Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoraes, Wilma
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:34Z-
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationMORAES, Wilma. Satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12636-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista, e teve como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais vivenciadas no Campus. Nesse estudo, foi adotado o referencial teórico da Psicologia Positiva que preconiza a ênfase nos sentimentos positivos, como satisfação, felicidade e esperança, valorizando o exercício das forças e virtudes pessoais visando promover o bem-estar humano. Propõe, desta forma, que os domínios centrais do bem-estar sejam implantados nas escolas: emoções positivas, engajamento positivo, realização positiva, propósito positivo e relacionamentos positivos, como forma de promover o bem-estar dos alunos e aprimorar a aprendizagem. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, e os participantes foram 54 estudantes do Campus Boa Vista, matriculados no 1º ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, no regime integral, com faixa etária de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, residentes no município de Boa Vista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por 14 perguntas abertas. Para os estudantes com idade inferior a 18 anos foi necessária a autorização prévia dos pais ou responsáveis e a anuência deles. Todos os participantes aceitaram participar da pesquisa, tendo sido garantido anonimato e sigilo absolutos. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados obtidos corroboram com os estudos teóricos que apontam os benefícios de uma educação positiva pautada num ambiente de confiança, cuidado e respeito e de como as relações interpessoais são importantes no processo educacional do adolescente, contribuindo para a adaptação ao ambiente acadêmico e para a satisfação na escola, refletindo de forma favorável na aprendizagem. Foi possível concluir que a interação entre os adolescentes no ambiente escolar mostra-se favorável ao desenvolvimento social e psíquico e que eles priorizaram as relações interpessoais saudáveis e positivas que promovem um ambiente acadêmico agradável, prazeroso e oportuno ao processo de ensino-aprendizagem. Há necessidade de outras pesquisas que gerem informações sobre o regime integral e seus impactos na vida pessoal e acadêmica dos estudantes, visto ser uma modalidade nova implantada na Rede Federal, que ocorre concomitantemente com período de transição do Ensino fundamental para o Médio e no momento em que estão vivenciando a adolescênciapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadolescênciapor
dc.subjectbem-estarpor
dc.subjectsatisfaçãopor
dc.subjectEducação Positivapor
dc.subjectadolescenceeng
dc.subjectwellbeingeng
dc.subjectsatisfactioneng
dc.subjectpositive educationeng
dc.titleSatisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista.por
dc.title.alternativeStudent’s satisfaction about interpersonal relationships in Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, Campus Boa Vistaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Campus Boa Vista and its objective was to evaluate the students’ satisfaction about the interpersonal relationships experienced in the campus. In this study, the theoretical reference of Positive Psychology was used, which emphasizes positive feelings, such as satisfaction, happiness and hope, valuing the exercise of personal strengths and virtues, in order to promote human wellbeing. It proposes that the central domains of wellbeing could be implemented in the schools: positive emotions, positive engagement, positive achievement, positive purpose, and positive relationships could be used as a way to promote the students’ wellbeing and improve their learning. This research is qualitative and exploratory with the participation of 54 students from the campus Boa Vista enrolled in the first year of the technical education of high school who study full-time with ages ranging from 15 to 18 years old of both sexes, residents of the municipality of Boa Vista. A questionnaire with 14 open questions was used to collect the data and for the students under 18 years old a prior authorization from their parents or guardians and their consent was required. All the participants accepted to take part in the research certifying them anonymity and absolute secrecy. The questionnaire answers were classified into simple and percentage frequencies according to the content analysis. The results obtained corroborate with the theoretical studies that point out the benefits of a positive education. It is based on an environment of trust, care and respect and how important are the interpersonal relationships in the educational process of the adolescent contributing to their adaptation to the academic environment and to their satisfaction at school, reflecting on the favorable way in their learning. It was possible to conclude that interaction among adolescents in the school environment is favorable to the social and psychic development and they prioritized the healthy and positive interpersonal relationship, which promotes a nice and pleasant environment helping the teaching-learning process. There is a need for other research, which generates information about the full-time regime, and its impact on the student’s personal and academic lives, since it is a new modality implanted in the Federal System, which occurs concomitantly with the transition period from Elementary to High School and at the same time, they are experiencing adolescence.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Rocha, Fatima Niemeyer da
dc.creator.ID028.425.626-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2926267956460651por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescencia normal: um enfoque psicanalítico, Porto Alegre: Artmed, 1981. 92. ALBUQUERQUE, A. S.; TROCCOLI, B. T. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psic .: Teor. e Pesq. Brasília, v. 20, n. 2, p. 153-164, mai/ago. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 37722004000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 de agosto de 2018. ALLEN, J. P. et al. A Social–Interactional Model of the Development of Depressive Symptoms in Adolescence. Journal of consulting and clinical psychology. Washington, D.C, v. 74, n. 1 p. 55-65, fev. 2006. Disponível em: <www.ncbi.nlm.nih.gov/pcm/articles>. Acesso em: 03 mai. 2018. AQUINO, B. A.; MARTINS, J. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista Mal-estar e Subjetividade. Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, set. 2007. Disponível em: <http://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/1595/3577>. Acesso em: 03 mai. 2018. ARAÚJO, L. F. A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 4, p. 753-755, out/dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n4/17.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018. ARGYLE, M. Is happiness a cause of health? Psychology & Health, Washington, D.C, v. 12, n. 6, p. 769-781, dez. 1997. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1080/>. Acesso em: 03 mai. 2018. ARGYLE, M.; SHWARZ, N. Subjective well-being: An interdisciplinary perspective. Londres: Pergamon Press, 1991. ______. The psychology of happiness. New York: Routledge, 1989. ______. Is happiness a cause of health? Psychology and Health. Londres, v. 12, n. 6, p. 769- 781, dez. 1997 ______.; MARTIN, M. The psychological causes of happiness. In: STRACK,F.; ARGYLE, M.; SCHWARZ, N. (Org.) Subjective well-being. p.77-100. Great Britain: Pergamon Press, 1991. ARPINI, D. M.; WITT, C. S. As múltiplas formas de ser adolescente. In: CAMPOS, H.; SOUSA, R.; GOMES, S. N. (Org.). EMOCORE: experiências grupais na constituição da adolescência. Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2015. 144 p. AVILA, S. F. O. A adolescência como ideal social. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO ADOLESCENTE, 2., 2005, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC00000000820050 00200008&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 21 mai. 2018. 49 BARDIN, L. Análise de conteúdo. Porto: Edições 70, 2011. 280 p. BAUMAN (IDENTIDADE) BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. 280 p. BAUMEISTER, R.F.; LEARY, M. R. The need to belong: Desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation. Psychological Bulletin. Washington, D.C, v. 117, n. 3, p. 497-529. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.117.3.497>. Acesso em: 03 mai. 2018. (1995) BRASIL. Resolução nº 2, de 30 de 2012. Define Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF, s. 1, p. 20, jan. 2012. ______. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica. Concepção e diretrizes. Conselho Nacional de Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691- if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 de jul. 2018 ______. Decreto-lei n° 8.069, de 13 julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Centro de Documentação e Informação Edições Câmara. Brasília, DF, 1990. ______. Decreto-lei nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jun. 2004. ______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. ______. Ministério da Educação. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Boletim 07). Brasília, DF, 2006. 92 p. ______. ______. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio. Brasília, DF: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. 59 p. BEE, H. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2003. 568 p. BENNER, A. D. Latino adolescents’loneliness, academic performance, and the buffering nature of friendships. Journal of Youth and Adolesc. Bethesda, NY, v. 40, n. 5, p. 556-567, jun. 2011. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20571900>. Acesso em: 07 jun. 2017. 50 BERNDT, T. J. The features and effects of friendship in early adolescence. Child Development, Washington, D.C., v. 53, n. 6, p. 1447-1460, dez. 1986. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2307/1130071>. Acesso em: 03 mai. 2018. BEZERRA, L. R.; CAMPOS, H. R. Adolescência,música e mídia: Emocore e identidade juvenil contemporânea. In: CAMPOS, H. R.; SOUSA, S. M. G. (Org.). EMOCORE: experiências grupais na constituição da adolescência. Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2015. BRENDGEN, M.; LAMARCHE, V.; WANNER, B.; VITARO, F. Links between friendship relations and early adolescents’ trajectories of depressed mood. Developmental Psychology, Washington, D.C., v.46, n.2, p. 491-501, mar. 2010. Disponível em: < http://psycnet.apa.org/fulltext/2010-03975-018.html>. Acesso em: 03 mai. 2018. P.23 BUHRMESTER, D. Intimacy of Friendship, Interpersonal Competence, and Adjustment during Preadolescence and Adolescence. Child Development, Washington, D.C., v. 61, n. 4, p. 1101-1111, ago. 1990. Disponível em: < http://www.jstor.org >. Acesso em: 03 mai. 2018. CAMPBELL, A. (1976). Subjective measures of well-being. American Psychologist. Washington, D.C, v. 31, n. 2, p. 117-124, set. 1976. CAVALIERE, A. M. Escolas e tempo integral versus alunos em tempo integral. Revista Em aberto. Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br>. Acesso em: 03 mai. 2018. CHRISTOPHE, M. A legislação sobre a Educação tecnológica, no quadro da educação profissional brasileira. São Paulo: Instituto de estudos do trabalho e da sociedade (IETS), 2005. 24 p. CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evoluções e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, fev. 2003. Disponível em: <http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploadas/2015/10/Pesquisa>. Acesso em: 03 mai. 2018 CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005. CINTRA, C. L.; GUERRA, V. M. Educação Positiva: A aplicação da Psicologia Positiva a instituições educacionais. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 21, n. 3, p. 505- 514, set/dez. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2017/021311191>. Acesso em: 26 jul. 2017. COSTA, L. S. M.; PEREIRA, C. A. A. Bem-estar subjetivo: aspectos conceituais. Arq. Bras. Psicol, Rio de janeiro, v.59, n.1, p. 72-80, jun. 2007. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v59n1/v59n1a08.pdf>. Acesso em: 03 de mai. 2018 51 CRUZ, S. R. C. Satisfação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nas Relações Interpessoais: contribuições da Psicologia Positiva. 2015. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Gestão no Ensino Agrícola, Rio de Janeiro, 2015. CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: A psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. DAYRELL, JUAREZ 2007. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 03 mai. 2018. DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. 41 p. DIENER, E. Subjective well-being. Psychological Bulletin. Washington, DC, v. 95 n. 9, p. 542-575. nov. 1984. Disponível em: <://ssrn.com/abstract=2162125>. Acesso em: 03 jul. 2018. ______.; SUH, E.M.; OISHI, S. Recent findings on subjective well-being. Indian Journal of Clinical Psychology. Washington, DC, v. 24, n. 3, p. 25-41. dez. 1997. ______.; DIENER, M. Cross-Cultural Correlates of Life Satisfaction and Self-Esteem. Journal of Personality and Social Psychology. Washington, D.C, v. 57, n. 5, p. 71-91, jun. 2009. Disponível em: < https://www.researchgate.net/>. Acesso em: 03 mai. 2018. ______.; OISHI, S., & LUCAS, R. Subjective Well-Being: The Science of Happiness and Life Satisfaction. The Oxford Handbook of Positive Psychology, v. 5, n. 2, p. 40-51, set. 2014. Disponível em: < 10.1093/oxfordhb/9780195187243.013.0017>. Acesso em: 03 mai. 2018. ______.; SCOLLON, C. N., OISHI, S., DZOKOTO, V.; SUH, E. M. (2000). Positivity and the construction of life satisfaction judgments: global happiness is not the sum of its parts. Journal of Happiness Studies. Washington, D.C, v. 1, n. 2, p. 159-176, jun. 2000. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1023/A:1010031813405>. Acesso em: 03 mai. 2018. ______ . Subjective well-being. Psychological Bulletin. Washington, D.C, v. 95, n.2, p. 542- 575, jan. 1984. 52 ______.; SELIGMAN, M. E. P. (2004). Beyond money: Toward an economy of wellbeing. Psychological Science in the Public Interest. Pennsylvania, v. 5, n. 1, p. 1-31. ______; SUH, E.M.; OISHI, S. (1997). Recent findings on subjective well-being. Indian Journal of Clinical Psychology. Washington, D.C, v. 24, n.1, p. 25-41, mar. 1997. Disponível em: < http://psycnet.apa.org/record/1997-43193-002>. Acesso em: 03 mai. 2018. DISHION, T.J.; TIPSORD, J. M. Peer contagion in child and adolescent social and emotional development. Annual Review of Psychology. Bethesda, v. 62, n.3, p. 189-214, jan. 2011. Disponível em:< doi: 10.1146/annurev.psych.093008.100412>. Acesso em: 03 mai. 2018 ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. 322 p. FARIAS, C. H. B. F. As relações interpessoais: um estudo sobre os conflitos e suas implicações nas práticas escolares dos professores nas séries iniciais. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – (EDUCERE) III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 4., 2009, Paraná. Anais eletrônicos... Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: <https://www.pucpr.br/anais>. Acesso em: 03 mai. 2018. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. 176 p. FURLONG, M J.; GILMAN, R.; HUEBNER, E. S. Handbook of Positive Psychology in Schools. 2 ed. London: Routledge, 2014. GLATZER, W. Subjective Well-Being: components of well-being. Social Indicators Research. Washington, D.C, v. 19, n. 4, p. 25-38, jan. 1987. GONÇALVES, S. M. M. Mas, afinal, o que é felicidade? Ou quão importantes são as relações interpessoais na concepção de felicidade entre adolescente. 2006. 222f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. GRABOWSKI, G. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Boletim 7: Brasília, 2006. HELLER, D.; WATSON, D.; HIES, R. (2004). The role of person versus situation in life satisfaction: A critical examination (examination). Psychological Bulletin. Washington, D.C, v. 130, n. 4, p. 574-600. Disponível em: <https://www.ncbi.com>. Acesso em: 03 de mai. 2018. Huebner, E.S., Suldo, S.M., & Valois, R.F. Psychometric properties of two brief measures of children’s life satisfaction: The Students’ Life Satisfaction Scale and the Brief Multidimensional Students’ Life Satisfaction Scale. Paper presented at the Child Trends, Indicators of Positive Development Conference. Washington, DC, 2003. Disponível em: 53 <https://www.researchgate.net/publication/232934079_Youth_life_satisfaction_measures_A_ review>. Acesso em: 24 ago. 2018. HUTZ, C. S. Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014. 151 p. ______.; ZANON, C.; BARDAGI, M. P. Satisfação de vida. In: HUTZ, C. S. (Org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014. 151 p. KNOBEL (1981) LAFARGUE, P. E RUSSEL, B. A economia do ócio: domenico de Masi. Rio de Janeiro: Sextante, 2001. 150 p. LUCAS, R.; DIENER, E.; SUH, E. (1996). Discriminant validity of well-being measures. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, D.C, v. 71, n. 5, p. 616-628, jan. 1996. MCCABE, K.; BRAY, M. A.;. KEHLE, T. J.; THEODORE, L. A.; GELBAR, N. W. Promoting Happiness and Life Satisfaction in School Children. Canadian Journal of School Psychology· Connecticut, v. 26, n. 3, p. 178-192, out. 2011. Disponível em: <10.1177/0829573511419089>. Acesso em: 03 mai. 2018. MARCELINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2002. 100 p. MARTIN, K.; HUEBNER, E. S.; VALOIS, R. F. Does life satisfaction predict victimization experiences in adolescence? Psychology in the schools. Washinghton, D.C, v. 45, n. 6, p. 705-714, out. 2008. Disponível em: <10.1002/pits.20336>. Acesso em: 03 mai. 2018. MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 98 p. MORAIS E MONTEIRO (2012) MONTEIRO, R. C.; GONÇALVES, S. M. M. Internato na formação agrícola. Seropédica: RJ EDUR, 2012 128 p. MORAES, L. A. S. S. Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. Transformações em Psicologia. São Paulo, v. 2, n.1, p. 86 - 98, jun. 2009. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/transpsi/v2n1/a06.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018. (NORRISH, 2015) ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Saúde dos jovens - um desafio para a sociedade. Relatório do Grupo de Estudo da OMS para Jovens e "Saúde para Todos no Ano 2000". Genebra: OMS, 1986. (Technical Report Series, 731). OZZELA, S. Adolescência: uma perspectiva crítica. In: CONTINI, M. L.J; KOLLER, S.H. e BARROS, M. N. S. (Org). Adolescência e psicologia – Concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002. p. 16 - 24. 54 PACICO, C. J.; BASTIANELLO, M. J. As origens da psicologia positiva e os primeiros estudos brasileiros. In HUTZ, C. S. (Org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 56 - 78. PALACIOS, J.; OLIVA, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. et al. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 45-67. PALUDO, S. S.; KOLLER, S. H. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 9-20, jun. 2007. Disponível em: <www.scielo.br/paideia>. Acesso em: 03 mai. 2018. PALYS, T. S.; LITTLE, B. R. Perceived life satisfaction and the organization of personal projects systems. Journal of Personality and Social Psychology. Washington, D.C, v. 44, n. 6, p. 1.221-1.230, out. 1983. PEREIRA, C. A. A. Um estudo sobre a qualidade de vida universitária entre docentes da UFRJ - Praia Vermelha. Tese de Doutorado (Psicologia Experimental) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. PEREIRA, C. A. A. Receita de felicidade. Revista Saúde, São Paulo, n. 146, p. 34-46, nov. 1995a. PEREIRA, C. A. A. Resposta a 13 perguntas sobre felicidade. Trabalho não publicado. 1995b. PEREIRA, C.A.A. Um panorama histórico-conceitual acerca das dimensões de qualidade de vida e do bem-estar subjetivo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 49, n. 4, p. 32-48, 1997. ROCHA, M. L. Contexto do adolescente. In: CONTINI, M. L.J; KOLLER, S.H.; BARROS, M. N. S. (Org). Adolescência e psicologia - Concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002. p. 16 - 24. SANTROCK, J.W. Adolescência. 14 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014 SEGABINAZI, J. D.; ZORTEA, M.; GIACOMONI, C. H. Avaliação de bem-estar subjetivo em adolescentes. In: HUTZ, C. S. (Org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 30 - 78. SELIGMAN, M. E. P. Felicidade autêntica: usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente. Rio de janeiro: Objetiva, 2004, 285 p. ______. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar.1 ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2011. 125 p. 55 ______.; CSIKSZENTMIHALYI, M. (2000). Positive psychology: An introduction. American Psychologist. Washington, DC, v. 55, n. 2, p. 5-14. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/11946304_Positive_Psychology_An_Introductio>. Acesso em: 30 jun. 2018. SELIGMAN, M. et al. Positive education: positive psychology and classroom interventions. Oxford Review of Education. United Kingdom, v. 35, n. 3, p. 293-311, jun. 2009. Disponível em: < https://www.ugc.ac.in/mrp/paper/MRP-MAJOR-PSYC-2013-42525- PAPER.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018. SCHIMMACK, U.; DIENER, E.; OISHI, S. Life-satisfaction is a momentary judgment and a stable personality characteristic: the use of chronically accessible and stable sources. Journal of personality. Washington, DC, v. 70, n. 3, p. 345-84. jun. 2002. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12049164>. Acesso em: 26 jul. 2018. SCHIMMACK, U.; OISHI, S. (2005). The Influence of Chronically Accessible and Temporarily Accessible Information on Life Satisfaction Judgment. Journal of Personality and Social Psychology. Washington, D.C, v. 89, n. 4, p. 395-406, nov. 2005. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.89.3.395>. Acesso em: 03 mai. 2018. SCORSOLINI-COMIN, F. Por uma nova compreensão do conceito de bem-estar: Martin Seligman e a psicologia positiva. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 433-435, dez. 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/paideia/v22n53/15.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018 SNYDER, C. R.; LOPEZ, SHANE J. Psicologia positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. 250 p. SULDO, S. M.; THALJI RAITANO, A.; HASEMEYER, M.; GELLEY, C. D.; HOY, B. (2013). Understanding Middle School Students Life Satisfaction: Does School Climate Matter? Applied research in quality of life. Washington, D.C, v. 8 n. 2, p. 169-180, out. 2013. VIGOTSKI, L. S. A. Formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 224 p. WILLIAMS, K. D. Ostracism: The power of silence. New York: Guilford Press, 2001. 282 p. WITKOW, M.; FULIGNI, A. J. In-school versus out-of-school friendships and academic achievement among an ethnically diverse sample of adolescents. Journal of Research on Adolescence. Washington, D.C, v. 3, n.1, p. 354-368, out. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1532-7795.2010.00653.x>.Acesso em: 03 mai. 2018. ZAGURY, T. Encurtando a adolescência. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. 282 p.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66679/2018%20-%20Wilma%20Moraes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5024
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-13T00:01:31Z No. of bitstreams: 1 2018 - Wilma Moraes.pdf: 1380273 bytes, checksum: 030181658d449f6601308192072494b5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-13T00:01:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Wilma Moraes.pdf: 1380273 bytes, checksum: 030181658d449f6601308192072494b5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Wilma Moraes.pdf2018 - Wilma Moraes1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.