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dc.contributor.authorMendonça, Antonia Edilzerina Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:51Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:51Z-
dc.date.issued2018-11-27
dc.identifier.citationMENDONÇA, Antonia Edilzerina Rodrigues de. Políticas de capacitação de servidores: uma abordagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. 2018. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12593-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e teve como propósito analisar as Políticas de Capacitação, a título de graduação/pósgraduação, dos Servidores Técnico-administrativos e Docentes do IFCE, no período de 2013 a 2016, considerando os objetivos institucionais e a formação/qualificação dos Servidores. O estudo foi de natureza aplicada e de caráter descritivo e qualitativo. Os participantes da pesquisa foram selecionados a partir das portarias de concessão de Incentivo à Qualificação e Retribuição por Titulação, publicadas no Boletim de Serviço do IFCE e compreendeu um total de 311 Servidores da Carreira Docente e 361 servidores da Carreira dos Técnicoadministrativos em Educação. O aporte teórico da pesquisa se deu a partir de estudos bibliográficos sobre a Gestão de Pessoas e Políticas de Capacitação na Administração Pública Federal Brasileira, tópico em que foram abordados os modelos da administração pública do patrimonial ao gerencial, a evolução da gestão de pessoas, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, bem como a gestão por competências e Políticas de Capacitação no setor público. No referencial teórico abordou-se, ainda, os aspectos da Gestão de Pessoas do IFCE, o Plano de Desenvolvimento Institucional e a capacitação dos servidores, além das políticas específicas de capacitação do IFCE. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da análise dos documentos referentes à vida funcional dos servidores, disponível no Assentamento Funcional Digital (AFD), no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e no Sistema Unificado de Administração e Protocolo (SUAP), bem como dos documentos institucionais, tais como Regimento Geral, PDI, Portarias, Manual do Servidor, disponíveis na página eletrônica do IFCE. A partir da análise, identificou-se a formação acadêmica dos servidores a título de graduação e pós-graduação e as políticas de capacitação que possibilitaram a qualificação dos servidores pesquisados. Os Dados foram compilados e os resultados foram apresentados por meio de gráficos e tabelas e discutidos quesito a quesito a partir do aporte teórico à luz dos objetivos e metas do PDI. Observou-se que as Políticas de Capacitação Implementadas no IFCE têm contribuído, em parte, para o desenvolvimento dos servidores, mas podem ser fortalecidas de modo a aprimorar a gestão por competências.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de Capacitaçãopor
dc.subjectQualificaçãopor
dc.subjectGestão por Competênciaspor
dc.subjectTraining Policieseng
dc.subjectManagement by Competencieseng
dc.subjectQualificationeng
dc.titlePolíticas de capacitação de servidores: uma abordagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCEpor
dc.title.alternativeServer Training Policies: an approach at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – IFCEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE and had as its purpose to analyze the qualification policies, as graduation / postgraduate, of the technical-administrative servants and Teachers of the IFCE, in the period of 2013-2016, considering the institutional objectives and the training / qualification of the Servers. The study was applied in nature descriptive and qualitative. Participants for the survey were selected from the Qualification Incentive and Titling Awards, published in the IFCE Service Bulletin and comprised a total of 311 career teaching staff and 361 career technical-administrative staff in education . The theoretical contribution of the research came from bibliographic studies on People Management and training policies in the Brazilian Federal Public Administration, a topic in which the models of public administration from patrimonial to managerial, the evolution of people management, National Personnel Development Policy, as well as competence management and training policies in the public sector. The theoretical framework also addressed the aspects of the IFCE People Management, the Institutional Development Plan and the training of the employees, as well as the specific training policies of the IFCE. The research data were obtained from the analysis of the documents related to the functional life of the servers available in the Digital Functional Settlement (AFD), the Integrated Human Resources Administration System (SIAPE) and the Unified Administration and Protocol System (SUAP) as well as institutional documents such as General Regulations, PDI, Ordinances, and Server Manual, available on the IFCE website. From the analysis, the academic formation of the servers was identified as undergraduate and graduate and the training policies that enabled the qualification of the servers surveyed. The data were compiled and the results were presented through graphs and tables and discussed the question from the theoretical contribution in the light of the objectives and goals of the PDI. It was noted that the Training Policies implemented in the IFCE have contributed, in part, to the development of the servers, but can be strengthened in order to improve management by competencieseng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Nunes, Anita Bueno de Camargo
dc.creator.ID262154113-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715462649578303por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALENCASTRO, M. A. C. Contratações Sustentáveis na Administração Pública Brasileira: a experiência no poder executivo federal. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. 310f. (Tese de doutorado). Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16791. Acesso em novembro/2017. ALVES -MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. AMARAL, H. K. Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 57, n. 4, p. 465-478, out./dez. 2006. Disponível em http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1422. Acesso em novembro/2017. BERGUE, S.T. Gestão de Pessoas em organizações públicas. 3 ed. revista e atualizada. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010. _______, Sandro Trescastro. Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Atlas, 2014. BRASIL Constituição (1988). 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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