Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Amarildo Paes Leme de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:12:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:12:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-17 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Amarildo Paes Leme de. Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ. 2021. 86 f (Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12574 | - |
dc.description.abstract | A população do campo, ao longo da história, tem sofrido com desigualdades no âmbito social, econômico e principalmente educacional. A formação continuada específica para os docentes que atuam nas Escolas do Campo, principalmente nas turmas multisseriadas, é um grande desafio para o magistério. A precariedade de políticas públicas direcionadas ao povo do campo e a formação acadêmica do docente que pouco retrata, muitas vezes nem retrata, a existência de turmas com esta composição, tende a formar um profissional desprovido de ferramentas pedagógicas para atuar neste modelo de ensino. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de um estudo qualitativo e exploratório, as ações do Programa Escola Ativa nas Escolas do Campo do município de Japeri e seu legado nas práticas docentes direcionadas ao público do campo. Para a realização desta pesquisa foram usados questionários e entrevistas com gestores e professores da Escola Municipal Carlos Alberto e da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio, além de consultar obras cujos temas forma: o Programa Escola Ativa, Educação do Campo, práticas pedagógicas e políticas públicas. Este estudo busca acenar para que o governo municipal perceba a importância dos programas educacionais direcionados à população do campo de modo a fomentar a implementação de políticas públicas voltadas para uma educação comprometida com o fortalecimento da população do campo japeriense. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | práticas pedagógicas | por |
dc.subject | políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Countryside education | eng |
dc.subject | pedagogical practices | eng |
dc.subject | educational public polices | eng |
dc.title | Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ | por |
dc.title.alternative | Active school program and its legacy in the municipality of Japeri - RJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The population of the countryside, throughout history, has suffered from inequalities in the social, economic and especially educational spheres. Specific continuing education for teachers who work in countryside schools, especially in multi-grade classes, is a big challenge for magisterium. The precariousness of public policies directed at the people of the countryside and the academic education of the teacher who little portrays, often does even portray, the existence of class with this composition, tends to form a professional devoid of pedagogical tools to act in this teaching model. In this context, the objective of this research was to investigative, through a qualitative and exploratory study, the actions of the Active School Program in countryside schools in the municipality of Japeri and its legacy in teaching practices aimed at the countryside public. For realize this research, was used questionnaires and interviews with managers and teachers form the Carlos Alberto Municipal School and the Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio Municipal School, in addition to investigate works whose themes were: the Active School Program, Countryside education, pedagogical practices and public policy. This study seeks to signal that the municipal government realizes the importance of educational programs aimed at the countryside population in order to foment the implementation of public policies aimed at an education compromised to strengthening the population of the countryside of Japeriense. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | |
dc.contributor.advisor1ID | 912.101.787-53 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8157644491604380 | por |
dc.contributor.referee1 | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee3 | Pimenta, Alessandro Rodrigues | |
dc.creator.ID | 009.277.497-00 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2031362576540538 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: Um Guia para a Produção do Conhecimento Científico. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2004, 300p. ARROYO, Miguel Gonzales e FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo – Por uma Educação Básica do Campo. Brasília – DF, Coleção Por uma Educação Básica do Campo, nº 2, 1999. ARROYO, Miguel Gonzales e FERNANDES; CALDART, Roseli Saleti; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação básica do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. BENEVENUTO, Monica A. D. R.; BICALHO, Ramofly.; FRADE, Carmen O.; GONÇALVES, Silvana. A UFRRJ no Programa Escola Escola Ativa e o Programa Escola Ativa na UFRRJ, 5º CBEU – Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Porto Alegre, RS, 2011. BEZERRA, José Arimatea Barros. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 103-115, 2009. BICALHO, Ramofly dos Santos – Reflexões sobre o PRONACAMPO – Porgrama de Apoio à Formação Superior. ECCOS – Revista Científica, São Paulo, n.45, p.221-236, 2018. BRASIL, CONSTITUIÇÃO (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Promulgada em 05 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, Resolução nº 1 de 03 de abril de 2002, Brasília, 2002. _______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação; Câmara Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, Resolução nº 2 de 28 de abril de 2008, Brasília, 2008. ______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Diretoria de Projetos Especiais, Fundo de Fortalecimento da Escola. Diretrizes para Implantação e Implementação da Estratégia Metodológica Escola Ativa, ESCOLA ATIVA, Brasília 2006. _______; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Conselho Deliberativo, Resolução nº36 de 21 de agosto de 2012, Brasília 2012. _______; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da Educação do campo. Brasília: Inep/MEC, 2006. _______; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN. Lei n.9394/96, de 20 de dezembro de 1996. _______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão; Diretoria de Políticas Públicas. ESCOLA ATIVA, Projeto Base. Brasília, 2010 _______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão; Diretoria de Políticas Públicas. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pec-g/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada- 223369541/17443-pdde-campo . Acesso em 21 de novembro de 2019. _______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Diretoria de Políticas Públicas de Educação do Campo, Indígenas e para Relações Étnicas Raciais; Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo. PRONACAMPO, Documento Orientador. Brasília, 2013. CADERNOS SECAD 2 – Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade – Educação do Campo: Diferenças Mudando Paradigmas. Brasília.2007.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf > Acessado em 20 jul.2020. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do movimento sem terra: Escola é mais do que escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. _______, Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. IN: Educação do campo: Identidade e políticas públicas – Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2002. _______, Educação do Campo. In: Dicionário da educação do campo. CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALANTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs). São Paulo: Expressão Popular, 2012. CALDEIRA, Anna M. S.; ZAIDAN, Samira. Práticas Pedagógicas. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana C.; VIEIRA, Lívia Maria F. (Org.) Dicionário: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: GESTRADO/FAE/UFMG, V.1. 2010. FAGUNDES, José; MARTINI, Aldair Cesar. Políticas educacionais: da escola multisseriada à escola nucleada. Olhar de Professor, Ponta Grossa, V.6, n.1, p.99-118, 2003. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987. ______, Política e Educação: Ensaios. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Org. e notas de Anna Maria Araújo Freire). FREITAS, A. F. O. et al. Classes multisseriadas, práticas pedagógicas e estudos da realidade nas Escolas do Campo do Estado do Rio de Janeiro. 1 ed. Goiânia: Kelps, V.1, p.101-135, 2020. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Panorama da educação do campo. Brasíla, DF, 2007. GERHARDT, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo. Metodologia de Pesquisa. Série Educação à distância. 1ª edição. SEAD/UFGS. Porto Alegre: Editora da UFGS, 2009. GUIMARÃES, Waldenira Santos. Políticas de Educação do Campo e Formação de Professores. In: ROCHA, Solange Helena Ximenes; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa (Orgs.). Formação de Professores: Pesquisa com ênfase na escola do campo. Curitiba (Pr): Editora CRV, 2012. HAGE, Salomão Mufarrej. Classes multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará/ Região Amazônica. In ________, (Org). Educação do Campo na Amazônia: Retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg, 2005. _____, A importância da articulação na construção da identidade e pela luta da educação do campo. Texto apresentado no I Encontro de Formação de Educadores do Campo do Nordeste Paraense, realizado em Bragança. Abril/2005. JAPERI, Prefeitura Municipal de Japeri. Lei nº 1301 de 23 de junho de 2015. Institui o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. Projeto de Lei. Japeri, 2015. JUNIOR, Evandro de O. Diversidade sexual, educação do campo & inclusão escolar: Desafios e perspectivas nas experiências da Escola Municipal Tânia Mara Carnaval Basílio – Japeri/RJ. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Licenciatura em Educação do Campo, UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica, 2019. Disponível em https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2020/07/TCC-Evandrode- Oliveira-Silva-Jr.pdf Acessado em 12/08/2020. KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R., CALDART, R. S. (Orgs.) Educação do Campo: Identidade e políticas públicas. Articulação nacional Por Uma Educação do Campo, Brasília, V.4, 2002. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOCHI. Educação Escolar: política, estrutura e organização. 2.Ed. São Paulo: Cortez, 2005. MINAYO, Maria Célia de Souza (Organizadora); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Ed. Vozes – Petrópolis, 2001. MOLINA, M. C; SÁ, L. M. A Licenciatura em educação do campo da universidade de brasília: Estratégias Político pedagógicas na formação de educadores do campo. In: Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFS e UFBA) (Orgs.) Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. MOLINA, M.C. PRONERA como construção prática e teórica da Educação do Campo. In: ANDRADE, Márcia Regina; PIERRÔ, Maria Clara Di; MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de (Orgs). A educação na Reforma Agrária em perspectiva. São Paulo: Ação Educativa. Brasília: PRONERA, 2004, p.61-85. _______, NOVA ESCOLA; entrevista concedida a Paula Nadal em 01 de dezembro de 2012, disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/970/entrevista-com-monica-molinaespecialista- em-educacao-do-campo Acesso em 31 de dezembro de 2018. MOLINA, R. S. Escola agrícola prática “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP): sua gênese, projetos e primeiras experiências: 1881 a 1903. 2011. 209f. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. f21. _______, História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista. Rev. Educação, PUC - Campinas, SP, set/dez, 2019. MOLINA, R. S.; SANFELICE, J. L. A gênese da institucionalização do ensino agrícola no Brasil. Educere et Educare, v.9, n.17, p.213-229, 2014. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 5. ed. São Paulo, Loyola, 1987. PARO, Vitor Henrique. Eleições de diretores na escola pública. Revista Brasileira de Administração Escolar. Brasília, v. 10, n. 2. 1994. PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Carlos Alberto Pereira dos Santos – EMCAPS – Japeri.RJ,2019. PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio – EMTMSCB – Japeri.RJ,2019. ROSA, Ana Cristina Silva. Educação de Jovens e adultos: o desafio das classes multisseriadas. São Paulo: Umesp, 2008. Dissertação de mestrado. SANTOS, Clarisse A.; MOLINA, MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia M.S.A. Memória e história do Pronera: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Brasil, 2011. SANTOS, Fábio Josué Souza; MOURA, Terciana Vidal. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão Mufarrej (orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; v. 2), pp. 35-48. SCHNEIDER, S: SCHMITT, C. J. O uso do método comparativo nas ciências sociais. S/d, 43p. Disponível em <http://www6.ufrgs.br/pgdr/arquivos/373.pdf>. Acesso em 24 de agosto. 2011. SEMED; disponível em https://prefeituradejaperi.blogspot.com/2011/09/japeri-discuteprograma- para-escolas-de.html. Acesso em 13 de junho de 2019. SOBRAL, Francisco José M. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no brasil. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. RN, 2015. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: Um esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Nº 4, p.215-233, Porto Alegre, RS, 1991. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72434/2021%20-%20Amarildo%20Paes%20Leme%20de%20Mello.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6394 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-06T18:04:20Z No. of bitstreams: 1 2021 - Amarildo Paes Leme de Mello.Pdf: 4570658 bytes, checksum: 7da34137545466ff8771c678242a159f (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-06T18:04:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Amarildo Paes Leme de Mello.Pdf: 4570658 bytes, checksum: 7da34137545466ff8771c678242a159f (MD5) Previous issue date: 2021-03-17 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Amarildo Paes Leme de Mello.Pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.