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dc.contributor.authorVolpi, Carlos Alexandre
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:32Z-
dc.date.issued2021-03-05
dc.identifier.citationVOLPI, Carlos Alexandre. As tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem por meio de um sistema de captura e apresentação dos dados climatológicos do IFES Campus Santa Teresa - ES. 2021. . 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12584-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de apoio pedagógico sob a concepção e desenvolvimento de um sistema web de captura e apresentação dos dados obtidos pela estação meteorológica localizada nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa - ES. A pesquisa foi realizada com 15 docentes e 25 discentes distribuídos entre os cursos disponibilizados pelo IFES Campus Santa Teresa. O caminho metodológico se iniciou com o desenvolvido um protótipo, ao qual foi possível realizar a automatização do processo de captura e apresentação dos dados meteorológicos obtidos pela estação meteorológica automática do Campus. Com o intuito de realizar a coleta dos dados, o protótipo foi apresentado aos participantes deste estudo através de experimentos realizados via web-conferência, onde ao final destes experimentos, foi solicitado o preenchimento de um questionário contendo 17 questões fechadas baseados na escala Likert e 3 questões abertas as quais tiveram o intuito de se obter os pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca do protótipo apresentado. Com o intuito de buscar uma ideia qualitativa em relação à experiência quanto à utilização do protótipo durante o experimento, foi disponibilizada aos professores participantes, além dos questionários, uma entrevista estruturada com 14 perguntas abertas. Como resultado, pode-se constatar uma melhora significativa no acesso aos dados meteorológicos, que acarretou um incentivo aos professores, pesquisadores e comunidade no entorno ao Campus Santa Teresa a realizarem suas atividades, pedagógicas ou não, que dependem dos dados armazenados e apresentados pelo protótipo desenvolvido por esta pesquisapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectTecnologia da Informação na Educaçãopor
dc.subjectClimatologiapor
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectInformation Technology in Educationeng
dc.subjectClimatologyeng
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem por meio de um sistema de captura e apresentação dos dados climatológicos do IFES Campus Santa Teresa - ESpor
dc.title.alternativeInformation and communication technologies in teaching-learning through a system of capture and presentation of climatological data from IFES Campus Santa Teresa - ESpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this study is to identify the importance of using ICTs (Information and Communication Technologies) as tools for pedagogical support under the design and development of a web system for capturing and presenting data obtained by the meteorological station located on the premises of the Federal Institute of Espirito Santo (IFES) Campus Santa Teresa - ES. The research was carried out with 15 professors and 25 students distributed among the courses offered by the IFES Campus Santa Teresa. The methodological path began with the development of a prototype, to which it was possible to carry out the automation of the process of capturing and presenting meteorological data obtained by the Campus automatic meteorological station. In order to carry out data collection, the prototype was presented to the participants of this study through experiments carried out via web-conference, where at the end of these experiments, they were asked to complete a closed questionnaire containing 15 closed questions based on the Likert scale and 3 open questions, which were intended to obtain the positive points, negative points and suggestions about the prototype presented in the experiments carried out. In order to seek a qualitative idea in relation to the experience regarding the use of the prototype during the experiment, in addition to the questionnaires, a structured interview with 14 open questions was made available to the participating teachers. As a result, we can see a significant improvement in access to meteorological data, which led to an incentive for teachers, researchers and the community around the Santa Teresa Campus to carry out their activities, educational or not, which depend on the data stored and presented by the prototype. developed by this researcheng
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.advisor1ID099.420.597-09por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8047-0170por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Gustavo Haddad Souza
dc.contributor.advisor-co1ID002.827.627-28por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9963-1571por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847647453685688por
dc.contributor.referee1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.referee1ID099.420.597-09por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8047-0170por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.referee2Andrews José de Lucena
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9895-1901por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6791843345876742por
dc.contributor.referee3Barcellos, Priscila da Cunha Luzpor
dc.contributor.referee3ID086.523.967-36
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468380731211287por
dc.creator.ID086.999.627-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6878770560917418por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALCOFORADO, Manoel Guedes; PASCHOARELLI, Luis Carlos; SILVA, José Carlos Plácido da. METODOLOGIA CENTRADA NOS PROTÓTIPOS: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS NO PROCESSO DE DESIGN. 2015, São Paulo: Blucher, 2015. p. 878–893. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327–340, 2003. ALMEIDA, Maria Elizabeth B; VALENTE, José Arnaldo. Tecnologia e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo, SP: Paulus, 2011. ANGELOCCI, Luiz Roberto; SENTELHAS, Paulo Cesar; PEREIRA, Antonio Roberto. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba - RS: Editora Agropecuária, 2002. ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. AYOADE, J O. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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