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dc.contributor.authorAntunes, Cristiane Maria de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:24Z-
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationANTUNES, Cristiane Maria de Souza. Orientação educacional e o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial: as experiências do município de Mesquita/RJ. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12721-
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a Orientação Educacional na perspectiva da educação inclusiva. Como objetivos da pesquisa foram elencados: caracterizar a atuação dos orientadores educacionais nas escolas da Rede Municipal de Mesquita, na promoção do processo de inclusão dos estudantes que são público–alvo da educação especial; identificar e analisar a política de inclusão da Rede Municipal de Ensino de Mesquita, por meio de documentos oficiais; caracterizar a concepção da Orientação Educacional acerca da inclusão escolar dos estudantes que são público–alvo da educação especial; e identificar e analisar documentos que orientam as ações da equipe técnico–pedagógica no ambiente escolar. Cinco escolas da Rede de Ensino do município de Mesquita foram o lócus da pesquisa e os sujeitos entrevistados foram os orientadores educacionais que atuam nos diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e na modalidade de Jovens e Adultos). Esta pesquisa destaca como referencial teórico e metodológico a Teoria Crítica, com ênfase no pensador Theodor Adorno (1995;2012). Além disso, nos ancoramos em outros estudiosos como Grinspun (2001; 2003; 2012), Damasceno (2006; 2010; 2015) e Costa (2003), por suas significativas contribuições para a discussão desenvolvida neste estudo. Foram utilizados como procedimentos/instrumentos metodológicos análise documental, aplicação de questionário de caracterização e entrevista semiestruturada. Esta é mais uma pesquisa que nos revela a necessidade de Políticas Públicas para a realização de mudanças estruturais e organizacionais no interior da escola, visto que as Políticas Públicas no âmbito municipal que versam sobre a Educação Especial ainda apresentam lacunas para atender as demandas desse público, a começar pela ausência de adaptações físicas e arquitetônicas, que representam barreiras significativas para a acessibilidade dos estudantes. Apesar das dificuldades apontadas durante a pesquisa de acessibilidade física, arquitetônica, de legislação, de formação e até regime de trabalho por falta de profissionais em algumas escolas, os Orientadores Educacionais mostraram se sentir responsáveis, na articulação com os diferentes profissionais da escola, estudantes e família, pelo processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientação educacionalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPúblico-alvo da educação especialpor
dc.subjectEducacional Guidanceeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTarget audience for special educationeng
dc.titleOrientação educacional e o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial: as experiências do município de Mesquita/RJpor
dc.title.alternativeEducacional Guidance and the process of inclusion of the Special Education target audience: the experiences of the city of Mesquita/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis master's research has as its object of study the Educational Guidance from the perspective of inclusive education. As research objectives, the following were listed: to characterize the performance of educational advisors in the schools of the Mesquita Municipal Network, in promoting the process of inclusion of students who are the target audience of special education; identify and analyze the inclusion policy of the Municipal Education Network of Mesquita, through official documents; characterize the concept of Educational Guidance about the school inclusion of students who are the target audience of special education; and identify and analyze documents that guide the actions of the technical-pedagogical team in the school environment. Five schools in the Teaching Network in the city of Mesquita were the locus of the research and the interviewed subjects were educational advisors who work in different segments of Basic Education (Child Education, Early Years, Final Years and in the Youth and Adult modality). This research highlights the Critical Theory as a theoretical and methodological framework, with an emphasis on the thinker Theodor Adorno (1995; 2012). Furthermore, we anchored on other scholars such as Grinspun (2001; 2003; 2012), Damasceno (2006; 2010; 2015) and Costa (2003), for their significant contributions to the discussion developed in this study. Document analysis, application of a characterization questionnaire and semi-structured interview were used as methodological procedures/instruments. This is another research that reveals the need for Public Policies to carry out structural and organizational changes within the school, since Public Policies at the municipal level that deal with Special Education still have gaps to meet the demands of this public, starting with the absence of physical and architectural adaptations, which represent significant barriers to student accessibility. Despite the difficulties pointed out during the research on physical and architectural accessibility, legislation, training andeven a work regime duetothelackofprofessionals in some schools, theEducationalAdvisorsshowedthattheyfeltresponsible, in articulating with the different professionals at the school, students and family, through the process of inclusion of students who are the target audience of Special Education.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Mello, Mirian Morelli Lima de
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcellos
dc.creator.ID092.781.377-74por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4928945225060833por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, C. B; MENDONÇA, A. A; RANGEL,T. L. V. Debate sobre direitos fundamentais (livro eletrônico). Rio de Janeiro:Gramma,2017.vol. 3. ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ______. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra,2003. AINSCOW, M. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa pode ser conceituada. In: FAVERO, Windyz. IRELAND, Timothay. BARREIRO, Debora. Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009. ARANHA,M.L.A.História da Educação e da Pedagogiageral e do Brasil.São Paulo: Moderna 1989. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República – Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em ______. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 (que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e propõe outras providências).Estatuto da Criança e do Adolescente. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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