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dc.contributor.authorNunes, Raquel Antunes de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:30Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationNUNES, Raquel Antunes de Freitas. Um olhar sobre a prática extensionista do Instituto Federal de Educaçao Ciência e Tecnologia – IFMG Campus Governador Valadares na perspectiva da formação dos estudantes. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12681-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta a visão dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Curso Superior de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do IFMG campus Governador Valadares sobre a presença da prática extensionista na Instituição e sua contribuição na complementação da formação profissional e humanística deles. A reflexão aqui realizada sobre a prática extensionista está embasada na interação dialógica entre os sujeitos envolvidos nas atividades extensionistas e na sua indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Foi realizada pesquisa qualiquantitativa sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados aplicação de questionário, com perguntas abertas e fechadas, com o coordenador de extensão do campus, com 24 estudantes e 11 professores ligados aos cursos. Foram realizadas também visitas de campo com 3 estudantes do curso Superior de Engenharia Ambiental e Sanitária que estavam desenvolvendo projeto de extensão junto à comunidade local. Os dados revelaram a presença da prática extensionista no campus, sendo desenvolvida por meio de projetos de extensão, minicursos, oficinas, feiras de ciências, seminários de iniciação científica, rodas de conversas, visitas técnicas, eventos e cursos de formação inicial e continuada. As atividades extensionistas do campus exercem função significativa junto aos estudantes visto que vêm contribuindo, para o aprimoramento do conhecimento e formação profissional dos mesmos. Revelaram ainda, que os estudantes precisam ser preparados para lidar com uma prática extensionista baseada na relação dialógica buscando a integração entre comunidade acadêmica e a população ao seu entorno. A instituição precisa avançar em relação à extensão universitária, proporcionando a toda comunidade do IFMG momentos de debate e reflexão sobre essa temática em suas variadas formas acadêmicas, realizando o exercício da troca de ideias, posturas e saberes entre seus pares para que todos se beneficiem de sua real finalidade que é o desenvolvimento e aprimoramento integral do conhecimentopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExtensãopor
dc.subjectRelação dialógicapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectExtensioneng
dc.subjectDialogical relationshipeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.titleUm olhar sobre a prática extensionista do Instituto Federal de Educaçao Ciência e Tecnologia – IFMG Campus Governador Valadares na perspectiva da formação dos estudantespor
dc.title.alternativeA look at the extension practice of the Federal Institute of Education Science and Technology - IFMG Governador Valadares Campus from the perspective of student educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation presents the vision of the students of the Superior Course of Technology in Environmental Management, of the Superior Course of Environmental and Sanitary Engineering and of the Technical Course in Environment integrated to the High School, of the IFMG Campus Governador Valadares on the presence of extensionist practice in the Institution and their contribution in complementing their professional and humanistic training. The reflection carried out here on extensionist practice is based on the dialogical interaction between the subjects involved in extensionist activities and their inseparability between teaching and research. Qualitative research was carried out using questionnaires, with open and closed questions, with the extension coordinator of the campus, with 24 students and 11 teachers connected to the courses. Field visits were also made with 3 students from the Superior course of Environmental and Sanitary Engineering who were developing an extension project with the local community. The data revealed the presence of the extensionist practice on campus, being developed through extension projects, mini-courses, workshops, science fairs, scientific initiation seminars, conversation wheels, technical visits, events and initial and continuing training courses. The extension activities of the campus play a significant role with students since they have been contributing to the improvement of their knowledge and professional training. They also revealed that students need to be prepared to deal with an extensionist practice based on the dialogical relationship seeking the integration between the academic community and the population around them. The institution needs to advance in relation to "university extension", providing the entire IFMG community with moments of debate and reflection on this subject in its various academic forms, carrying out the exchange of ideas, positions and knowledge among its peers so that all benefit from its real purpose that is the development and integral improvement of knowledgeeng
dc.contributor.advisor1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.advisor1ID912.101.787-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee1Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157644491604380por
dc.contributor.referee2Amâncio, Robson
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333282646291761por
dc.contributor.referee3Souza, Marcelo Santos de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9807346145038231por
dc.creator.ID029.002.586-93por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751505113812889por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Luciane Pinho; SÁ, Salette Marinho. Formação Profissional no Século 21: Reflexões sobre aprendizagem a partir da extensão universitária. IN: SÍVERES, Luiz. A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. Anuário de Extensão. Publicação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. ATER. Fundamentos Teóricos, Orientações e Procedimentos Metodológicos para a Construção de uma Pedagogia de Ater. Ministério do Desenvolvimento Agrário Brasília, 2010. AUSANI, Julio Cesar e Pommer Roselene Gomes Revista do Lhiste, Porto Alegre, num.3, vol.2, jul/dez. 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011). BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação Rural – São Paulo: Brasiliense, 1983. BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 3set.2017 BRASIL. 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