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dc.contributor.authorGomes, Carmélia Silva Carvalho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:15Z-
dc.date.issued2020-07-16
dc.identifier.citationGOMES, Carmélia Silva Carvalho. A percepção da acessibilidade para pessoa com deficiência pelo estudante da Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento. 2020. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12718-
dc.description.abstractEssa pesquisa, realizada na Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento, tem como público alvo 15 estudantes dos cursos de ensino superior que não possuem deficiência. O objetivo principal é conhecer a percepção dos universitários sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência às dependências e aos serviços ofertados pela Instituição já mencionada, e relacioná-la ao proposto pelas políticas públicas brasileiras referentes ao tema. A pesquisa indaga qual é a percepção dos universitários que estão distantes da situação vivida pelas pessoas com deficiência, e se, de acordo com o conhecimento deles, o que é ofertado pela Instituição está compatível com as políticas públicas. A pesquisa é de natureza aplicada e análise qualitativa, preocupada com a peculiaridade e a percepção de cada universitário participante. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado questionário com perguntas abertas e fechadas como instrumento para coletar dados. A pesquisa aborda ainda o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) quanto ao seu histórico e ações. Conclui-se que a participação dos entrevistados revela uma significativa percepção visual e social de pessoas com deficiência no campus, mas, ao mesmo tempo, um conhecimento menos profundo em relação às políticas públicas referentes a pessoa com deficiência, assim como das legislações brasileiras. Contudo, há um amplo interesse pela obtenção de conhecimento mais aprofundado e pela participação em atividades e ações de inclusão. Sendo assim, descobre-se o protagonismo do NInA quanto à expansão da acessibilidade e ao alcance dos universitários para o envolvimento na temáticapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectaccessibilityeng
dc.subjectpeople with disabilityeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectrightseng
dc.titleA percepção da acessibilidade para pessoa com deficiência pelo estudante da Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramentopor
dc.title.alternativeThe perception of accessibility for people with disabilities by the student at the Federal University of Pampa - Campus Santana do Livramentoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research, carried out at the Federal University of Pampa - Campus Santana do Livramento, targets 15 students from higher education courses who do not have disabilities. The main objective is to know the perception of university students about accessibility for people with disabilities to the facilities and services offered by the institution already mentioned, and to relate it to that proposed by Brazilian public policies on the subject. The research asks what is the perception of university students who are distant from the situation experienced by people with disabilities, and whether, according to their knowledge, what is offered by the Institution is compatible with public policies. The research is of an applied nature and qualitative analysis, concerned with the peculiarity and perception of each participating university. To achieve the proposed objective, a questionnaire was conducted with open and closed questions as an instrument to collect data. The research also addresses the Center for Inclusion and Accessibility (NInA) regarding its history and actions. It is concluded that the participation of respondents reveals a significant visual and social perception of people with disabilities on campus, but, at the same time, less profound knowledge in relation to public policies regarding people with disabilities, as well as Brazilian laws. However, there is a wide interest in obtaining more in-depth knowledge and participating in inclusion activities and actions. Thus, the role of NInA in terms of expanding accessibility and reaching university students for involvement in the theme is discoveredeng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fernando Bonadia de
dc.contributor.advisor1ID294.461.948-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160894883696321por
dc.contributor.referee1Oliveira, Fernando Bonadia de
dc.contributor.referee1ID294.461.948-90por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160894883696321por
dc.contributor.referee2Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.contributor.referee3Xavier, Alexandre Vicentine
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7913832542074324por
dc.creator.ID011.065.181-28por
dc.creator.Lattes-por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBANDEIRA, Ana. ROCHA, Cleomar. DÉA, Vanessa Dalla. Se inclui: Formação docente para inclusão e acessibilidade. Goiânia: Gráfica UFG, 2018. BRASIL. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. ABNT NBR 9050. 2015. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988. BRASIL. Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência. Protocolo facultativo à Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência. Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência-CORDE. Brasília, DF, 2007 BRASIL. Decreto Nº 3.298, DE 20 de dezembro de 1999. Regulamento da Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989. Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: Ministério da Justiça, 1999. BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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