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dc.contributor.authorGloria, Celia Rejane Correa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:29Z-
dc.date.issued2019-06-19
dc.identifier.citationGLÓRIA, Célia Rejane Corrêa. O Processo de Descarte dos Resíduos Sólidos na Comunidade de Terezina III, no Município de Tabatinga-AM: uma proposta de Educação Ambiental. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12658-
dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada “O Processo de Descarte de Resíduos Sólidos na Comunidade de Terezina III, no Município de Tabatinga-AM: Uma Proposta de Educação Ambiental” foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ-RJ, tendo como objetivo central investigar como se dá o processo de descarte dos resíduos sólidos na comunidade visando à elaboração de uma proposta de Educação Ambiental, que contribua de forma eficaz para a diminuição dos impactos negativos provocados pelo aumento da produção e descarte desses resíduos. Para tal, buscamos demonstrar, através da história da relação homem-natureza, os motivos que levaram ao aumento desenfreado da produção de resíduos e as perspectivas futuras para a humanidade, caso não sejam tomadas medidas que contribuam para a gestão e descarte dos mesmos. Traçamos, ainda, um breve histórico sobre as políticas nacionais voltadas para os resíduos sólidos no âmbito Nacional, Estadual e Municipal e também sobre as bases conceituais e práticas da Educação Ambiental no Brasil. A fim de comprovar a importância do papel da escola na busca de soluções para os problemas ambientais apresentados dentro da localidade em decorrência do aumento da produção desses resíduos, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa para levantamento de dados que pudessem contribuir para a proposição e desenvolvimento de ações pedagógicas participativas de Educação Ambiental que sensibilizem os sujeitos locais para práticas ambientais sustentáveis, onde se utilizou como método de levantamento de dados a aplicação de questionários semiestruturados com 21 moradores da comunidade, 38 discentes e 9 docentes da escola. Realizamos também observações participantes na localidade. Os resultados obtidos nos permitem avaliar que os moradores da localidade são pessoas bastante comprometidas com a melhoria do ambiente em que vivem, participando de ações e projetos voltados à conservação e preservação ambiental. |No âmbito educacional é possível perceber que a escola, ainda de forma tímida, vem buscando desenvolver ações que permitam a melhoria do ambiente escolar em relação ao meio ambiente, o que pode ser observado através dos posicionamentos críticos dos discentes que participaram da pesquisa.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnaturezapor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectconsumopor
dc.subjectresíduos sólidospor
dc.subjectnatureeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectconsumptioneng
dc.subjectcolid wasteeng
dc.titleO processo de descarte dos resíduos sólidos na comunidade de Terezina III, no município de Tabatinga-AM: uma proposta de Educação Ambiental.por
dc.title.alternativeThe disposal process of solid waste in the community of Terezina III, in the municipality of Tabatinga-AM: a proposal of Environmental Education.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research entitled "The Solid Waste Disposal Process in the Community of Terezina III, in the Municipality of Tabatinga-AM: A Proposal for Environmental Education" was carried out together with the Post-Graduation Program in Agricultural Education of the Federal Rural University of Rio de January / UFRRJ-RJ, whose main objective was to investigate how the solid waste disposal process is carried out in the community aiming the elaboration of a proposal of Environmental Education, which will contribute effectively to decrease negative impacts caused by increased production and waste. Thus, we seek to demonstrate, through the history of the human-nature relationship, the reasons that led to the unbridled increase in waste production and the future prospects for humanity if no measures are taken to contribute to the management and disposal of waste. We also draw a brief history of national policies focused on solid waste at the National, State and Municipal levels, as well as on the conceptual and practical bases of Environmental Education in Brazil. In order to prove the importance of the role of the school in the search for solutions to the environmental problems presented within the locality due to the increase of the production of these residues, a qualitative and quantitative research was carried out to collect data that could contribute to the proposal and development of participative pedagogical actions of Environmental Education that sensitize the local subjects to sustainable environmental practices, where the application of semi-structured questionnaires with 21 community residents, 38 students and 9 teachers of the school was used as data collection method. We also made participant observations in the locality. The results obtained show us that the locality’s residents are people very committed to environment improvement, by participating in actions and projects aimed conservation and environmental preservation. In the educational context it is possible to infer that school, even if in a modest way, has been seeking to develop actions that allow the improvement of the school environment, which can be observed through the critical positions of the students who participated in the research.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID949.077.307-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.referee2Menezes, Bruno Cardoso de
dc.contributor.referee3Plácido Júnior, Cristovão Gomes
dc.creator.ID320.956.272-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606032610142674por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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