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dc.contributor.authorRocha, Damião Noel
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:24Z-
dc.date.issued2019-07-10
dc.identifier.citationROCHA, Damião Noel. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise sobre a Implementação no Instituto Federal de Minas Gerais – campus São João Evangelista. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12656-
dc.description.abstractO Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa propiciar aos estudantes das instituições federais de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão dos cursos com desempenho acadêmico satisfatório. Este trabalho analisou a metodologia e critérios de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus São João Evangelista, no que se refere às bolsas de cunho socioeconômico e de mérito acadêmico, concedidas a estudantes dos cursos superiores, no período de 2016 a 2018, sob o olhar dos profissionais responsáveis pela sua execução e dos beneficiários atendidos. A natureza desta pesquisa é quali-quantitativa. Foram usadas três técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e as respostas da questão discursiva do questionário passaram por uma análise de conteúdo conforme recomendado por Silva e Fossá (2015). As questões objetivas dos questionários foram processadas no software Microsoft Excel e na plataforma Google Form depois quantificados e apresentados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados apontaram que a metodologia de execução adotada pelo IFMG-SJE em seu Programa de Assistência Estudantil (PAE) apresentou pontos falhos que contribuíram para morosidade do processo e consequente atraso no atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade. O IFMG tem concentrado esforços para aprimorar a metodologia de execução do PAE e o principal caminho encontrado para alcançar este objetivo tem sido através da informatização destes processos. Os beneficiários dos PAE do IFMG-SJE se mostraram satisfeitos com a execução deste programa no campus. Entre os pontos a serem otimizados visando melhoria nos serviços prestados aos beneficiários, destacam-se: a participação dos discentes no planejamento do PAE, a demora na seleção de bolsista, o acompanhamento dos bolsistas e a participação dos discentes na avalição do PAE.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantilpor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectimplementaçãopor
dc.subjectIFMG-SJEpor
dc.subjectNational Program of Student Assistanceeng
dc.subjectpublic policyeng
dc.subjectimplementationeng
dc.subjectIFMG-SJEeng
dc.titlePrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise sobre a Implementação no Instituto Federal de Minas Gerais – campus São João Evangelista.por
dc.title.alternativeNational Student Assistance Program (PNAES): an Analysis on Implementation at the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista campus.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe National Program of Student Assistance (PNAES) aims to provide students of the federal institutions of education in conditions of socioeconomic vulnerability, conditions for permanence and completion of courses with satisfactory academic performance. This work analyzed the methodology and criteria for the implementation of the National Program of Student Assistance (PAE) of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) in the São João Evangelista Campus, in relation to scholarships of socioeconomic and academic merit awarded to students of courses, from 2016 to 2018, under the watchful eye of the professionals responsible for their execution and the beneficiaries attended. The nature of this research is qualitative-quantitative. Three techniques of data collection were used: documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The interviews and the answers to the discursive question of the questionnaire went through a content analysis as recommended by Silva and Fossá (2015). The objective questions of the questionnaires were processed in Microsoft Excel software and the Google Form platform, then quantified and presented in the form of tables and graphs. The results showed that the implementation methodology adopted by the IFMG-SJE in its Student Assistance Program (PAE) presented faulty points that contributed to the slowness of the process and consequent delay in attendance to students in situations of vulnerability. The IFMG has concentrated efforts to improve the methodology of execution of the PAE and the main route found to achieve this objective has been through the computerization of these processes. The beneficiaries of the IFMG-SJE ECPs were satisfied with the implementation of this program on campus. Among the points to be optimized in order to improve the services provided to the beneficiaries, the following stand out: the participation of the students in the planning of the PAE, the delay in the selection of fellows, the follow-up of the scholarship holders and the participation of the students in the evaluation of the PAE.eng
dc.contributor.advisor1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Edmar Geraldo de
dc.contributor.referee1Marino, Tiago Badre
dc.contributor.referee2Rocha, Andre Santos da
dc.contributor.referee3Nascimento, Bruno Santos do
dc.creator.ID073.515.046-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4408144060145359por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, J. C. S. DE. Avaliação da implementação do PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFPR: impactos e resultados para graduandos com fragilidade socioeconômica. ITAJAÍ/SC: Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Itajaí, 2013. ATLAS, B. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/sao-joao-evangelista_mg>. Acesso em: 17 jul. 2019. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional originalmente publicado no Diário Oficial da União de 5 de outubro de 1988. Brasília/DF, 1988. ___. Decreto no 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília/DF, 2010. CAVALCANTI, P. A. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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