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dc.contributor.authorBarbosa, Douglas de Miranda
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:14Z-
dc.date.issued2019-09-03
dc.identifier.citationBARBOSA, Douglas de Miranda. Vivência e convivência em Moradias Estudantis: uma análise do cotidiano escolar sobre a formação técnica no IFMG – Campus São João Evangelista. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12652-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou descrever e analisar as influências da convivência nas Moradias Estudantis no processo de formação dos estudantes de uma escola agrícola. O percurso investigativo orientou-se pela percepção dos usuários partícipes desse tipo de interação para apurar os impactos e significados atribuídos à experiência de convivência em coletividade, de forma a verificar em que circunstâncias o cotidiano de convivência desse recorte social interfere na valoração humanística e profissional dos educandos. A partir de relatos e observações tecidos junto aos estudantes residentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São João Evangelista procurou-se identificar como esses sujeitos praticam o cotidiano escolar e quais os impactos dessas vivências no processo de formação nas dimensões intra e extraclasse, à luz da percepção dos próprios usuários. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso etnográfico, tomando o estudo do cotidiano como perspectiva metodológica. Foram empregadas abordagens quantitativa e qualitativa, respectivamente, valendo-se pela utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário virtual, observação participante, entrevista aos residentes. Com vistas a obtenção de informações sobre as ações institucionais voltadas à permanência e sucesso escolar de estudantes que procuram pelas Moradias, também foi desenvolvida uma entrevista ao Diretor- Geral da unidade do IFMG em estudo. Para análise e compreensão dos fenômenos investigados no cotidiano dos estudantes residentes foram utilizadas produções do Estudo do Cotidiano, Antropologia e Estudos Sociais, com autores como Certeau, Goffman, Heller e Pais. Os dados obtidos revelam que os discentes reconhecem a Moradia Estudantil como um espaço de desenvolvimento e preparação para a vida adulta. Os residentes consideraram a condição de interno como uma fase significativa, que expõe os adolescentes a experiências enriquecedoras, onde a partir do cotidiano de convivência coletiva os sujeitos desenvolvem o relacionamento interpessoal, maturidade, respeito, autonomia, autocontrole e solidariedade, o que lhes auxilia em decisões de carreira e planos para o futuro. Com a pesquisa conclui-se que além de um espaço físico para permanência de estudantes carentes, as Moradias Estudantis possuem uma função social na formação de seus usuários.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectação afirmativapor
dc.subjectresidentepor
dc.subjectexperiênciapor
dc.subjectsocializaçãopor
dc.subjectaffirmative actioneng
dc.subjectresidenteng
dc.subjectexperienceeng
dc.subjectsocializationeng
dc.titleVivência e convivência em Moradias Estudantis: uma análise do cotidiano escolar sobre a formação técnica no IFMG – Campus São João Evangelista.por
dc.title.alternativeLiving and coexistence in student housing: an analysis of daily school life on technical training at IFMG - Campus São João Evangelista.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aimed describing and reviewing the influences on coexistence in student housing in students’ training process of an agricultural school. The investigative path was guided by users participants’ perception the of this type of interaction to implement impacts and meanings attributed to coexistence in community in order to verify in which circumstances the cutting social’s daily life of coexistence interferes with learners’ professional and humanistic valuation. Based on resident student’s reports and observations, all of them from Federal Institute of Education Science and Technology São João Evangelista Campus, we tried to identify how these subjects face school daily life and what are the impacts of these experiences on training students’ processes intra and extra class dimensions in the light of user’s own perception. The research is characterized by being an ethnographic case study taking the study of everyday life as a methodological perspective. Quantitative and qualitative methodologies were respectively employed using the following data collection instruments: virtual questionnaire, participant observation, interview with residents. An interview was also made with the Campus Principal in order to gather further information about institutional actions aimed at permanence and success of the students who looks for this kind of housing. We also used Productions of Daily Study, Anthropology and Social Studies from authors like Certeau, Goffman, Heller and Pais in order to analyze and understand the investigating phenomena about everyday life resident students’. The data obtained reveal that students recognize students housing as a development and interaction space where they are able to prepare themselves to adulthood. The residents considered their inmate condition as a significant stage in their lives that take them to enriching experiences in which – from daily community coexistence - they can develop skills such interpersonal relationship, maturity, respect, autonomy, self-control and solidarity supporting them on carrier decisions and plans for their future life. It was concluded that student housing has a greater social function in training users far beyond its meaning as a physical space.eng
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee2Freitas, Patricia Oliveira de
dc.contributor.referee3Reis, Lilian Perdigão Caixeta
dc.creator.ID087.776.376-31por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2286126484528587por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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