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dc.contributor.authorRij, Brenda Lopes Hoornweg van
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:12Z-
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationRIJ, Brenda Lopes Hoornweg van. Anseios e expectativas dos alunos rurais do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo. 2020.104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12696-
dc.description.abstractO grande desafio para o Brasil e outros países com grande potencial na agricultura familiar é o de criar as condições necessárias para que os jovens, se assim desejarem, possam permanecer no campo e nas florestas, em condições dignas e com oportunidades equivalentes àquelas dos jovens que vivem nos centros urbanos. Portanto, esta pesquisa pretende analisar os relatos dos jovens do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Presidente Figueiredo sobre seus anseios e expectativas, pautando-se em duas vertentes investigativas. A princípio em uma revisão histórica e conceitual da modernização da agricultura familiar no Município de Presidente Figueiredo, buscando nesta, os processos de espacialização em terrenos que abrigaram fenômenos de êxodo rural. E, em um segundo momento, na apresentação do caso da juventude rural e suas perspectivas em busca da formação Acadêmica e Técnica nos Institutos Federais a fim de melhorar a qualidade de vida de seus familiares. A presente pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório-descritivo. Realizamos observações de campo, utilizando da técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas com 19 jovens rurais, na faixa etária de 14 a 16 anos, filhos de produtores rurais, estudantes do Instituto Federal do Amazonas Campus Presidente Figueiredo, matriculados nas séries 1ª e 2ª do ensino médio Técnico Integrado em Agropecuárias, sendo 9 homens e 10 mulheres. Podemos concluir que os jovens pesquisados vislumbram uma vida diferenciada de seus pais, buscam melhor qualidade de vida, educação e salário, em muitos casos almejam sair do campo em busca de seus ideais, o fato de saírem do campo, de escolherem para si uma vida diferenciada daquela vivida por sua família, não interfere na ideia de oportunizar aos seus familiares uma melhor condição de vida, e sim de perspectivas futuras de ajudar seus pais. Esta mobilidade entre campo e cidade é visto como uma solução encontrada para a realização de seu projeto de vida. Nessa perspectiva os jovens consideraram como base elementar a sua formação acadêmica, e buscam melhores oportunidades entre campo e cidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleAnseios e expectativas dos alunos rurais do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas, Campus Presidente Figueiredopor
dc.title.alternativeDesires and expectations of rural students in the Integrated Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Amazonas, Campus Presidenteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe great challenge for Brazil and other countries with great potential in family farming is to create the necessary conditions so that young people, if they so wish, can remain in the countryside and in the forests, in dignified conditions and with opportunities equivalent to those of young people who live in urban centers. Therefore, this research intends to analyze the reports of young people from the Integrated Technical Course in Agriculture at the Presidente Figueiredo Campus about their desires and expectations, based on two investigative aspects. At first, in a historical and conceptual review of the modernization of family farming in the Municipality of Presidente Figueiredo, looking for processes of spatialization in land that housed rural exodus phenomena. And, secondly, in the presentation of the case of rural youth and their perspectives in search of Academic and Technical training at Federal Institutes in order to improve the quality of life of their families. This research has a qualitative, exploratory-descriptive character. We conducted field observations, using the focus group technique and semi-structured interviews with 19 rural youths, aged 14 to 16 years old, children of rural producers, students at the Federal Institute of Amazonas Campus Presidente Figueiredo, enrolled in the 1st and 2nd grades of high school Integrated Technician in Agriculture, 9 men and 10 women. We can conclude that the young people surveyed envision a different life from their parents, seek a better quality of life, education and salary, in many cases they aim to leave the countryside in search of their ideals, the fact of leaving the countryside, choosing a life for themselves. differentiated from that experienced by his family, it does not interfere in the idea of providing his family with a better life condition, but of future perspectives of helping his parents. This mobility between countryside and city is seen as a solution found for the realization of your life project. In this perspective, young people considered their academic training as an elementary basis, and seek better opportunities between the countryside and the city.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.advisor1ID949.077.307-72por
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-3788-5661por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee1Pereira, Jorge Luiz de Goes
dc.contributor.referee1ID949.077.307-72por
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-3788-5661por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7830280739527128por
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee3Rocha, Sergio Luiz Alves da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4239385876672079por
dc.creator.ID607.340.602-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8029241898928293por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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