Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Ilmo Correia
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:27Z-
dc.date.issued2011-05-25
dc.identifier.citationSilva, Ilmo Correia. A função da química no programa de educação de jovens e adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo integrado no IF goiano - campus Ceres. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12680-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres com alunos da segunda série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e com professores que atuaram junto às turmas. A Educação de Jovens e Adultos tornou-se um Programa através da promulgação do Decreto no 5.478, de 24 de junho de 2005. No ano seguinte o Decreto no 5.840, revogou o anterior e passou a denominar o PROEJA como Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar o Currículo de Química no PROEJA que está em vigor no IF Goiano, para verificar se o mesmo atende as implicações das orientações vigentes de um currículo integrado, e se a abordagem do ensino de ciências traz a preocupação com a contextualização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde procurou-se conhecer um pouco da realidade dos alunos nos aspectos sócios-econômicos e culturais, suas expectativas e perspectivas de vida pós-curso e seus entendimentos de currículo integrado, buscando verificar se há realmente a ação em conformidade com o Documento Base.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectEJApor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectIntegrate Curriculumeng
dc.subjectChemistryeng
dc.titleA função da Química no Programa de Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo integrado no IF goiano - campus Cerespor
dc.title.alternativeThe role of Chemistry in the Program of Education for Young People and Adults: a case study from the perspective of integrated curriculum in IF Goiano - campus Cereseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was carried out in Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Ceres with students of the second series of the Technical Course in Administration Integrated to the Middle School and Technical Course in Support and Maintenance of Computers Integrated with the Middle School, both in the modality of Education of Young People and Adults, and with teachers who worked with the classes. The Education of Young People and Adults became a Program through the promulgation of the Decree in 5,478 , June 24, 2005. In the following year the Decree in 5,840 , revoked the previous and was renamed the " PROEJA elaborated as a National Program for the Integration of the Professional Education with a Basic Education in the modality of Education for Young People and Adults. This research had the objective to analyze the Curriculum of Chemistry in "PROEJA elaborated which is in force in IF Goiano, to see whether it meets the implications of the current guidelines for an integrated curriculum, and is the approach of science teaching brings the concern with the contextualization. It is a qualitative research, where tried to know a little about the reality of the students in the aspects associates, economic and cultural, their expectations and perspectives of life post-course and their understanding of integrated curriculum, seeking to verify if there is really the action in accordance with the Basic Document.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID747568007-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Anjos, Maylta Brandão dos
dc.contributor.referee2Santos, Akiko
dc.creator.ID829900937-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli E.D.A.; LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996. 99 p. ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L.J.G.; GIOVANETTI, M.ª; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50. BAIL, Viviane Schumacher. Educação Matemática de Jovens e Adultos – Trabalho e Inclusão. Editora Insular, 2002. 144 p. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n°. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União. Brasília, maio de 2000. _______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria da Educação Básica (SEB). Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006b. _______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Jovens e Adultos: PROEJA. Documento Base. Brasília: MEC, 2006a. 54 p. DOLL Jr, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, n.24. Curitiba: Editora UFPR, 2004, p. 213-225. FONSECA, Maria da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, 118 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa – Edição Especial – Coleção Leitura, Paz e Terra, 1996, 148 p. _______. A educação na cidade. Prefácio de Moacir Gadotti e Carlos Alberto Torres; notas de Vicente Chel. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006, 144 p. GÓES, Moacyr de. Educação Popular, Campanha de Pé no Chão também se Aprende a ler, Paulo Freire & Movimentos Sociais Contemporâneos. Disponível em: www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/files/seminários/mesa16-b.pdf Acesso em: 02/10/2009. HADDAD, S. PIERRO, Maria C. Di. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000. São Paulo: Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. p. 108 – 130. 52 HERNÁDEZ, Fernando. VENTURA, Montserrat. A organização de currículos por projeto de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, 200 p. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudanças na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998. MACHADO, Maria Margarida. A Trajetória da EJA na Década de 90 – Políticas Públicas sendo Substituídas por “Solidariedade”. Trabalho apresentado na 21ª Reunião da Anped, 1998. 18 p. Disponível em: http://forumeja.org.br/gt18/files/MACHADO.pdf_2_0.pdf. Acesso em: 03/10/2009. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.2, maio/ago. 2004, p. 289-300. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, 128 p. MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. MOURA, Dante Henrique. Princípios do Currículo Integrado in: A prática do Currículo Integrado. Módulo I, 26 a 29 de maio de 2009. Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. Ceres, GO. PAIVA, Jane. Proposições Curriculares na Educação de Jovens e Adultos: processos de formação continuada de professores como metodologia científica. Trabalho apresentado no GT 18: Educação de Pessoas Jovens e Adultas na Reunião Anual da Anped, realizada em Poços de Caldas – MG, de 5 a 8 de outubro de 2003. 13 p. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. Temas Brasileiros – II. 5ª. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1987. p. 111 – 141, 259 – 298. SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto alegre, ARTMED, 1998. __________, A educação que ainda é possível. A articulação de um projeto educativo para um ensino relevante e valioso para as pessoas.O Currículo como texto da experiência. Da qualidade de ensino à aprendizagem. p. Porto Editora. Porto Alegre, 2008 p. 123 __________, O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª.Porto Alegre ARTMED, 2000. SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade. O currículo integrado. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998. SANTOS, Akiko. Complexidade e Transdisciplinaridade na Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Em SANTOS & SOMMERMAN (Orgs), Complexidade e Transdiciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009 53 SANTOS,Akiko, SANTOS, Ana C. S., CHIQUIERI, Ana Maria C. Os sete saberes sob a ótica da didática. In conferência Internacional sobre os Sete Saberes. Fortaleza – CE: UECE, 21-24 de setembro de 2010. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1994. 104 p. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. ___________, Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. TAYLOR, Charles. El multiculralismo y la política del reconocimiento. México, Fondo de Cultura Econômica, 1994. ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto alegre: ARTMED, 2002por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9502/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15360/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21662/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28046/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34424/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40812/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47168/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53590/2011%20-%20Ilmo%20Correia%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2637
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-04-08T14:43:34Z No. of bitstreams: 1 2011 - Ilmo Correia Silva.pdf: 1535077 bytes, checksum: 3accf4437bbf1266abc7a5fdf1ff28a7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-08T14:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Ilmo Correia Silva.pdf: 1535077 bytes, checksum: 3accf4437bbf1266abc7a5fdf1ff28a7 (MD5) Previous issue date: 2011-05-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Ilmo Correia Silva.pdf2011 - Ilmo Correia Silva.1.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.