Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Allan Meira de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:16:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:16:55Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-23 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Allan. Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande. 2017. 35 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12690 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados sobre a importância da Agroinformática nos currículos de Cursos Técnico da área agrícola do Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. Exibe a análise quantitativa e qualitativa realizada, observando o grau de aplicação dos conteúdos e as ementas da área do curso; Avaliou-se as propostas de componentes curriculares de Informática Básica na rede federal de educação tecnológica em suas 29 unidades, dos campis que ofertam cursos nas ciências agrarias; tendo como base experiências na oferta do componente curricular Introdução à Agroinformática, na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, que abordou a inclusão de temas e ferramentas computacionais, a investigação de algoritmos, simulação numérica e bancos de dados, assumindo que o aluno entra no curso técnico com base de usuário em informática, em aplicativos como editores de texto e geradores de apresentação de slides. Os resultados em forma de uma proposta de componente curricular Agroinformática para o Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande e sugerindo que uma maior difusão da Agroinformática necessita ser realizada nas instituições, com aumento no número de componentes curriculares associados e/ou aumento de carga horária das disciplinas já existentes, dada sua importância na atualidade. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Agroinformática | por |
dc.subject | Ensino de informática | por |
dc.subject | Informática nas ciências agrarias | por |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | por |
dc.subject | Agroinformatics | eng |
dc.subject | Computer education | por |
dc.subject | Informatics in the agrarian sciences | por |
dc.subject | Computer-aided teaching | por |
dc.title | Ensino da agroinformática nos cursos técnicos da área agrária: uma proposta para os cursos do Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande. | por |
dc.title.alternative | Teaching of Agroinformatics in technical courses in the agrarian area: a proposal for the courses of the Federal Instituto Federal do Amapá - campus Porto Grande | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research aims to present the results about the importance of Agroinformatics in the curricula of Technical Courses of the agricultural area of the Instituto Federal do Amapá campus Porto Grande. It shows the quantitative and qualitative analysis performed, observing the degree of application of the contents and the menus of the course area; It was evaluated the proposals of curricular components of Basic Informatics in the rede federal de educação tecnologica in its 29 units, of the campis that offer courses in the agrarian sciences; Based on experiences in the offer of the curricular component Introduction to Agroinformatics, at the Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrarias – Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN, which addressed the inclusion of topics and computational tools, algorithm research, numerical simulation and databases, Assuming that the student enters the technical course with a user base in computing, in applications such as text editors and slide show generators. The results in the form of a proposal of an Agroinformatics curricular component for the Instituto Federal do Amapá, campus Porto Grande and suggesting that a greater diffusion of Agroinformatics needs to be performed in the institutions, with an increase in the number of associated curricular components and / or an increase in the Existing disciplines, given their importance today. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Zatorre, Natália Pereira | |
dc.contributor.advisor1ID | 095.218.277-77 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1189451547533545 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Berbara, Ricardo Luiz Louro | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 483.564.257-00 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8529910145308595 | por |
dc.contributor.referee1 | Zatorre, Natalia Pereira | |
dc.contributor.referee1ID | 095.218277-77 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1189451547533545 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Gabriel de Araujo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | por |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Claudia dos Reis | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3177515437452671 | por |
dc.creator.ID | 1678694 | por |
dc.creator.ID | 012.855.704-48 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8554842269554168 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | Borba, M. M. Z. AGRICULTURA, COMPUTADOR E INTERNET: UM ESTUDO NA REGIÃO AGRÍCOLA DE JABOTICABAL/SP. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/12/02P147.pdf>. Acesso em: 15/03/15. Cócaro, H.; Jesus, J. C. S. A AGROINFORMÁTICA EM EMPRESAS RURAIS: ALGUMAS TENDÊNCIAS. In. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Acessado em: 18/05/2014 Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/919.pdf>. Cócaro, H.; Lopes, M. A. O USO DE SOFTWARES PARA A BOVINOCULTURA DE CORTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. in: Revista Brasileira de Agroinformática, v. 6, n. 1, p. 64-78, 2004 Costa, J.L. & Siqueira, E.R. ANÁLISE DE DNA DO SOLO E ATIVIDADE ENZIMÁTICA COMO BIOINDICADORES DE DIVERSIDADE MICROBIANA EM SISTEMAS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL NA MATA ATLÂNTICA. II Seminário de Pesquisa FAP-SE, p.1-3, 2004. Cox, K. K. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. Francisco, V. L. F. S.; Martin, N. B. A INFORMÁTICA NA AGRICULTURA PAULISTA. INFORMACOES ECONOMICAS-GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO INSTITUTO DE ECONOMIA AGRICOLA, v. 29, n. 11, p. 18-28, 1999. Disponivel em <ftp://ftp.sp.gov.br/ftpiea/tec2-nov99.doc>. Acesso em: 15/03/15. Meira, C. A. A.; Mancini, A. L.; Maximo, F. A.; Fileto, R.; Massruhá, S. M. F. S. AGROINFORMÁTICA: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NA AGRICULTURA. In. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.13, n.2, p.175-194, 1996. Morares, M. C. NOVAS TENDÊNCIAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 1998. Acesso em: 16/02/2015 Disponível em: <http://www.edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand2.htm> Nascimento, J. K. F. INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO. Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/infor_aplic_educ.pdf> Nunes, M. A. R. A INFORMÁTICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: ESSENCIAL OU IRRELEVANTE? Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. p.1, 2010. Oliveira, J. B. O ENSINO DE INFORMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DAS ÁREAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS. In. Revista de Ensino de Engenharia, v. 32, n. 1, p. 9 à 18, 2013. 32 Sartorelli, T. R.; Montanha, G. K. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS NA AGRICULTURA. In. 4ª Jornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu. Botucatu – São Paulo, Brasil, 2015. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/ocs/index.php/IVJTC/IVJTC/paper/viewFile/239/479> Valente, J. A., Almeida, F. J. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. In. Revista Brasileira de Informática na Educação no 1, 1997. p, 45-60. Acessado em: 16/02/2015 Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/download/2324/2083> Vergara, S. C. PROJETOS E RELATÓRIOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. | por |
dc.subject.cnpq | Agronomia | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/68564/2017%20-%20Allan%20Meira%20de%20Medeiros.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5474 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-03-22T13:32:20Z No. of bitstreams: 1 2017 - Allan Meira de Medeiros.pdf: 801872 bytes, checksum: 9a5440d1f922b3d29eff773e24219b37 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-22T13:32:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Allan Meira de Medeiros.pdf: 801872 bytes, checksum: 9a5440d1f922b3d29eff773e24219b37 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Allan Meira de Medeiros.pdf | 2017 - Allan Meira de Medeiros | 783.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.