Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Francimeire Sales de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:16Z-
dc.date.issued2018-06-13
dc.identifier.citationSOUZA, Francimeire Sales de. A Formação Continuada e sua Interface na Atuação Docente no Instituto Federal de Roraima/ Campus Amajari. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12630-
dc.description.abstractO presente estudo aborda a formação continuada de professores e sua interface na atuação docente no IFRR, Campus Amajari com o objetivo de investigar a percepção dos professores do referido Campus sobre a contribuição do processo de formação continuada para a melhoria da prática docente por meio da realização de um estudo de caso. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores licenciados e não licenciados do IFRR/ Campus Amajari, em efetivo exercício. O tratamento e análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, fundamentado nas orientações de Romeu Gomes. Com base no referencial teórico levantado foi possível traçar um breve panorama histórico da educação profissional no Brasil, de forma a compreender como essa modalidade de ensino foi instituída no sistema educacional brasileiro, e como as políticas públicas foram desenvolvidas ao longo desse processo até os dias atuais para suprir a demanda de formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A pesquisa possibilitou no âmbito do IFRR/Campus Amajari, por meio da aplicação de questionário aos sujeitos da pesquisa, levantar o perfil de formação dos docentes e a percepção dos professores licenciados e não licenciados sobre a contribuição da formação continuada para a melhoria do trabalho docente, considerando o contexto da formação inicial dos referidos docentes e a sua atuação na educação profissional técnica e tecnológica. Nas considerações finais são apontadas algumas reflexões importantes sobre o processo de formação continuada como possibilidade de suprir as carências da formação inicial dos professores que atuam na educação profissional e tecnológica e preparar os docentes para enfrentar os desafios inerentes a essa modalidade de ensino, com vistas à formação integral do cidadão que almeja uma educação pública de qualidade como perspectiva de transformação social.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.titleA Formação Continuada e sua Interface na Atuação Docente no Instituto Federal de Roraima/ Campus Amajaripor
dc.title.alternativeThe Continuous Education and its Interface in the Teaching Experience at the Federal Institute of Roraima / Amajari Campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study deals with the ongoing training of teachers and their interface in teaching at the IFRR, Campus Amajari, with the objective of investigating the teachers' perceptions of the Campus about the contribution of the continuous training process to the improvement of teaching practice through a case study. The research has been developed from the qualitative approach, having as subjects the licensed and unlicensed professors of the IFRR / Campus Amajari, in actual exercise. The treatment and analysis of the data followed the technique of content analysis, according to direction of Romeu Gomes. Based on the theoretical reference made, it was possible to trace a brief historic panoram of professional education in Brazil in order to understand how this modality of teaching was instituted in the Brazilian educational system, and how public policies were developed throughout this process up to the present day to supply the demand for teacher education for vocational and technological education. The research made it possible, through the application of a questionnaire to the subjects of the research, to raise the profile of teacher training and the perception of licensed and unlicensed teachers about the contribution of continuing education for the improvement of teaching work, considering the context of the initial training of these teachers and their role in professional technical and technological education. In the final considerations, some important reflections on the process of continuous training are presented as a possibility to fill the needs of the initial training of teachers who work in professional and technological education and to prepare teachers to face the challenges inherent to this type of teaching, with a view to integral formation of the citizen who aspires to a quality public education as perspective of social transformation.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.advisor1ID989.914.697-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee3Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.creator.ID692.366.072-88por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626085833359196por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGUIER, Michael; GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Técnicos e peões: a identidade ambígua. In: GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo, AGIER, Michel & CASTRO, Nadya Araujo. (orgs.) Imagens e identidades do trabalho. São Paulo: Hucitec, 1995. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Rio de Janeiro. Graal. 1987. ANDRADE, Andréa de Faria Barros. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de sua institucionalidade. 2014. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação [Dissertação de Mestrado]. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Por uma pedagogia integradora da educação profissional. TRABALHO E EDUCAÇÃO, v. 17, nº 2, 2008. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/329> Acesso em: 02 fev. 2017. ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Foresense Universitária, 2007. BATISTA, Eraldo Leme e MÜLLER, Meire Terezinha (Orgs.). A educação profissional no Brasil: histórias, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Alínea, 2013. BLASS, Leila M. da Silva. A formação multicultural do trabalhador assalariado brasileiro: o invisível pertinente. São Paulo: PUC, 2000. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm>. Acesso em: 02 abr. 2017. _______. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 02 abr. 2017. 46 _______.. Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis no 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, no 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e no 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em: 02 abr. 2017. _______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jul. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em: 23 abr. 2017. _______. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892>.htm. Acesso em: 23 jul. 2016. _______. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1º jul. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/lei/l11129.htm>. Acesso em: 26 abr. 2017. _______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 06 mar. 2017. _______. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 15 abr. 2017. _______. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm>. Acesso em: 06 mar. 2017. 47 _______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 02 fev. 2017. _______. Lei no 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 out. 1982. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7044.htm>. Acesso em: 18 abr. 2017. _______. Decreto nº 77.362, de 1º de abril de 1976. Dispõe sobre a instituição e organização do Sistema Nacional de Formação de Mão-de-Obra e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 abr. 1976. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-77362-1-abril-1976-426025- publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 18 abr. 2017. _______. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: http: <//www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm>. Acesso em: 04 abr. 2017. _______. Decreto n° 53.324, de 18 de dezembro de 1963. Aprova o Programa Intensivo de Preparação da Mão-de-Obra Industrial e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 1963. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-53324-18-dezembro-1963- 393393-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 04 abr. 2017. _______. Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1961. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 04 abr. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 015, de 11 de maio de 2016. Institui o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – PLAFOR, e outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 mai. 2016. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman& view=download&alias=40991-portaria-15-2016-setec-12maio-pdf&category_slug=maio-016- pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 abr. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP no 2 de 1º de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 2015. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-rescne- cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 02 jan. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 6 de 24 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Diário Oficial 48 da União, Brasília, DF, 24 set. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=11663- rceb006 -12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 02 jan. 2017. _______. Ministério da Educação. Parecer CBE º 15 aprovado em 02 de junho de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0401-0466_c.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. MEC, Brasília, 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf.> Acesso em: 02 abr. 2017. _______. Ministério da Educação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Concepção e diretrizes. MEC/SETEC, Brasília, 2008. _______. Ministério da Educação. Institutos Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Básica/Censo Escolar 2016 MEC/INEP, Brasília, 2017. Disponível em: < http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica> Acesso em: 01 nov. 2017. BURKE, Peter. A cultura popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. BURNIER, Suzana. A Docência na educação profissional. 29ª Reunião Anual da Anped. CEFET/MG, 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-1838- int.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017. CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petropólis, RJ: Vozes, 2016. CAPES. CAPES abre inscrições para novo programa de formação docente. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8598-capes-abre-inscricoes-paranovo- programa-de-formacao-docente> Acesso em: 06 de dez. 2017. _______. Formação de professores em atividade terá novo modelo. Disponível em: <http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8567-formacao-de-professores-em-atividadetera- novo-modelo> Acesso em: 06 de dez. 2017. CARPIM, Lucymara. Formação pedagógica continuada do professor de educação profissional do segmento rural na modalidade da educação a distância. Tese (Doutorado em Educação), Escola de Educação e Humanidades/PUCPR, 2016. CARVALHO, Isabella Abreu. A Formação docente para a educação profissional técnica e sua influência na atuação dos professores do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá: um estudo de caso. 2014. 85 f. Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014. 49 CARVALHO, Olgamir Francisco de, SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de pedagógica. EDU. SOC., Campinas, v. 35, n 128, p. 629-6, jul-set., 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128- 00883.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2017. CIAVATTA, Maria; FRIGOTTO, Gaudêncio. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?. TRABALHO, EDUCUCAÇÃO E SAÚDE, 1(1):45-60, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/05.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2018. COSTA, Maria Adélia. Política de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educação/UFU, 2012. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000a. _______. O ensino de ofícios primários da industrialização. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000b. _______. O ensino de ofícios na irradiação do industrialismo. São Paulo: Ed. Unesp; Brasília: Flacso, 2000c. ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FARIA, Lia Ciomar Macedo de Faria, AQUINO, Rosemary Guimarães, SOUZA, Silvio Claudio, CHAGAS, Marcos Antonio M. das. Uma reflexão sobre o trabalho e a educação profissional no Brasil. EDU.TEC - Revista Científica Digital da Faetec – Ano I – v.01 – nº.01 – 2008 – ISSN: 0000-0000. Disponível: <http://www.ceap.br/material/MAT14092013163503.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2017. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 6 ed. São Paulo: Moderna: 1986. FREITAS, Luis Carlos. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, ano 12, nº 54, abr./jun. 1992. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1842/1813. Acesso em: 06 jun. 2016. _______. Palestra de abertura do II Encontro da Regional Sul da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação). Florianópolis, 1998. Disponível em: <www.anfope.spaceblog. com.br>. Acesso em: 14 jun. 2017. FRIGOTTO, Gaudêncio. Teoria e práxis e antagonismo entre a formação politécnica e as 50 relações sociais capitalistas. TRAB. EDUC. SAÚDE, vol.7, supl.1 Rio de Janeiro 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000400004 >. Acesso em: 07 abr. 2017. _______. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 71-87, jan. 2007. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8463>. Acesso em: 07 abr. 2017. _______. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2328100.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2017. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil”. Trabalho e Crítica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/0904t.PDF>. Acesso em: 02 fev. 2017. GATTI, Bernadete A. Políticas e práticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. In: XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas, 2012. Disponível em<http://www2.unimep.br/endipe/0040m.pdf> Acesso em: 02 fev. 2017. GOMES, Heloisa Maria. Formando Professores para a Educação Profissional. 27ª Reunião Anual da Anped. PUC/SP, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/t086.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017. GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de Dados de Pesquisa Qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. – Petrópolis: Vozes, 2013. HOBSBAWN, Eric J. Mundos do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. IFRR. Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI. Roraima, 2009. IFRR. CAMPUS AMAJARI. Relatório de formação de docentes. Amajari: abril de 2017. _______. Plano do Curso Técnico em Aquicultura Subsequente ao Ensino Médio. Amajari: 2015. IFRN. Institutos Federais: lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Caetana Juracy Resende Silva (Org.). Natal: 2009. KUENZER, Acácia Zeneida. A educação profissional dos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 – Especial, out./2006, p. 877-910. Campinas. 51 _______. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 2000. KUENZER, Acácia Zeneida (org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. LORDELO, Sayonara Nobre de Brito. O Mundo do trabalho e a formação do tecnólogo: compreensões necessárias à construção da sua identidade profissional. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação/UFBA, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/14443/1/sayonara%20nobre.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017. LOURO, Guacira Lopes. ANDRÉ. Gênero, sexualidade e educação. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004. LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, Lucília R. de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2008. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863>. Acesso em: 02 fev. 2017. _______. Educação e divisão social do trabalho: contribuição para o estudo do ensino técnico industrial brasileiro. São Paulo: Autores Associados, 1982. MANFREDI, Sílvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. MATHIAS, Maíra. Quem é o docente da educação profissional? RET-SUS, agosto, 2011. Disponível em: <http://www.retsus.epsjv.fiocruz.br/upload/46/Retsus46_Capa.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2017. MENEZES, Patrícia. A formação docente e os fundamentos da racionalidade técnica. São Francisco do Pará, 2011. Disponível em <http://analisandoapraxis.blogspot.com.br/2011/03/formacao-docente-e-os-fundamentosda. html >. Acesso em: 02 fev. 2017. MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. – Petrópolis: Vozes, 2013. MORAES, Lélia Cristina S. de; PEDROSA, Elaine Maria P. A formação de Professores para a Educação Profissional: um debate necessário. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NETO, 52 Antonio Cabral; NASCIMENTO, Ilma Vieira. (orgs). Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. São Paulo: xamã, 2009. MORAES, Carmem Sylvia V. Instrução “popular” e o ensino popular: uma perspectiva histórica. In: VIDAL, Diana G.: HILSDORF, Maria Lúcia S. (Org.). Brasil 500 anos. Tópicos em História da educação. São Paulo: Edusp, 2001. MORAES, Carmem Sylvia V.: et al. Diagnóstico da formação profissional: ramo metalúrgico. São Paulo: CNM/ Rede Unitrabalho, 1999. MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2008. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863>. Acesso em: 02 fev. 2017. NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. 1999. Disponível em: <www.scielo.br>. Acesso em: 20 jan. 2014. OLIVEIRA, Ramon de. A (Des) qualificação da educação profissional brasileira. São Paulo: Cortez, 2003. PETEROSSI, Helena G. Formação de professores para o ensino técnico. Loyola. São Paulo 1994 PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, SANTORO, Maria Amélia (Orgs.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/ formativas da pesquisa ação (Volume 1 e 2). São Paulo: Loyola, 2008. PIMENTA, Selma Guarrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 8ª ed, 2012. PIMENTA, Selma Guarrido. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. RAMOS, Marise. Do ensino técnico à educação tecnológica: (a) historicidade das políticas públicas dos anos 9. Dissertação (Mestrado em Educação) Niterói: Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Educação. 1995. REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2005. SANCHEZ, Liliane. Refletindo sobre o projeto de formação dos IFETs: entre os limites do 53 instituído e as possibilidades instituintes. In: FAZOLO, Eliane; GOUVÊA, Fernando; OTRANTO, Célia. Muito além do jardim: educação e formação nos mundos rurais. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. SANTOS, Eloisa Helena. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. Educação superior em debate. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008. SANTOS. Sebastião Pereira dos. Docência para a Educação Profissional – formação continuada para docentes da educação tecnológica via EAD. IN: X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA – Esud, 2013, Belém. Anais, 2013. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT1/114392.pdf.>. Acesso em: 02 abr. 2017. SALVADORI, Angela, DE BONI, Maria Ignês Mancini. A reforma da educação profissional nos anos 90: uma análise sobre as propostas e práticas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-100-01.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2017. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, nº 40, p. 143-155, 2009. SCHEIBER, Leda. Formação de professores no Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>. Acesso em: 02 abr. 2017. SOUZA, Eliseu Clementino. Cartografia histórica: trilhas e trajetórias da formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, n. 20, jul./dez., 2003. Disponível em: http://www.uneb.br/revistadafaeeba/files/2011/05/numero20.pdf. Acesso em: 16 de jun. 2016. TANURI, Leonor Maria. Historia da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Anped, nº14, p.61-88. Maio/ago 2000. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 12ª ed, 2011. WALDOW, Carmem. As políticas Educacionais do Governo Dilma, a formação para o trabalho e a questão do Pronatec reflexões iniciais. X Anped Sul: Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1765-0.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2018.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65535/2018%20-%20Francimeire%20Sales%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4753
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-06-15T11:44:46Z No. of bitstreams: 1 2018 - Francimeire Sales de Souza.pdf: 1240998 bytes, checksum: 982f7878b71db7d204639806cec90f5c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-15T11:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Francimeire Sales de Souza.pdf: 1240998 bytes, checksum: 982f7878b71db7d204639806cec90f5c (MD5) Previous issue date: 2018-06-13eng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Francimeire Sales de Souza.pdf2018 - Francimeire Sales de Souza1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.