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dc.contributor.authorVascurado, Anderson Alexandre
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:15Z-
dc.date.issued2021-07-29
dc.identifier.citationVascurado, Anderson Alexandre. “As classes especiais na escola regular sob a ótica da educação inclusiva”: o caso do CIEP 10.19.502 Maestro Heitor Villa Lobos. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12576-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado desenvolve-se a partir da motivação do autor que, ao ter contato com a educação especial no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos da rede municipal de ensino regular do Rio de Janeiro no bairro de Santa Cruz, buscou conhecer a realidade das classes especiais na perspectiva da educação inclusiva, por meio do reconhecimento dos sujeitos que atuam no ensino regular, sua trajetória, formação e concepções sobre o processo de inclusão. O objetivo geral foi o de Analisar qual o papel das Classes Especiais do CIEP Maestro Heitor Villa Lobos no contexto do paradigma inclusivo que assevera que os alunos com necessidades educacionais especiais devem estar incluídos em classes comuns. Tivemos como base os autores Carvalho (2007), Cunha (2015), Mantoan (2003), Stainback & Stainback (1999), Lima (2006), Sassaki (1998), Glat, Pletsch e Fontes (2007), Rodrigues (2006), entre outros, pois se faz necessário perceber os princípios que regem uma escola inclusiva, levando em conta a necessidade de repensar as práticas pedagógicas do cotidiano escolar visando o fortalecimento da inclusão, permanência e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Sendo assim, optou-se por um estudo de caso de uma pesquisa de abordagem qualitativa que apresenta dados de análise da pesquisa realizada no CIEP Maestro Heitor Villa Lobos. O público alvo da pesquisa foram 15 agentes educacionais que buscou referenciar ou não a realidade das classes especiais em que suas concepções foram discutidas no intuito de compreender a proposta da educação inclusiva e o avanço/retrocesso das políticas públicas para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Considera-se que, em face do panorama atual, no período compreendido entre os anos de 2018 e 2021, em que a formação de professores ainda não abarca de forma ampla o processo de inclusão, bem como da falta de estrutura adequada das escolas regulares, em sua função de políticas públicas inclusivas. Há de se ressaltar a complexidade de realizar uma pesquisa em um momento como o que enfrentamos devido a pandemia do novo Corona Vírus (COVID-19) que ainda em meados de 2021 nos assola. Urge repensarmos as políticas de inclusão, no âmbito do Poder Público e de toda comunidade escolar de forma a efetivar uma educação capaz de incluir todos os indivíduos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClasses especiaispor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAgentes educacionaispor
dc.subjectSpecial classeseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectEducational agentseng
dc.title“As classes especiais na escola regular sob a ótica da educação inclusiva”: o caso do CIEP 10.19.502 Maestro Heitor Villa Lobospor
dc.title.alternative“Special classes in the regular school from the perspective of inclusive education”: the case of CIEP 10.19.502 Maestro Heitor Villa Loboseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis master's thesis is developed from the motivation of the author who, upon having contact with special education at CIEP Maestro Heitor Villa Lobos of the municipal regular education network of Rio de Janeiro in the neighborhood of Santa Cruz, sought to know the reality of special classes from the perspective of inclusive education, through the recognition of the subjects who work in regular education, their trajectory, training and conceptions about the inclusion process. The general objective was to Analyze the role of CIEP Maestro Heitor Villa Lobos Special Classes in the context of the inclusive paradigm that asserts that students with special educational needs must be included in common classes. We were based on the authors Carvalho (2007), Cunha (2015), Mantoan (2003), Stainback & Stainback (1999), Lima (2006), Sassaki (1998), Glat, Pletsch and Fontes (2007), Rodrigues (2006) , among others, because it is necessary to understand the principles that govern an inclusive school, taking into account the need to rethink the pedagogical practices of everyday school life, aiming at strengthening the inclusion, permanence and development of students with special educational needs. Therefore, we opted for a case study of a research with a qualitative approach that presents data from the analysis of the research carried out at CIEP Maestro Heitor Villa Lobos. The target audience of the research were 15 educational agents who sought to reference or not the reality of special classes in which their conceptions were discussed in order to understand the proposal of inclusive education and the advance/regression of public policies for the inclusion of people with educational needs specials. It is considered that, given the current scenario, in the period between 2018 and 2021, in which teacher education still does not cover the inclusion process in a broad way, as well as the lack of adequate structure of regular schools, in its role of inclusive public policies. It is important to emphasize the complexity of conducting a survey at a time like the one we are facing due to the new Corona Virus (COVID-19) pandemic that still plagues us in mid-2021. It is urgent that we rethink inclusion policies, within the scope of the Public Power and of the entire school community, in order to implement an education capable of including all individualseng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1ID783.970.067-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denise Carvalho
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.referee3Coube, Roberta Jardim
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063999649415453por
dc.creator.ID080.837.477-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873976231445166por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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