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dc.contributor.authorTavares, Amanda de Aquino
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:50Z-
dc.date.issued2018-11-27
dc.identifier.citationTAVARES, Amanda de Aquino. A verticalização do ensino e seus reflexos no trabalho dos docentes do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12619-
dc.description.abstractA Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, traz em seu rol de finalidades e características a integração e verticalização de educação profissional e tecnológica em todos os níveis de ensino, trazendo uma complexa gama de atribuições ao trabalho docente. O presente estudo teve como objetivo geral verificar as implicações da verticalização do ensino trazida com a criação dos Institutos Federais ao trabalho docente, tendo como lócus da pesquisa os professores do Instituto Federal do Ceará - campus de Crato.A pesquisa classifica-se como básica, descritiva quanto aos objetivos e com abordagem qualitativa. Como aporte teórico utilizou-se de fontes bibliográficas que tratam das reformas educacionais que culminaram na atual configuração dos Institutos Federais, bem como estudos sobre o trabalho docente. A pesquisa também se valeu de fontes documentais, como leis, decretos e normativas internas que regem o trabalho docente no âmbito do IFCE. Como instrumentos de coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado aplicado aos docentes do campus de forma a levantar concepções dos participantes acerca da verticalização do ensino e suas condições de trabalho. As respostas obtidas foram tabuladasatravés defiguras e quadrose interpretados pela técnica da análise de conteúdo. Constatou-se,através dos dados coletados, elementos de intensificação e precarização nas condições de trabalho dos docentes do campus, o que leva a necessidade de se refletir sobre a política de expansão e gestão dos Institutos Federais, que ocorre sem oferecer a estrutura necessária à consecução de seus fins institucionais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectVerticalização do ensinopor
dc.subjectFederal Institutes. .eng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectVerticalization of teachingeng
dc.titleA verticalização do ensino e seus reflexos no trabalho dos docentes do Instituto Federal do Ceará - Campus Cratopor
dc.title.alternativeThe verticalization of teaching and their reflections on teachers’ work of Federal Institutes of Education of Ceará - Campus Cratoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe law 11.892/2008, which created the Federal Institutes of Education, Science and Technology, has in its role of purposes and features integration and vertical integration of professional and technological education at all educational levels, bringing a complex range of assignments to teaching work. The present study had as general objective to verify the implications of verticalization brought with the creation of the Federal Institutes to the teaching work, taking as a locus of research the teachers from the Federal Institute of Ceará - campus of Crato. The research is classified as basic, descriptive about the objectives and with a qualitative approach. As a theoretical contribution, we used bibliographic sources that deal with educational reforms which culminated in the current configuration of the Federal Institutes, as well as studies on teaching work. The research also relied on documentary sources such as laws, decrees and internal norms that govern the teaching work within the scope of the IFCE. As instruments of data collection, it was required a semistructured questionnaire applied to teachers in order to raise participants' conceptions about the verticalization of education and their working conditions. The answers obtained were tabulated through figures and pictures by the technique of content analysis. It was found, through the data collected, elements of intensification and precariousness in the working conditions of the teachers, which leads to the need to reflect on the policy of expansion and Federal Institutes management, which occurs without offering the necessary structure to achieve its institutional purposes.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee2Nunes, Anita Bueno de Camargo
dc.creator.ID008.046.963-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6498853922416687por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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