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dc.contributor.authorSilva, Edinilson dos Anjos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:19Z-
dc.date.issued2021-04-27
dc.identifier.citationSILVA, Edinilson dos Anjos Silva. Dimensões política e pedagógica da Etnomatemática na Escola do Distrito Praça Rica no Município de Vila Pavão - ES. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12654-
dc.description.abstractEsta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro Municipal de Educação Agroecológica Artur Pagung localizada no distrito de Praça Rica, município de Vila Pavão, no Estado do Espírito Santo, no Brasil. A pesquisa nos levou a refletir, vivenciar a ETNO-MATEMA-TICA em suas dimensões. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a relação da matemática escolar com os conhecimentos cotidianos dos trabalhadores rurais com vistas às dimensões política e pedagógica da etnomatemática. A metodologia que orienta a investigação é a pesquisa qualitativa, os procedimentos utilizados, foram: entrevistas semiestruturadas, questionários, diário de campo, observação participante, vídeos, fotografias e rodas de conversas. Entrevistamos, alunos, ex-alunos, professores, direção escolar e produtores rurais (pais ou responsáveis de alunos da instituição de ensino), com os quais destacamos objetos do conhecimento de matemática. Os resultados das etapas da pesquisa apresentado pelos colaboradores nos remete aos ideais de valores, da evolução na caminhada educativa, da importância e compreensões de objetos do conhecimento de matemática, que sustenta e enaltece as práticas, as vivências humanas, em contexto de dentro (escola) para fora (família e comunidade) e de fora (família e comunidade) para dentro (escola).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectProdutores Ruraispor
dc.subjectDimensão Políticapor
dc.subjectDimensão Pedagógicapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectFundamental Teachingeng
dc.subjectRural Workerseng
dc.subjectPolitical Dimensioneng
dc.subjectPedagogical Dimensioneng
dc.titleDimensões política e pedagógica da Etnomatemática na Escola do Distrito Praça Rica no Município de Vila Pavão - ESpor
dc.title.alternativePolitical and pedagogical dimensions of Ethnomathematics at school of Praça Rica district in the municipality of Vila Pavão - ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is a research work developed at the Artur Pagung Municipal Center for Agroecological Education located in Praça Rica district, municipality of Vila Pavão, in the Espírito Santo State, Brazil. The research led us to reflect, to experience ETHNO-MATHEMA-TICS in its dimensions. The main goal of the research was to analyze the relationship between school mathematics and the daily knowledge of rural workers with a view to the political and pedagogical dimensions of ethnomathematics. The methodology that guides the investigation is qualitative research, and were used the following procedures: semi-structured interviews, questionnaires, field diary, participant observation, videos, photographs and conversation circles. We interviewed students, former students, teachers, school direction and rural workers (parents or guardians of students from educational institution), with whom we highlighted mathematical knowledge objects. The results of the research stages presented by the collaborators lead us to the ideals of values, of the evolution in the educational journey, of the importance and understandings of objects of the knowledge of mathematics, which sustain and praise the practices, the human experiences, in the context from inside (school) to outside (family and community) and from outside (family and community) to inside (school).eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee3Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee4Bandeira, Francisco de Assis
dc.creator.ID101.916.167-10por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9110-9209por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773554084344869por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBANDEIRA, F. A. Pedagogia etnomatemática: ações e reflexões em matemática do ensino fundamental. Natal, RN: EDUFRN, 2016 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília: Senado Federal, 1988, p.123. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf . Acesso em: 11 jan. 2021. BRASIL. Senado Federal. Lei n° 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996, p.11-14. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998a. 152 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. BRASIL/MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. 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