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dc.contributor.authorUlrich, Elisane Roseli
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:49Z-
dc.date.issued2010-09-01
dc.identifier.citationULRICH, Elisane Roseli. Educação para o cooperativismo: melhorando as práticas sociais e o desenvolvimento regional. 2010. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12592-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o enfoque dado sobre a temática cooperativismo no currículo do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Foram analisadas as visões que alunos egressos do Campus possuem sobre o cooperativismo, através de questionário e história oral. O objetivo central da pesquisa buscou identificar a visão e o enfoque dado à temática cooperativismo no Curso Técnico em Agropecuária do IFRSCampus Sertão e analisar o conteúdo das disciplinas afins com o tema cooperativismo. Esta pesquisa divide-se em cinco seções. Foram consideradas as respostas obtidas da população de amostra, constituída de 40 alunos egressos do curso de Técnico em Agropecuária do IFRS– Campus Sertão, concluintes entre os anos de 1984 a 2008, atuantes em cooperativas da região. Os dados coletados demonstram que a disciplina de cooperativismo é parte integrante do curso, porém, não uma parte principal. Assim, entende-se que exista uma lacuna ou carência de conteúdos no ensino sobre o cooperativismo no IFRS– Campus Sertão. Além disso, os dados apontam para a insatisfação da amostra quanto à falta de vivência prática do cooperativismo durante o curso. Os egressos, neste aspecto, sugerem que sejam implementadas ações que permitam a vivência do cooperativismo, como visitas a cooperativas, estágios e outras formas de ação efetiva para a concretização da teoria vista em sala de aulapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectEconomia Solidáriapor
dc.subjectEnsino Profissionalizante em Agropecuáriapor
dc.subjectCooperativismeng
dc.subjectSolidary Economyeng
dc.subjectAgriculture and Farming Professional teachingeng
dc.titleEducação para o cooperativismo: melhorando as práticas sociais e o desenvolvimento regionalpor
dc.title.alternativeEducation for cooperativism: Improving social practices and regional development.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation presents the focus given about the thematic cooperativism at the Science and Technology Federal Institute from Rio Grande do Sul- Sertão Campus. The Campus former student’s vision about cooperativism was analyzed through a questionnaire and oral history. The central objective of the research tried to identify the vision and the focus given to the thematic cooperativism in the Agriculture and Farming Course at IFRS- Sertão Campus and to analyze the content of the subjects with the topic cooperativism. This research is divided in five sections. It was considered the answers that were obtained from the interviewees - 40 Agriculture and Farming former students at IFRS- Sertão Campus who graduated between 1984 and 2008 and who are working in Cooperatives in the region. The collected data demonstrate that the coopetativism subject is part of the course, although it is not the principal one. Thus, it’s concluded that there was a gap or lack of contents in the coopetativism teaching at IFRS- Sertão Campus. Besides, the data points out a dissatisfaction of the interviewees regarding the lack of practical use of cooperativism during the course. In this aspect, the former students suggest the implementation of actions allowing the use of cooperativism, such as with visits to cooperatives, training programs and other forms of effective actions for the concretization of the theory studied in classroomeng
dc.contributor.advisor1Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.contributor.advisor1ID401.210.037-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5150452586301405por
dc.contributor.referee1Guedes, Cezar Augusto Miranda
dc.contributor.referee2Silva, Robson Dias da
dc.contributor.referee3Oliveira, Antonio Tadeu Ribeiro de
dc.creator.ID956.373.700-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3816450758799383por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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