Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMadureira, Daniel de Nazaré de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:06Z-
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.citationMADUREIRA, Daniel de Nazaré de Souza. Marabaixo e seus “ladrões”: a história afroamapaense sintetizada no cancioneiro popular como elemento fomentador de estudos literários. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12672-
dc.description.abstractA expressão cultural é o que há de maior valor para resguardar qualquer forma de expressividade humana. No Amapá, o Marabaixo toma forma como expressão máxima de sua cultura, trazendo na sua essência a história do Estado, registrada na sua mais leal e perfeita autenticidade, a música. Os ―ladrões‖ de Marabaixo, canções produzidas e típicas dessa manifestação cultural, retratam a história e a condição do negro no Amapá como em todo o Brasil na sua construção histórica e social. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar nas novas produções de ―ladrões‖ de Marabaixo, através do Projeto Cantando Marabaixo nas Escolas, possíveis relações identitárias e históricas dos jovens com o seu Estado. O estudo foi realizado com três escolas, através de entrevistas semiestruturada com os alunos, coordenadores e professores participantes do projeto no ano de 2018, como também, foram analisados discursivamente os antigos e novos ―ladrões‖ de Marabaixo de acordo com o seu viés social. Os resultados apontaram que os alunos, em sua maioria, pouco conheciam a relação do Marabaixo com a construção histórica do Amapá e o projeto veio justamente para agregar neste conhecimento. Os professores e coordenadores do projeto na escola puderam viabilizar de forma lúdica o aprendizado do aluno. A pesquisa trouxe neste sentido, o encontro do indivíduo com a sua própria história, fazendo assim, ele refletir sobre a sua condição como ser e o seu papel como ator social ativo.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectidentidade culturalpor
dc.subjectAmapápor
dc.subjectafroamapaensepor
dc.subjectliteraturapor
dc.subjectdiscursopor
dc.subjectcultural identityeng
dc.subjectAmapáeng
dc.subjectafroamapaenseeng
dc.subjectliteratureeng
dc.subjectspeecheng
dc.titleMarabaixo e seus “ladrões”: a história afroamapaense sintetizada no cancioneiro popular como elemento fomentador de estudos literáriospor
dc.title.alternativeMarabaix and its “thieves”: the Afro-American history synthesized in the popular songbook as a fomenting element of literary studieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCultural expression is what is most valuable in protect any form of human expressiveness. In state of Amapá, Marabaixo takes form as the maximum expression of its culture, bringing in its essence the history of the State, recorded in its most loyal and perfect authenticity, the music. The "ladrões" of Marabaixo, songs produced and typical of this cultural manifestation, depict the history and condition of the Negro in Amapá as in all Brazil in its historical and social construction. In this context, the objective of this research was to identify and analyze in the new productions of "ladrões" of Marabaixo, through the Singing Marabaixo in schools Project, possible identitary and historical cultural relations of young people. The study was conducted in three schools, through semi-structured interviews with students, coordinators and teachers participating in the project in the year 2018, as well as the old and new "thieves" of Marabaixo were analyzed discursively according to their social bias. The results indicated that the students, for the most part, did not know much about Marabaixo's relationship with the historical construction of Amapá and the project came precisely to add this knowledge. The teachers and coordinators of the project at the school were able to playfully make the student's learning possible. The research brought in this sense, the encounter of the individual with his own history, thus making him reflect on his condition as a being and his role as an active social actor.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1IDCPF: 965.566.767-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee2Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.contributor.referee3Nascimento, Giovane do
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822517767647441por
dc.creator.IDCPF: 833.838.672-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880175696543824por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesACIOLLY, Sheila Mendes.; SALLES, Sandro Guimarães. Marabaixo: identidade social e etnicidade na música negra do Amapá. 2012. Disponível em: <http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/5/56/GT2-002-Marabaixo- Sheila_e_Sandro.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018. ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989. ALMEIDA, Laurene. Marabaixo em Perspectiva: Família Congó. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Macapá, 2009. ALMANAQUE ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DO PARÁ. Grupos Escolares. Belém, 1913. AMARAL, Jacqueline; MIRANDA, Silvane. O ufanismo presente em Luzes da Madrugada de Aracy Mont'Alverne. In: I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá. Macapá, 2014. ALVES, Ilton. Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço. In: Blog Maria Cavalcante, 2018. Disponível em: http://escolamariacavalcante.blogspot.com/2018/. Acesso em: 10/06/2018. AZEVEDO, Célia Marinho de. Onda negra, medo branco. O negro no imaginário das elites – séc. XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. AZEVEDO, Amailton. As manifestações afro-brasileiras: Arte, literatura e religiosidade. In: CARDOSO, Paulino. RASCKE, Karla. Formação de Professores: produção e dufusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. – Florianópolis: DIOESC, 2014. BARBOSA, Coaracy Sobreira. Personagens Ilustres do Amapá. Amapá: Departamento de Imprensa Oficial. V. I, 1997. Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. BHABHA, Homi K. A iminência das poéticas. In: Entrevista concedida à 30ª Bienal de São Paulo (2012). Disponível em http:<//www.youtube.com/watch?v=ym2dPyqIvmA>. Acesso em: 20 mar. 2015. ______. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Loureço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 5ª reimpressão. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010. BECHARA, E. C. Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras: Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011. BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOURDIEU, Pierre. “A Ilusão Biográfica”. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (orgs.). Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. Pp. 183-192. 83 BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1994. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. – São Paulo: Perspectiva, 1982. BRAIT, Beth; SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília. Texto ou Discurso? São Paulo: editora contexto, 2008. BRASIL. Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ‘s). Disponível em< http://www.incra.gov.br/passo_a_passo_quilombolas. >. Acesso em 23 nov. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005, p. 11. BRITO, D. R.; SALDANHA, E. A.; PEREIRA, J. B.; MARTINS, R. F. F.; PRINCE, A. E. Música regional, cultura, identidade. In: IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba, 2011. CAMBRAIA, Paulo; LOBATO, Sidney. Rios de histórias: ensaios de história da Amazônia e do Amapá. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013. CAMILO, Janaina. Em busca do País das Amazonas: o mito, o mapa, a fronteira. In: Anais do I Simpósio Brasileiro de Cartografia. Paraty: Unicamp, 2011. CAMILO, Janaina. Homens e Pedras no Desenho das Fronteiras: A construção da Fortaleza de São José de Macapá (1764-1782). 2003. 186f. Dissertação de Mestrado. Universidade de Campinas, São Paulo. CAMPOS, Cliver. Prefeitura de Macapá apoia realização do 2º Festival Cantando Marabaixo. Disponível em: <https://macapa.ap.gov.br/1994-prefeitura-de-macap%C3%A1- apoia-realiza%C3%A7%C3%A3o-do-2%C2%BA-festival-cantando-marabaixo>. Acesso em: 27/04/2019. CANTO, Fernando. A água benta e o diabo. 2. ed. Macapá: Fundecap, 1998. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012. CARREIRA, Denise. Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola. São Paulo: Ação Educativa, 2013. CARVALHO, A. H. A.; TEODORO, M. F.; FILOCREÃO, A. S. M. As Terras Remanescentes Quilombolas no Amapá: Símbolo de Resistência. In: Anais do III Encontro de discentes de História da Unifap. Disponível em <http://www2.unifap.br/cepap/files/2017/10/ALETHEA-MAYARA-E-ANTONIO-ASTERRAS- DE-REMANESCENTES-QUILOMBOLAS-NO-AMAP%C3%81.pdf. > . Acesso em 20 out. 2017. CARDOSO, Paulino. RASCKE, Karla. Formação de Professores: produção e dufusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz & Terra, 1999. 84 CAVALIERI, I. F. Padre Júlio Maria de Lombaerd na memória do povo de Macapá. Juiz de Fora: Gráfica Floresta Ltda, 1982. COSTA, A.C.G. A presença da Pedagogia: teoria e prática da ação sócioeducativa. 2ª ed. São Paulo: Global: Instituto Ayrton Sena, 2001. COSTA. Marilda. Panfleto do Ciclo do Marabaixo 2014. Macapá, 2014. COSTA, Tony Leão da. Música, literatura e identidade amazônica no século XX: o caso do carimbo no Pará. ArtCultura, v. 12, n. 20, p.61-81, jan./jun. 2010. COSTA, Paulo. Nesse sertão não nomeio nenhum cabo de canoa: o público e o privado na Amazônia Portuguesa do século XVIII. In_____. Do Lado de cá, fragmentos de História do Amapá. Belém: editora Açaí, 2011. Cap. 1, p. 21-36. FAORO, Raimundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Porto Alegre: Globo Editora, 1958. GABRIEL, Carmem. Que ―negro‖ é esse que se narra no currículo de História. Revista Teias. v.11, n.22, p.93-112. Mai. 2010. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação & Realidade, 22(2): 15-46, jul./dez., 1997. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Edições Vértice, 1990. ____________. The work of representation. In: HALL, Stuart. (org.) Representation. Cultural representations and signifying practices. Sage/Open University: London/Thousand Oaks/New Delhi, 1997. ____________. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomáz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Couto. 8ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ____________. Da Diáspora, Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006. LÁZARO, João. Foto memória de Macapá: lavadeiras na praia, em frente à cidade. Disponível em: < https://porta-retrato-ap.blogspot.com/2017/05/foto-memoria-de-macapalavadeiras- na.html>. Acesso em: 06/05/2019. LAZARO, João. Professora Aracy Mont’Alverne: 98 anos de seu nascimento. In: Blog Porta-retrato Macapá / Amapá de outrora. 2011. Disponível em: <https://porta-retratoap. blogspot.com/2011/02/professora-aracy-montalverne-98-anos-de.html>. Acesso em: 06/05/2019. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Edição Revista Forense, 1948. 85 LIMA, W. M. da S. F. O ciclo do Marabaixo: permanências e inovações de uma festa cultural. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. LOBATO, Sidney da Silva. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). Belém: Paka-Tatu. 2009. LOMBAERDE, Padre Júlio Maria. Diário missionário do Pe. Júlio Maria. Belo Horizonte: O lutador, 1991. LUNA, Verônica Xavier. Um cais que abriga histórias de vida: homens e máquinas construindo o social na cidade de Macapá (1943-1970). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, 2017. _______________. Entre o Porteau e o Volante: Africanos redesenhando a vila de São José de Macapá – 1840-1856.Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Piauí, 2009. LUNA, Verônica Xavier. Um cais que abriga histórias de vida: homens e máquinas construindo o social na cidade de Macapá (1943-1970). Tese de Doutorado. Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Ceará, 2017. LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995. MACIEL, Alexsara de Souza. Conversa amarra preto: a trajetória histórica da União dos Negros do Amapá: 1986-2000. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, São Paulo, 2001. MACIEL, Alexsara. A máscara e o espelho: revelando as desigualdades raciais no Amapá. Do lado de cá: Fragmentos de História do Amapá. Ed. Açaí: Belém, 2011. Cap. 3, p.331-350. MACHADO, Claudete Nascimento. Os olhares a Fortaleza de São José: Do tombamento (1950) aos dias de hoje (2001). 2001. 189 f. Dissertação de Mestrado. Universidade de Campinas, São Paulo. MARTINS, Benedito Rostan Costa. Marabaixo, ladrão, gengibirra e rádio: traduções de linguagens e o rádio regional. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. ______________. Yure Lee Almeida. VIEIRA JÚNIOR, Antonio Otaviano. Nova Mazagão através do Recenseamento Geral do Pará de 1778. Povoamento e hierarquização da riqueza. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. MATOS, K. S. L. Cultura de paz, educação ambiental e movimentos sociais: ações com sensibilidade. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006. MATTOS NETO, Bernardino C. de. Bandeirantismo da Amazônia. In: Janary Gentil Nunes. Confiança no Amapá: Impressões sobre o Território. Brasília. 2. ed. Editora do Senado Federal, 2012. MELO, Marilene Carlos do Vale. A Figura de Griot e a relação memória e narrativa. In: Griots - culturas africanas: linguagem, memória, imaginário. Org. LIMA, Tânia; 86 NASCIMENTO, Izabel; OLIVEIRA, Andrey. – 1.ed. - Natal: Lucgraf, 2009. (INSERIR O INTERVALO DE PÁGINAS DO CAPÍTULO) MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de. Os ―usos culturais‖ da cultura. Contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: YASIGI, Eduardo et al. (Org). Turismo, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 88-99. MIRANDA, Antônio. Padre Júlio Maria: sua história e sua missão. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1957. MONT‘ALVERNE. Aracy de. Arquivos do Coração. Macapá: Editora Tarso, 1997. MONT‘ALVERNE. Aracy de. Luzes da Madrugada. Macapá: Secretaria de Educação e Cultura do Território Federal do Amapá – Departamento de Ação complementar, 1986. MONTORIL. Nilson. Maracima, Marabaixo: de ladrão em ladrão a saga de uma nação. Macapá: Confraria Tucujú, 2004. MORAIS, Paulo Dias. História do Amapá – O passado é o espelho do presente. Macapá: JM Editora Gráfica, 2010. MORAIS, P. D. História do Amapá – O passado é o espelho do presente. Macapá: JM. 2009. MORAIS, P. D. Amapá em Perspectivas – Municípios do Amapá. Macapá: JM. 2011. MUNANGA. Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. In: Identidade nacional versus identidade negra. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. V. I, nº 3, 1-5 p. 1996. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. Projeto História, n. 10, Dez, 1993, p. 7-28. NUNES FILHO, E. P. Formação histórica, econômica, social, política e cultural do Amapá: descrição e análise do processo de formação histórica do Amapá. In: OLIVEIRA, A; RODRIGUES, R. (org.) Amazônia, Amapá – escritos de história. Belém: Paka-Tatu, 2009. (INSERIR O INTERVALO DE PÁGINAS DO CAPÍTULO) NUNES, Janary Gentil. Confiança no Amapá: impressões sobre o Território. 2ª. ed. Brasília: Editora do Senado Federal, 2012. NUNES, Janary Gentil. Relatório das Atividades do Governo do Território Federal do Amapá, em 1944. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. Nunes, Janary Gentil. Relatório de Governo, 1944. Museu Histórico do Amapá, Macapá, 2013. OLIVEIRA, A; RODRIGUES, R. (org.) Amazônia, Amapá: escritos de história. Belém: Paka-Tatu, 2009. 87 OLIVEIRA, Layla Beatriz de Sá; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. A importância da Lei 10.639/03. Revista África e africanidades. Ano 4, n.16 e 17, fevereiro/maio, 2012. ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 7ª ed., Campinas/SP: Pontes, 2009. ORLANDI, EniPucinelli. A Linguagem e o seu funcionamento. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1996. PAHLEN, K. História universal da música. São Paulo: Melhoramentos, 1965. PARÁ, Decreto nº 1.521, de 8 de agosto de 1907. Regulamento Geral da Instrução Pública. Belém: Tipografia de Tavares & Cia, 1907. PEREIRA, Nunes. O sahiré e o marabaixo: tradições da Amazônia. Recife: FUNDAJ, Editora Massangana, 1989. PEREIRA. Alda. Análise de Conteúdo de uma Entrevista Semi-Estruturada. 2011. Disponível em <http://mpelearning.pbworks.com/f/MICO.pdf> PINTO, Benedita Celeste de Morais. Memória, oralidade, dança e rituais em um povoado amazônico. Cametá: BCMP, 2007. POLLAK, Michael. ―Memória, Esquecimento, Silêncio‖. Estudos Históricos 3, Memória, v. 2, n. 3, 1989, pp. 3-15. PORTAL DA AMAZÔNIA. Ciclo do Marabaixo. 01 abr. 2015. Disponível em: <http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/cultura/ciclo-do-marabaixo-2015-inicia-nestaquinta- feira-em-macapa/>. Acesso em: 15 out. 2015. PRODANOV, C. C.; SCHEMES, C. Possibilidades do uso da história oral na pesquisa sobre a memória e identidade de Novo Hamburgo. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral: Culturas, Memórias e Identidades. Florianópolis, 2007. QUEIROZ, Igor. Formas africanas de lidar com o passado: Oralidade, mitos, ritos, tradições. In MORTARI, Claúdia (Org). Curso de Introdução aos Estudos e da Diáspora. 2014, Florianópolis: UDESC. RODRIGUES, Edgar. Amapá, minha amada terra!. In: Blog Castelo Roger. 2011. Disponível em <http://casteloroger.blogspot.com/2011/11/mae-luzia-o-primeiro-douto-da-regiao.html>. Acesso em: 10/05/2019. SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá: da autonomia ao fim do janarismo – 1943 a 1970. Belém: Grafinorte ind. E Comércio, 2006. SALCEDO, Rocío Rubí Calla. Introdução das Ciências na Escola do Amapá (1944-1961). In: Anais eletrônicos do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da tecnologia. Florianópolis, Santa Catarina, 2016. SALLES, Vicente. O Negro no Pará sob o Regime da Escravidão. Rio de janeiro. Coleção amazônica. UFPA, 1971. 88 SAMPAIO, João de Deus Santos de; NERY, Vitor Sousa Cunha. Implantação dos grupos escolares na cidade de Macapá em meados do século XX. In: Anais do Encontro Amapaense de História da Educação, Macapá, 2016. SANTANA, J. V. J.; EUGÊNIO, B. G.; FERREIRA, M. F. A. REIS, C. S. S.; MOREIRA, J. T. S. Da educação para as relações étnico-raciais à educação quilombola: um estudo bibliográfico. Revista Humanidades e Inovação v.4, n. 3, 2017 SANTOS, F. R. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do Janarismo: 1943- 1970. Macapá: Ed. O Dia S. A, 1998. SANTOS, Renato. Questões Urbanas e Racismo. Brasília, DF: ABPN, 2012. SECRETARIA DE ESTADO DE POLÍTICAS PARA O AFRODESCENDENTE. Tambores no meio do mundo: o rufar da cidadania. Macapá, 2012. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/142747357/Folh-Tambores-no-meio-do-mundo-o-rufar-dacidadania- GEA-2012>. Acesso em: 21 mar. 2014. SILVA, M. O. L.; OLIVEIRA, S. S.; PEREIRA, V. A.; LIMA, M. G. S. B. Etnografia e pesquisa qualitativa: apontamentos sobre um caminho metodológico de investigação. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vealLBXbe6kJ:www.passeidireto.co m/arquivo/2191175/maria-oneidemaria-oneidemaria-oneide+&cd=1&hl=pt- BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em: 11/01/2014. SILVA, Maura. Do lado de cá. Fragmentos da História do Amapá. Integração, Nacionalização e Povoamento nas margens do território nacional. P.95-115. Belém: Editora Açaí, 2011. SILVA, Alci Jackson Soares da. A Cultura Negra no Amapá: Histórias, Tradição e Políticas Públicas. Macapá-AP: Lê Arte Editora, 2014. SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Unesp,1998. SOUZA, Maria Elena Viana. Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na Formação de Professores: Espaços para Discussões Étnicas de Alteridade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 19, p. 89 – 100, set. 2005. Disponível em: < www.histdbr.br>. Acesso em: 05 dez. 2015. TURCI, Érica. Bantos: Quatrocentos grupos étnicos falam línguas bantas atualmente. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/bantos-quatrocentos-gruposetnicos- falam-linguas-bantas-atualmente.htm >. Acesso: 10/01/18. THOMPSON, Paul. A Voz do passado: a História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. VIDAL, Laurent. Mazagão: a cidade que atravessou o Atlântico. São Paulo: Martins, 2008. VIDEIRA, P. L. A dança do marabaixo: expressão da cultura afroamapaense. In: MATOS, K. S. L. (org.). Cultura de paz, educação ambiental e movimentos sociais: ações com sensibilidade. Ed. I. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006. 89 _______________. Marabaixo, dança afrodescendente: significando a identidade étnica do negro amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009. _______________. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do quilombo do cria-ú em Macapá e sua educação. Fortaleza: edições UFC, 2013.por
dc.subject.cnpqArtespor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67340/2019%20-%20Daniel%20de%20Nazar%c3%a9%20de%20S.%20Madureira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5182
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-28T18:06:35Z No. of bitstreams: 1 2019 - Daniel de Nazaré de S. Madureira.pdf: 1561781 bytes, checksum: bacf53c50a8fc4779f37097fb14b0274 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-28T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Daniel de Nazaré de S. Madureira.pdf: 1561781 bytes, checksum: bacf53c50a8fc4779f37097fb14b0274 (MD5) Previous issue date: 2019-08-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Daniel de Nazaré de S. Madureira.pdf2019 - Daniel de Nazaré de S. Madureira.1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.