Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12649
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Jeconias Ferreira dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:07Z-
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.citationSANTOS, Jeconias Ferreira dos. Diagnóstico do uso de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação no aprimoramento da formação do Técnico em Agropecuária no Campus Manaus Zona Leste do Instituto Federal do Amazonas. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12649-
dc.description.abstractÉ notável o avanço do uso de tecnologias de precisão, de softwares, de sensores, tecnologia de georreferenciamento, dentre outros recursos, no campo das ciências agrárias, portanto, é necessário preparar os discentes do curso técnico em agropecuária para esta realidade de mercado. É importante, portanto, um estudo quanto ao uso dos recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, ao longo da formação do técnico em agropecuária, a fim de identificar de que forma esses recursos podem auxiliar o discente no aprendizado das técnicas de campo e tornar sua atuação profissional mais eficiente e eficaz com auxílio da tecnologia. Esta pesquisa busca principalmente apresentar um diagnóstico do uso de recursos TIC, sob a perspectivas de docentes e alunos, aliado com os conhecimentos técnicos da agropecuária, para aprimoramento da formação do técnico em agropecuária. Para isso, foi necessário projetar alguns objetivos específicos: diagnosticar os componentes curriculares do eixo da formação profissional aptos a aplicar recursos de TIC em suas atividades; verificar como as ferramentas de TIC podem ser utilizadas nas práticas, sob a perspectiva dos docentes das áreas técnicas do curso Técnico em Agropecuária; percebem, aplicam e recomendam o uso de recursos de TICs no seu cotidiano e no ambiente de aprendizagem. O presente trabalho realizou uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva do tipo documental e de estudos de campo quanto ao seu nível de aprofundamento. Quanto aos procedimentos, a pesquisa foi realizada através de estudo de campo, onde foram coletados e analisados os dados que foram levantados no local da pesquisa, através de técnicas como a observação, aplicação de questionários, entrevistas e levantamento documental. Através dos dados levantados, foi possível alcançar o propósito inicial e alguns pontos merecem destaque. A formação inicial dos docentes que ministram aulas da formação técnica é deficitária quanto a utilização de recursos das tecnologias de informação e comunicação, o que limita a atuação inicial dos docentes em suas práxis pedagógicas. Contudo, há o esforço por parte dos docentes, para conhecer mais e saber como utilizar tais recursos, além de compreenderem a importância do uso destes como ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem. Os estudantes demonstraram na pesquisa seu interesse por aplicativos na sua maioria em plataforma mobile, pela facilidade do acesso e habitualidade dos mesmos com o smartphone. Ambos os grupos sugerem ferramentas a serem utilizadas e reconhecem a importância da utilização dos recursos de TIC no auxílio para o processo de aprendizagem, seja pela facilidade, pela interação, pela curiosidade e dinamismo que o uso dos recursos propõe às aulas. Importa ainda destacar, a dicotomia existente entre as ferramentas utilizadas pelos docentes e aquelas com que os estudantes mais possuem interesse e usabilidade. O resultado dessa pesquisa nos sugere que há importantes práticas a serem adotadas: a necessidade de capacitação dos docentes para utilização dos recursos tecnológicos; a necessidade de interação entre os docentes em busca de soluções e práticas que possibilitem uma melhor formação do técnico, além de promover a interdisciplinaridade, trazendo otimização da utilização dos recursos tecnológicos, muitas vezes escasso na estrutura do campus; a prática do docente precisa ser reavaliada e incluir o uso de ferramentas como aplicativos mobile da área técnica, aplicativos para computadores para uso agropecuário, plataforma de vídeo (Youtube), uso de GPS dentre outros, que possam aprimorar o ensino técnico em agropecuária, aliando conhecimentos agropecuários com o uso de recursos tecnológicos já existentes no campo da atuação profissional da agropecuária.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia de Informaçãopor
dc.subjectEducação, Ensino e Aprendizagempor
dc.subjectInstituto Federal do Amazonaspor
dc.subjectInformation Technologyeng
dc.subjectEducation, Teaching and Learningeng
dc.subjectFederal Institute of Amazonaseng
dc.titleDiagnóstico do uso de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação no aprimoramento da formação do Técnico em Agropecuária no Campus Manaus Zona Leste do Instituto Federal do Amazonaspor
dc.title.alternativeDiagnosis of the Use of Information and Communication Technology Resources in the Improvement of Technical Training in Farming at Manaus Campus East Zone of the Federal Institute of Amazonaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt is remarkable the advance of the use of precision technologies, software, sensors, georeferencing technology, among other resources in the field of agrarian sciences, therefore, it is necessary to prepare the students of the technical course in agriculture for this market reality. Therefore, it is important to study the use of Information and Communication Technology (ICT) resources throughout the training of the agricultural technician, in order to identify how these resources can assist the student in the learning of field and field techniques. make their professional performance more efficient and effective with the help of technology. This research aims to present a diagnosis of the use of ICT resources, from the perspective of teachers and students, allied with the technical knowledge of agriculture, to improve the training of the technician in agriculture. To this end, it was necessary to project some specific objectives: to diagnose the curriculum components of the vocational training axis capable of applying ICT resources in its activities; verify how ICT tools can be used in practice, from the perspective of the teachers of the technical areas of the Technical Course in Agriculture; understand, apply and recommend the use of ICT resources in their daily lives and learning environment. The present work carried out a quantitative and qualitative descriptive research of documentary type and field studies regarding its level of deepening. Regarding the procedures, the research was carried out through a field study, where the data that were collected at the research site were collected and analyzed, through techniques such as observation, questionnaires application, interviews and documentary survey. Through the collected data, it was possible to reach the initial purpose and some points deserve to be highlighted. The initial training of teachers who teach technical training classes is deficient regarding the use of resources of information and communication technologies, which limits the initial performance of teachers in their pedagogical praxis. However, there is the effort on the part of teachers, to know more and know how to use these resources, and understand the importance of using them as tools that help in the learning process. The students showed in the research their interest for applications mostly on mobile platform, for the ease of access and their habituality with the smartphone. Both groups suggest tools to be used and recognize the importance of using ICT resources to help the learning process, whether for the ease, interaction, curiosity and dynamism that the use of resources proposes to classes. It is also important to highlight the existing dichotomy between the tools used by teachers and those with which students have the most interest and usability. The result of this research suggests that there are important practices to be adopted: the need for teacher training to use technological resources; the need for interaction between teachers in search of solutions and practices that enable better training of the technician, as well as promoting interdisciplinarity, bringing optimization of the use of technological resources, often scarce in the campus structure; The teacher's practice needs to be reevaluated and include the use of tools such as mobile applications in the technical area, computer applications for agricultural use, video platform (Youtube), use of GPS among others, which can improve technical education in agriculture, combining agricultural knowledge with the use of existing technological resources in the field of professional activity of agriculture.eng
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.advisor1ID099420597-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.referee1Cruz, Sergio Manuel Serra da
dc.contributor.referee1ID7618571401128973por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618571401128973por
dc.contributor.referee2Nascimento, Bruno Santos do
dc.contributor.referee2ID4093934190648057por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4093934190648057por
dc.creator.ID671.798.432-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4701519063884910por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALONSO, K. M. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS MULTIMÍDIAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE. 23o Reunião da ANPED, na Seção Especial: “Multimídias, Organização do trabalho docente e política de formação de professores". Anais...Caxambu: 2000 ANDRADE, M. M. DE. Pesquisa Científica; Pesquisa de Campo. In: ATLAS (Ed.). . Introdução à metodologia do trabalho científico : elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: [s.n.]. p. 111–138, 2017. DEMO, P. Habilidades do Século XXI. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., v. 34, n. 2, p. 5–15, 2008. GOSS, F. Embrapa Amazônia Ocidental lança o aplicativo Nutrisolo. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/33468280/embrapa-amazonia-ocidental lanca-o-aplicativo-nutrisolo>. Acesso em: 12 maio. 2018. IFAM. A Instituição. Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/campus/cmzl/instituicao/a instituicao-1>. Acesso em: 01 agosto. 2019. LAMAS, Fernando Mendes. Artigo: A tecnologia na agricultura. Empraba, 2017. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/30015917/artigo-a tecnologia-na-agricultura>. Acesso em: 12 maio. 2018. LEITE, E. W. F. RECURSOS INFORMATIZADOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ESTUDO DE CASO DA CADEIA PRODUTIVA DO AÇAÍ NA CIDADE DE MACAPÁ. [s.l.] UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, 2014. LÈVY, P. Cibercultura. 1a edição ed. São Paulo: Editora 34, 1999. MEIRA, C. et al. Agroinformática: Qualidade e produtividade na agricultura. Cadernos de Ciência e tecnologia, v. 13, n. May 2014, p. 175–194, 1996. MORAN, J. M. A Educação que desejamos. Novos desafios e como chegar lá.5ª edição. Campinas,SP. Papirus,2012. OCIDENTAL, C. DE P. A. ORESTAL DA A. Aplicativo nutrisoloManausEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, , 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1090682/aplicativo-nutrisolo ao-alcance-das-maos-em-poucos-cliques-e-em-todo-lugar> OLIVEIRA, C. DE; MOURA, S. P.; SOUSA, E. R. DE. TIC’S na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, p. 75–95, 2015. SANTOS, A. R. DOS et al. Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio. Campinas - SP: Embrapa Informática Agropecuária, 2011.por
dc.subject.cnpqCiências Agráriaspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68036/2019%20-%20Jeconias%20Ferreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5356
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-02-04T18:33:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Jeconias Ferreira dos Santos.pdf: 4544490 bytes, checksum: 812b0476454843f1d82a51bd2d688c34 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-04T18:33:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Jeconias Ferreira dos Santos.pdf: 4544490 bytes, checksum: 812b0476454843f1d82a51bd2d688c34 (MD5) Previous issue date: 2019-08-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Jeconias Ferreira dos Santos.pdf2019 - Jeconias Ferreira dos Santos4.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.