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dc.contributor.authorOliveira, Joelma Fernandes de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:10Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:10Z-
dc.date.issued2018-07-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joelma Fernandes de. Desafios da gestão pedagógica: relações entre o trabalho pedagógico e a interculturalidade no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agricultura. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12627-
dc.description.abstractEste trabalho constitui uma pesquisa de Mestrado realizada no contexto do Programa de Pós graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Federal de Roraima. O estudo apresenta uma reflexão sobre o perfil profissional do Gestor Pedagógico desse instituto, Campus Amajari – no Estado de Roraima. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as especificidades desse profissional em razão da localização do Instituto, uma região fronteiriça (Brasil/Venezuela), cujos alunos são indígenas e não indígenas, oriundos das comunidades das adjacências do município, e venezuelanos que migram para a localidade em busca do ensino médio técnico profissionalizante, havendo, assim, uma importante diversidade cultural de estudantes. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, que se caracteriza pelos métodos bibliográfico e de campo. Foram também realizadas entrevistas a partir de questionários semiestruturados aplicados a 6 (seis) Gestores Pedagógicos. Recorreu-se ainda ao método etnográfico, a fim de relacionar e contrastar as respostas dos entrevistados à análise do contexto escolar observado. Os resultados mostram que a equipe de profissionais que atua na função pedagógica da instituição analisada possui, em sua maioria, formação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado. Todos os entrevistados passaram pela experiência de atuar no exercício da docência. Verificou-se, ademais, que os desafios de gerir uma instituição de fronteira são diversos: há a exigência de um trabalho com diferentes culturas presentes na escola e necessidade de desenvolver atividades multitarefa; há excesso de trabalho burocrático e dificuldades de adesão às propostas realizadas aos professores, entre outras exigências abordadas ao longo deste texto.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerfil profissionalpor
dc.subjectGestor pedagógicopor
dc.subjectInterculturalidade: Instituto Federalpor
dc.subjectProfessional Profileeng
dc.subjectPedagogical managerpor
dc.subjectInterculturality: Federal Institutepor
dc.titleDesafios da gestão pedagógica: relações entre o trabalho pedagógico e a interculturalidade no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajaripor
dc.title.alternativeChalenges on pedagogical management: relationships between pedagogical work and interculturality at Federal Institute of Roraima - Amajari Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work constitutes a Master's research carried out in the context of the Graduate Program in Agricultural Education of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, in partnership with the Federal Institute of Roraima. The study presents a reflection concerning the Pedagogical Manager’s professional profile of the Institute, Amajari Campus - in the State of Roraima. The research’s main objective consisted of analyzing the specificities of this professional due to the Institute’s location, a frontier region (Brazil/Venezuela), whose students are indigenous and non-indigenous, coming from communities in the municipality, and Venezuelans who migrate to the locality searching for vocational training high school, resulting, thus, in an important cultural diversity of students. Qualitative research corresponded to the methodological approach adopted, characterized by bibliographic and field methods. Interviews were also conducted from semi-structured questionnaires applied to 6 (six) Pedagogical Managers. The ethnographic method was also used in order to relate and contrast the interviewees responses to the observed school context under analysis. The results show that the team of professionals working as pedagogical function of the institution has, for the most of it, sensu stricto training, at Masters’ and PhD levels. All interviewees have experience at teaching. It was also verified that many are the challenges of managing a border institution: it requires working with different cultures presented at the school and the necessity to develop multitasking activities; there is an excess of bureaucratic work and difficulties of adherence to the proposals offered by the teachers, among other requirements addressed throughout this text.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1ID072.727.277-21por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481929272240602por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.creator.ID526.319.582-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6118958537371349por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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