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dc.contributor.authorSantos, Bruno Raphael Mont'Alto
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:19Z-
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Raphael Mont’Alto. O método do plano de estudo e a aprendizagem em escola Família Agrícola do Espírito Santo (ES). 2019. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12631-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou identificar as contribuições do método do Plano de Estudo na aprendizagem em Escola Família Agrícola (EFA), usando como estudo de caso a Escola Família Agrícola de Chapadinha/ES (EFAC), com jovens das séries finais do Ensino Técnico Profissionalizante em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. O ponto de vista escolhido para o esclarecimento do tema abordado foi o dos monitores e dos estudantes, todos sujeitos da aprendizagem dentro do contexto da prática educativa investigada. Dessa maneira, participaram da pesquisa 51 pessoas, sendo 47 estudantes, 27 da 3ª série e 20 da 4ª, e 04 monitores, sendo cada um de uma área de conhecimento. O objetivo principal deste trabalho foi buscar, a partir dos depoimentos dos sujeitos da aprendizagem, elementos que nos conduzissem às possíveis contribuições do método do Plano de Estudo para a formação dos jovens, principalmente os das séries finais do Ensino Médio, pois, dentre os estudantes, é onde há uma maior compreensão do processo educativo da Pedagogia da Alternância. O processo investigativo proposto para este trabalho buscou, por meio de estudos correlacionais, realizados através da aplicação de questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas, levantar dados para posterior análise sobre o decorrer do processo de ensino e de aprendizagem que ocorre nas Escolas Famílias Agrícolas. Além dessas, foram fontes para a análise os documentos internos da EFA, como Plano de Curso, Plano de Desenvolvimento Institucional, Organização Curricular, Pastas de Estágio, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório e com uma abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que o método do Plano de Estudo consegue diminuir a exclusão dentro da sala de aula, pois permite uma abordagem mais ampla da realidade, mais interatividade com o conteúdo trabalhado e mais dinamismo nas práticas educativas desenvolvidas, um melhor aproveitamento da relação entre teoria e prática de um determinado conteúdo e a troca de experiências como uma forma concreta de aprendizagem. Esperamos que, em decorrência das respostas obtidas, os profissionais da Pedagogia da Alternância tenham mais elementos para a continuação das reflexões acerca dessa prática pedagógica na EFAC, bem como das demais práticas desenvolvidas pelos CEFFAS, e que esta dissertação possa servir para a construção de outras reflexões sobre a trajetória histórica da Pedagogia da Alternância.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectPedagogia da Alternânciapor
dc.subjectMethodeng
dc.subjectPedagogy of Alternationeng
dc.subjectTechnical Courseeng
dc.titleO método do plano de estudo e a aprendizagem em escola família Agrícola do Espírito Santo (ES).por
dc.title.alternativeThe method of the Study Plan and the learning in the School Family Agricultural of Espírito Santo (ES).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this study was to identify the contributions of the Study Plan method to learning in the Family Agricultural School (EFA), using as a case study the Chapadinha School of Agriculture / ES (EFAC), with youngsters from the final series of Vocational Technical Education in Agropecuária Integrated to High School. The point of view chosen to clarify the theme approached was that of the professors and students, all subjects of learning within the context of the educational practice investigated. In This Way, 51 people participated in the research, being 47 students, march 27 ª series and april 20 ª, 04 professors, each being january 1 area of knowledge. The main objective of this work was to seek from the testimonies of the learning subjects, elements that would lead us to the possible contributions of the method of the Study Plan for the formation of young people, especially those of the final series of the Teaching Medium, therefore, among the students is where there is a greater understanding of the educative process of the Pedagogy of Alternation. The proposed investigative process for this bus workNeck Through correlational studies conducted through the Application of Questionnaires semiabertos and semi-structured interviews, to raise data for further analysis on the course of the teaching and learning process occurring in the Agricultural Families Schools, as well as the analysis of internal documents of EFA, such as Course Plan, Institutional Development Plan, Curricular Organization, Internship Folders, among others. This is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. The results indicated that the method of the Study Plan can reduce the exclusion within the classroom, because it allows a broader approach to reality, more interactivity with the content worked and more dynamism in the educational practices developed, a Better use of the relationship between theory and practice of a given content and the exchange of experiences as a concrete form of learning. We Hope that due to the responses obtained, the professionals of the Pedagogy of Alternation, have more elements for the continuation of reflections about this pedagogical practice in the EFAC, as well as the other practices developed by the CEFFAS, and that can Serve to construct other reflections on the historical trajectory of the Pedagogy of Alternation.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee3Amaral, Débora Monteiro do
dc.creator.ID054.981.866-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715904495570853por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5030
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-14T02:30:58Z No. of bitstreams: 1 2019 - Bruno Raphael Mont' Alto Santos.pdf: 1290967 bytes, checksum: 9ddbaaf64a4f9f54bddcea76d81889ef (MD5)eng
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