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dc.contributor.authorOliveira, Érika Euzébio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:49Z-
dc.date.issued2019-12-09
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erika Euzébio. Investigação das crenças de estudantes sobre a educação em sexualidade no ensino integrado do IFMG-SJE. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12642-
dc.description.abstractA educação em sexualidade objetiva desenvolver uma visão segura e positiva da sexualidade de jovens e crianças para apoiar a tomada de decisão desse público. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista possui em torno de 612 adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, fase essa do desenvolvimento humano que pode gerar vulnerabilidades por mudanças físicas, psicológicas e/ou sociais. Por causa dessa peculiaridade da adolescência, o objetivo desse estudo foi o de investigar as crenças dos estudantes das terceiras séries dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista em relação à Educação em Sexualidade que receberam durante o tempo de formação nessa instituição. Esse trabalho pautou-se na contribuição teórica de autores como: Altman (2007,2013), Figueiró (2006,2014), Furlani (2008,2011) entre outros. Para a pesquisa, realizaram-se dois estudos: o Estudo I e o Estudo II. O método de pesquisa utilizado para os dois estudos foi o qualitativo. O Estudo I tratou de uma Revisão Integrativa da literatura, e o Estudo II descreveu as crenças dos estudantes das terceiras séries dos cursos técnicos integrado sobre a educação em sexualidade no ensino integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista. O resultado do Estudo I apresentou que os adolescentes compreendem a sexualidade limitada às práticas sexuais e apresentam pouco conhecimento sobre os assuntos abordados. Identificou-se a prevalência da abordagem biológico-higienista nas intervenções, sendo que os assuntos predominantes nas publicações foram os relacionados às IST/AIDS/HIV, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. Os dados do Estudo I apontaram a necessidade de investir na formação dos docentes e profissionais da saúde para trabalhar a sexualidade de forma abrangente. Vários projetos de extensão vêm sendo realizados em escolas públicas sobre sexualidade, demonstrando uma parceria entre o Ensino de Graduação e Fundamental. Para a coleta de dados do Estudo II, utilizou-se o método de roda de conversa. Participaram das rodas de conversa 30 estudantes, sendo que, o máximo de participantes nas rodas de conversas foi de 9 e o mínimo de participantes foi 3 ; o tempo de duração foi o mínimo de 1 h e máximo de 1h e 22 min. Para análise do Estudo II, utilizou-se a pesquisa narrativa temática. Sobre os temas discutidos com os estudantes do Estudo II, eles apresentaram crenças que estão de acordo com publicações em relação ao assunto e que as discussões na instituição sobre Educação em sexualidade acontecem com pouca frequência, portanto procuram informações sobre o assunto com os colegas e outras fontes. Foi identificada a prevalência da abordagem biológico-higienista na instituição, assim como em outras escolas públicas brasileiras. Portanto considera-se necessária a formação dos profissionais da instituição para trabalhar educação em sexualidade com os estudantes. Sugere-se que aconteçam discussões sobre esse assunto nessa instituição e em outras instituições de ensino para uma compreensão biopsicossocial da sexualidade e mudança de atitude dos adolescentes e profissionais das instituições, para que possamos construir uma educação cidadã, transformadora e respeitosa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDiversidade sexualpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSexuality and adolescenceeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexual diversityeng
dc.titleInvestigação das crenças de estudantes sobre a educação em sexualidade no ensino integrado do IFMG-SJEpor
dc.title.alternativeInvestigation of beliefs about sexuality education in IFMGSJE Integrated Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSexuality education aims to develop a safe and positive view of the sexuality of youth and children to support the decision of this audience. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais Campus São João Evangelista has around 612 adolescents with age between 14 to 21 years, a phase of human development that can generate vulnerabilities due to physical, psychological and / or social changes. Because of this peculiarity of adolescence, the aim of this study was to investigate the beliefs of third grade students of integrated technical courses in relation to sexuality education after joining the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais Campus São João Evangelista. For this work was based on the theoretical contribution of authors such as: Altman (2007,2013), Figueiró (2006,2014), Furlani (2008,2011) among others. For the research two studies were carried out: Study I and Study II. The research method used for both studies was qualitative. Since Study I was an Integrative Literature Review and Study II described the beliefs of third grade students of the integrated technical courses on sexuality education in the integrated teaching of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais Campus São João Evangelista. The results of Study I showed that adolescents understand sexuality limited to sexual practices and had little knowledge about the topics addressed. The prevalence of the biological-hygienist approach in the interventions was identified, and the predominant subjects in the publications were those related to STIs. / AIDS / HIV, teenage pregnancy and contraceptive methods. The data from Study I pointed to the need to invest in the training of teachers and health professionals to work on sexuality comprehensively. Several extension projects are being carried out in public schools about sexuality, demonstrating a partnership between undergraduate and elementary school. For the collection of data from Study II, the chatting circle method was used. Thirty students participated in the chatting circle, with the maximum number of participants in the circle being 9 and the minimum number of participants being 3, the duration time being the minimum of 1 h and maximum of 1h and 22 min. For analysis of Study II, thematic narrative research was used. On the topics discussed with Study II students, they presented beliefs that are in agreement with publications on the subject and that discussions at the institution about sexuality education take place infrequently, so they seek information on the subject from their peers and others sources. We identified the prevalence of the biological-hygienist approach in the institution, as well as in other Brazilian public schools. Therefore, it is considered necessary to train the institution's professionals to work on sexuality education with the students. It is suggested that there be discussion on this subject in this institution and in other educational institutions for a biopsychosocial understanding of sexuality and attitude change of adolescents and professionals of the institutions, so that we can build a transformative and respectful citizen education.eng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor1ID033.121.697-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Ana Amélia de
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee1ID033.121.697-39por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.referee2Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee3Silva, José Carlos Tavares da
dc.creator.ID316.020.778-19por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744248696579675por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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