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dc.contributor.authorCardoso, Anna Kelly Souza Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:25Z-
dc.date.issued2021-02-25
dc.identifier.citationCARDOSO, Anna Kelly Souza Santos. Mediações de ensino e aprendizagem para alunos surdos: a atuação docente no ensino médio. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12581-
dc.description.abstractTendo em vista a política de inclusão atualmente disseminada pelo poder público junto à sociedade a partir da Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, torna-se urgente a necessidade de aprofundar a discussão teórica e didática sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, a partir da sua compreensão e prática no âmbito escolar. Esta pesquisa objetiva investigar de que forma os docentes se organizam pedagogicamente para incluir o aluno surdo e contou com os seguintes sujeitos da pesquisa: treze professores ouvintes, uma coordenadora pedagógica, uma intérprete de Libras e uma aluna surda, pertencentes ao Centro de Ensino em Período Integral Polivalente Professora Antusa (CEPI) da cidade de Campos Belos/ GO. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, utilizando para coleta de dados os instrumentos questionário e observação, a qual foi ocorreu por dois meses. Após a aplicação dos questionários, a pesquisadora realizou observações das situações de ensino-aprendizagem em sala de aula, visando a desvendar a prática pedagógica dos participantes e assim perceber a noção de surdez e Libras. Assim, os resultados demonstraram que os docentes possuem pouco diálogo com a aluna surda, uma vez que não têm domínio da Libras, gerando, assim, uma dependência da intérprete. Além disso, poucos materiais são adaptados durante o processo de ensino aprendizagem, o que provoca uma defasagem em relação ao que o professor ensina e a aluna aprende. Por fim, a família, por sua vez, se mantém alheia ao processo, dificultando ainda mais a descoberta de solução para essa problemáticapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectLSBeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleMediações de ensino e aprendizagem para alunos surdos: a atuação docente no ensino médiopor
dc.title.alternativeTeaching and learning mediations for deaf students: teaching performance in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn view of the inclusion policy currently disseminated by the public authorities to society as of Law 10,436, of April 24, 2002, there is an urgent need to deepen the theoretical and didactic discussion on the importance of the Brazilian Sign Language (LSB) in the teachinglearning process of deaf students, based on their understanding and practice in the school scope. This research aims to investigate how teachers organize themselves pedagogically to include the deaf student and will include the following research subjects: thirteen hearing teachers, a pedagogical coordinator, a LSB interpreter and a deaf student, belonging to the Teaching Center in Full Time Multipurpose Teacher Antusa (CEPI) from the city of Campos Belos / GO. We opted for the qualitative methodological approach, using the questionnaire and observation instruments for data collection, which was carried out for two months. After applying the questionnaires, the researcher made observations of the teaching-learning situations in the classroom, aiming to unveil the pedagogical practice of the participants and thus perceive the notion of deafness and Brazilian Sign Language. Thus, it obtained results that enabled a discussion and conclusion of the research. Thus, the results showed that teachers have little dialogue with the deaf student, since they do not have Libras mastery, thus generating a dependency on the interpreter. In addition, few materials are adapted during the teaching-learning process, which causes a gap in relation to what the teacher teaches and the student learns. Finally, the family, in turn, remains oblivious to the process, making it even more difficult to find a solution to this problemeng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1ID783.970.067-53por
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dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee2Martins, Rodrigo Lema Del Rio
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1082-2425por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215131825606115por
dc.contributor.referee3Coube, Roberta Jardim
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063999649415453por
dc.creator.ID027.834.411-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944783359850404por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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