiles will enable ENCCEJA to participate, will be from the closed and semi-open, aged 20 to 70 years, having previously expressed a desire to complete the studies, being adopted for the study the application of an open questionnaire about the satisfaction of the custodians for such experience. Although the prison is a place where we want to resocialize, even if we temporarily withdraw from social life and considering the environment, its privations are the real possibilities of life satisfaction experienced by these individuals, before the experience of testing their knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-48por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
dc.creator.ID039.573.586-63por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0343822818760295por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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