Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12687
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dc.contributor.authorAraújo, Deilce Muca de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:47Z-
dc.date.issued2019-08-23
dc.identifier.citationARAÚJO, Deilce Muca de. A extensão como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso nas comunidades agrícolas no entorno do IFAM Campus Itacoatiara. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12687-
dc.description.abstractEste trabalho abordou a extensão como um processo educativo. A partir deste contexto, a pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Itacoatiara (CITA), tendo como participantes os alunos do Curso Técnico na Forma Subsequente em Agropecuária, com o objetivo de analisar a contribuição das atividades de extensão na construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas na agricultura familiar em comunidades no entorno do CITA. E assim, verificar o conhecimento dos alunos em relação à agricultura familiar com foco no custo de produção de processos produtivos; caracterizar a produção nas localidades que contribuíram para a contextualização e demonstrar como que o conhecimento pode influenciar na tomada de decisão dos processos produtivos da agricultura familiar. A pesquisa foi de cunho descritivo, com abordagem quali-quanti com dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, formulário, entrevistas e observação participante. As análises dos dados qualitativos deram-se a partir da descrição das falas dos entrevistados, seguido da categorização das mesmas e interpretação das inferências. Os dados quantitativos foram analisados com base em estatística descritiva e não paramétrica. Dois grupos de participantes contribuíram para o referido estudo, sendo: um grupo de estudantes do 3º módulo do curso Técnico em Agropecuária, e o outro grupo de agricultores familiares. A pesquisa analisou como que as atividades de extensão desenvolvidas pelo IFAM/CITA na agricultura familiar podem preparar os alunos para o trabalho de campo, seja para uma atuação como técnico agrícola, extensionista ou consultor autônomo do setor agropecuário. Assim, a relevância da pesquisa reside na aproximação entre a Instituição e o seu Território, numa compreensão de que as articulações promovidas com os discentes nas atividades de extensão os levam a compreender a importância do eixo extensão na sua formação profissional. Sendo assim, a extensão se constitui em uma práxis educativa que possibilita conhecer, aprender, interagir e ensinar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectagricultura familiar; ; ,por
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectcomunidadepor
dc.subjectpráxis educativapor
dc.subjectcommunityeng
dc.subjecteducational praxiseng
dc.subjectfamily farmingeng
dc.subjectlearningeng
dc.titleA extensão como ferramenta de ensino e aprendizagem: estudo de caso nas comunidades agrícolas no entorno do IFAM Campus Itacoatiara.por
dc.title.alternativeExtension as a teaching and learning tool: a case study in agricultural communities around IFAM Campus Itacoatiara.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study addressed extension as an educational process. From this context, the research was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, Campus Itacoatiara (CITA), having participants the students of the Technical Subsequent Form in Farming, in order to analyze the contribution of the activities extension in the construction of knowledge from the activities developed in family farming in communities around CITA. And so, to verify the students' knowledge regarding family farming focusing on the cost of production of production processes; to characterize the production in the localities that contributed to the contextualization and demonstrate how knowledge can influence the decision making of family farming production processes. The research was descriptive, with a quali-quanti approach with data obtained through field research. The data collection instruments were: questionnaires, form, interviews and participant observation. The qualitative data analyzes were based on the interviewees' speech description, followed by their categorization and interpretation of the inferences. Quantitative data were analyzed based on descriptive and nonparametric statistics. Two groups of participants contributed to the study, they are: a group of students from the 3rd module of the Technical Course in Farming, and the other group of family farmers. The research analyzed how the extension activities developed by IFAM / CITA in family farming can prepare students for field work, either as an agricultural technician, extensionist or independent consultant in the agricultural sector. Thus, the relevance of the research lies in the approximation between the Institution and its Territory, in an understanding that the articulations promoted with the students in the extension activities lead them to understand the importance of the extension axis in their professional formation. Thus, the extension constitutes an educational praxis that allows to know, learn, interact and teach.eng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID099.420.597-09por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.advisor-co1Stefanuto, Vanderlei Antonio
dc.contributor.advisor-co1ID195.339.838-33por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee2Placido Júnior, Cristóvão Gomes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099010967540977por
dc.contributor.referee3Bastos, Ana Mena Barreto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537898858693035por
dc.creator.ID416.429.612-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5236356958410797por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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