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dc.contributor.authorSilva, Wilians Douglas Barbosa da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:17:34Z-
dc.date.available2023-12-22T02:17:34Z-
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.citationSILVA, Wilians Douglas Barbosa da. O esporte e as aulas de educação física escolar: uma reflexão necessária. 2019 .78f.. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12704-
dc.description.abstractO presente estudo trata da investigação do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física escolar referente ao segundo seguimento do ensino fundamental de 6° ano ao 9° ano da rede pública de ensino do município de Seropédica, através das manifestações de seus sentidos e significados. O estudo teve como objetivo identificar a abordagem pedagógica do ensino dos esportes nas aulas de Educação Física do município, bem como, o conceito do esporte desenvolvido pelos docentes e a influência da proposta curricular nessas concepções. A amostra foi constituída de cinco professores, das cinco maiores escolas em número de alunos do município. Foram utilizadas observações não participantes, entrevistas semiestruturadas e análise documental como instrumentos de coleta de dados. Os dados obtidos foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que o esporte ainda é conteúdo absoluto ou prioritário nas aulas de Educação Física, e que a proposta curricular para a Educação Física do município é um dos fatores que contribuem para o cenário de priorização do conteúdo esportes nas aulas. Mesmo com a manifestação de algumas características conservadoras que indicam a presença de elementos hegemônicos que privilegiam as classes dominantes através da lógica do esporte espetáculo, não foi possível afirmar que a prática pedagógica, assim como, as metodologias empregadas pelos professores caracterizam o ensino privativo do esporte de rendimentopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEsportespor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectSeropédicapor
dc.subjectSportseng
dc.subjectPhysical Education Schooleng
dc.subjectSeropédicaeng
dc.titleO esporte e as aulas de educação física escolar: uma reflexão necessáriapor
dc.title.alternativeThe sport and the classes of physical education: a necessary reflectioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study deals with the investigation of the content of sport in classes of infantile education throughout the cycle of elementary education from the 6th grade of public school to the 9th one from the city of Seropédica, through the manifestations of its meanings. The aim of this study was to identify the pedagogical approach of sports teaching in the classes of Physical Education of the city, as well as the concept of the sport developed by the teachers and the influence of the curricular proposal in these conceptions. The sample consisted of five teachers from the five largest schools in number of students in the city. Non-participant observations, semi-structured interviews and documentary analysis were used as instruments for data collection. The obtained data were categorized and analyzed through content analysis. The results of the study indicate that sport is still an absolute or priority content in Physical Education classes and that the curricular proposal for the Physical Education in the city is one of the factors that contribute to the scenario of prioritization of sports content in classes. Even with the manifestation of some conservative characteristics that indicate the presence of hegemonic elements that privilege the dominant classes through the logic of the spectacle sport, it was not possible to affirm that the pedagogical practice as well as the methodologies used by the teachers, characterize the exclusive teaching of the sport of performanceeng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee2Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee3Silva, Elizandra Garcia da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822479471813746por
dc.creator.ID131.739.867-09por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458086893115360por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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