Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSales, Franciana Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:47Z-
dc.date.issued2019-09-25
dc.identifier.citationSALES, Franciana Ribeiro. Os eventos culturais de língua espanhola no Instituto federal de Educação do Amazonas Campus Avançado Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispanofalante local. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12665-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo apresentar os eventos culturais de extensão na área de língua espanhola desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Avançado Manacapuru. Ao mesmo tempo visou apontar suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem de discentes, e a partir do diálogo intercultural entre alunos e hispanofalante da localidade verificar as possíveis desses eventos contribuições para o exercício da cidadania desses sujeitos. Esse trabalho foi fruto de uma pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com discentes do Instituto e com membros da comunidade hispanofalante local, participantes dos eventos culturais. Os aportes teóricos consultados giraram em torno da importância de considerar o conceito de interculturalidade no processo de ensino aprendizagem, abordaram-se problemáticas pertinentes e atuais como os processos de imigração no Amazonas, e a importância e os desafios de uma educação direcionada para a cidadania intercultural no contexto escolar atual. Assim, por meio do estudo pôde-se verificar que para os discentes os eventos culturais trouxeram contribuições significativas no que diz respeito ao aprendizado da língua espanhola, ao desenvolvimento de diversas competências, habilidades e valores como a autonomia, a cooperação, a empatia e a solidariedade, ampliou-se a visão de mundo dos discentes, desnaturalizando-se alguns preconceitos e estereótipos e fomentando o respeito e a valorização à diversidade cultural. E para os falantes da língua espanhola, as maiores contribuições apontadas foram a própria interação com os naturais de outros países de fala espanhola e a interação com a comunidade manacapuruense, e se sentirem aceitos e acolhidos por essa comunidade, compartilhando suas expectativas, dificuldades e superações.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEventos culturaispor
dc.subjectensino de língua espanholaeng
dc.subjectinterculturalidadeeng
dc.subjecthispanofalantespor
dc.subjectCultural eventseng
dc.subjectSpanish language teachingeng
dc.subjectinterculturalityeng
dc.subjectHispanic speakerseng
dc.titleOs eventos culturais de língua espanhola no Instituto federal de Educação do Amazonas Campus Avançado Manacapuru: contribuições para a comunidade discente interna e hispanofalante localpor
dc.title.alternativeSpanish language cultural events at the Federal Institute of Education of Amazonas Campus Advanced Manacapuru: contributions to the internal student community and local speakereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed to present the cultural events of extension in the Spanish language area developed by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Advanced Campus Manacapuru. At the same time, it focused to point out their contributions in the students’ teaching-learning process, and from the Intercultural dialogue between students and local Hispanic community to verify the possible contributions from these events to the exercise of citizenship of both subjects. This work was the result of a descriptive research with a qualitative approach that used as a data collection instrument the semi-structured interview with students of the Institute and the local members of the Hispanic community, participants of these cultural events. The theoretical contributions consulted revolved around the importance of considering the interculturality concept in the teaching-learning process, approaching relevant and current issues such as immigration in the Amazon, as the importance and challenges of an education directed to intercultural citizenship in the current school context. Thus, through the analysis of the study, it could be, verified that the cultural events brought significant contributions to the students regarding the learning of the Spanish language, the development of competences, skills and values such as autonomy, cooperation, empathy and solidarity. Also, the events expanded the students' worldview, denaturalizing some prejudices and stereotypes as well as promoting respect and appreciation for cultural diversity. Besides, for the Spanish speakers, the greatest contributions they pointed out were their own interaction with other same language speakers residing in Manacapuru town and their interaction with the Manacapuru community, in addition to the feeling of being accepted and welcomed by that community, sharing their expectations, difficulties and overcoming.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1IDCPF: 072.727.277-21por
dc.contributor.referee1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.referee2Freire, Eliane Fazolo
dc.contributor.referee3Martinez, Silvia Alicia
dc.creator.IDCPF: 878.023.093.87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039618315915129por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, C. M; SOARES, K. C. D. Pedagogo Escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: IBPEX: 2010. AUSUBEL, D. et al. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1968. BAÑOS, R. V. La Competencia Comunicativa Intercultural. Un estudio en el primer ciclo de la ESO.2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidad de Barcelona, Barcelona. BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. BARTOLOMÉ, M. Educar para una ciudadanía intercultural. In: BARTOLOMÉ, M. (coord.). Identidad y ciudadanía. Un reto a la educación intercultural. Narcea: Barcelona, 2002. p. 131-161. BARTOLOMÉ, M. y CABRERA, F. A. (Coord.). La construcción de una ciudadanía intercultural y responsable en la juventud. Guía para el profesorado de Educación Secundaria. Madrid: Narcea, 2007. BENEVIDES, M. V. Educação para a democracia: Direitos Humanos na Sala de Aula. Rio de Janeiro, Novamerica, ano 8, n.79, maio 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/675. Acesso em 01 de agosto de 2019. BERTI, N. M. O ensino de Matemática no Brasil: buscando uma compreensão histórica. VI Jornada do HistedBr - História, Sociedade e Educação no Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grosa - UEPG - Ponta Grossa, 2005. BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 dez 2008. BRASIL. Lei 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 ago. 2005. BRASIL. Lei de nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União - Seção 1 - 17/2/2017, Página 1, Brasília, DF,2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. BROWN, D.H. Principles of Language Learning and Teaching. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall Regent, 1987. BROWN, D. H. Language assessment: principles and classroom practices. Longman: USA, New York. 2004. BONASSI, M. Canta, América sem fronteiras! Imigrantes latino-americanos no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2000. CABRERA, F. A. Hacia una nueva concepción de la ciudadanía en una sociedad multicultural. In: BARTOLOMÉ PINA, M. (Coord.). Identidad y ciudadanía. Un reto a la educación intercultural. Narcea: Barcelona,2002. p. 79-104. CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011. ____________________ Educação escola e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, 2003. ___________________ - Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educ. Soc., 79: 125-161, 2002. _____________________- Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. ___________________- Concepção de educação intercultural. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2014. ___________________- Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa.v.46 n.161 p. 802- 820 jul./ set. 2016. ____________________(Org.) Multiculturalismo e educação: desafio para prática pedagógica. In: Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis RJ Vozes, 2008. ____________________(Org.). Currículo, Conhecimento e Cultura. In Brasil, Indagações sobre Currículo. Brasília: Ministério da Educação. 2006. DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 3a Ed., São Paulo, Atlas, 1995. FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2001. FILHO, W. B. M.; SILVEIRA, H. E. Extensão na formação profissional: Desafios e possibilidades. Fórum Brasileiro de Pró Reitores de Graduação – FORGRAD, Publicações, Ensino, pesquisa e extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos – 2010/2011. 20p., 2011. FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, 2003. FLEURI, R. M. (Org.). Intercultura: estudos emergentes. Ijuí, RS: Unijuí, 2002. FORTES, C. C. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Santa Maria: UFSM, 2012. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVESIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Brasília: MEC:SESU, 2006. 100 p. (Coleção Extensão Universitária). FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia; Saberes necessários à prática educativa. 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. __________. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In BAUER, Martín: GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes 2002 HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A,2004. KLEIN, Herbert S. Migração internacional na história das Américas. In: FAUSTO, Boris. (Org.). Fazer a América: A imigração em massa para a América Latina. São Paulo: Edusp, 2000. ISPHORDING, I. & OTTEN, S. Linguistic barriers in the destination language acquisition of immigrants. Journal of Economic Behavior & Organization, 105, 30–50. Acesso em 12 de dezembro, 2014, em http://ftp.iza.org/dp8090.pdf LARAIA, R. de B. Cultura Um Conceito Antropológico. 19 ed. Rio De Janeiro, Jorge Zahar.2006. LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. São Paulo: Summus, 1990. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012 KRASHEN, S.D. Some issues relating to the monitor model. In: Brown et al. (Ed.) On Tesol’77. Washington, DC: Tesol, 1997. ________________. Principles and Practice in Second Language Acquisition. California, University of Southern California, 1982. MARSHALL, T. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158.1990/1991 MAZZILLI, S. MACIEL, A da S. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988-2008. Tese. Piracicaba, SP, 2010. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete temas transversais. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/>. Acesso em 30 de junho de 2019. MEYER, R. M. de B. Should I call you a senhora, você or tu?: dificuldades interacionais de falantes do inglês aprendizes do português do Brasil. IN: ____ (Org.) Revista PaLavra, nº 13, Rio de Janeiro: Galo Branco, 2004 p. 80-81. Disponível em: http://www.letras.pucrio.br/unidades&nucleos/publicacoes/palavra13.html.. Acesso em 21 de setembro de 2019. MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade - Petrópolis: Vozes, 1995. ________________ O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3.ed. São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: Abrasco, 1996. __________________ Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. MOITA, Filomena. M. G da S. C; ANDRADE, Fernando. C. B de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. 2009 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf Acesso em: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro/ Edgar Morin; trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; rev. Técnica de Edagard de Assis Carvalho. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011. MOSCOVICI, S. Representações Sociais. Investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Ed. Vozes.2005. OLIVEIRA, M. M. Mobilidade humana na tríplice fronteira Peru-Colombia-Peru movimentos: ensaios sobre migrações. e seus reflexos na cidade de Manaus. In: Seyerferth, G. (et. al). Mundos em movimentos. Santa Maria: editora da UFSM, 2006. _______.__________A mobilidade humana na tríplice fronteira: Peru, Brasil e Colômbia. In Estudos Avançados. São Paulo vol. 20 n 57 p.186 -196, 2006. PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. PEROZA, J. Reflexões sobre cultura e diversidade cultural em Paulo Freire: Um Humanismo Crítico para a Transculturalidade na Educação. Trabalho apresentado no IX no ENPED SUL Rio Grande do Sul, 2012 RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SACRISTÁN, J G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. Trad. Cristina Muracho. São Paulo: EDUSP, 1998. SILVA, T. T. da. Teoria Cultural e Educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. SILVA, E. W. Fortalecendo a cultura cidadã dos estudantes universitários- um dos papeis da extensão na Universidade. IN SÍLVERES, L. A extensão universitária como princípio da aprendizagem. Brasília: Liber livro, 2013 p. 114. SANTOS, Jair de Oliveira. Educação Emocional na Escola: a emoção na sala de aula. 2ª Ed. Salvador, 2000. SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2008. TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. VELHO, G. Projeto e Metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1994. WEISZ, T. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68340/2019%20-%20Franciana%20Ribeiro%20Sales.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5429
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-23T21:49:36Z No. of bitstreams: 1 2019 - Franciana Ribeiro Sales.pdf: 3761131 bytes, checksum: 409d5dcd5cee91fc05527257be8fc97b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-23T21:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Franciana Ribeiro Sales.pdf: 3761131 bytes, checksum: 409d5dcd5cee91fc05527257be8fc97b (MD5) Previous issue date: 2019-09-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Franciana Ribeiro Sales.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.