Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Antunes, Cristiane Maria de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:18:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Cristiane Maria de Souza. Orientação educacional e o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial: as experiências do município de Mesquita/RJ. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12721 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a Orientação Educacional na perspectiva da educação inclusiva. Como objetivos da pesquisa foram elencados: caracterizar a atuação dos orientadores educacionais nas escolas da Rede Municipal de Mesquita, na promoção do processo de inclusão dos estudantes que são público–alvo da educação especial; identificar e analisar a política de inclusão da Rede Municipal de Ensino de Mesquita, por meio de documentos oficiais; caracterizar a concepção da Orientação Educacional acerca da inclusão escolar dos estudantes que são público–alvo da educação especial; e identificar e analisar documentos que orientam as ações da equipe técnico–pedagógica no ambiente escolar. Cinco escolas da Rede de Ensino do município de Mesquita foram o lócus da pesquisa e os sujeitos entrevistados foram os orientadores educacionais que atuam nos diferentes segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e na modalidade de Jovens e Adultos). Esta pesquisa destaca como referencial teórico e metodológico a Teoria Crítica, com ênfase no pensador Theodor Adorno (1995;2012). Além disso, nos ancoramos em outros estudiosos como Grinspun (2001; 2003; 2012), Damasceno (2006; 2010; 2015) e Costa (2003), por suas significativas contribuições para a discussão desenvolvida neste estudo. Foram utilizados como procedimentos/instrumentos metodológicos análise documental, aplicação de questionário de caracterização e entrevista semiestruturada. Esta é mais uma pesquisa que nos revela a necessidade de Políticas Públicas para a realização de mudanças estruturais e organizacionais no interior da escola, visto que as Políticas Públicas no âmbito municipal que versam sobre a Educação Especial ainda apresentam lacunas para atender as demandas desse público, a começar pela ausência de adaptações físicas e arquitetônicas, que representam barreiras significativas para a acessibilidade dos estudantes. Apesar das dificuldades apontadas durante a pesquisa de acessibilidade física, arquitetônica, de legislação, de formação e até regime de trabalho por falta de profissionais em algumas escolas, os Orientadores Educacionais mostraram se sentir responsáveis, na articulação com os diferentes profissionais da escola, estudantes e família, pelo processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Orientação educacional | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Público-alvo da educação especial | por |
dc.subject | Educacional Guidance | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Target audience for special education | eng |
dc.title | Orientação educacional e o processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial: as experiências do município de Mesquita/RJ | por |
dc.title.alternative | Educacional Guidance and the process of inclusion of the Special Education target audience: the experiences of the city of Mesquita/RJ | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This master's research has as its object of study the Educational Guidance from the perspective of inclusive education. As research objectives, the following were listed: to characterize the performance of educational advisors in the schools of the Mesquita Municipal Network, in promoting the process of inclusion of students who are the target audience of special education; identify and analyze the inclusion policy of the Municipal Education Network of Mesquita, through official documents; characterize the concept of Educational Guidance about the school inclusion of students who are the target audience of special education; and identify and analyze documents that guide the actions of the technical-pedagogical team in the school environment. Five schools in the Teaching Network in the city of Mesquita were the locus of the research and the interviewed subjects were educational advisors who work in different segments of Basic Education (Child Education, Early Years, Final Years and in the Youth and Adult modality). This research highlights the Critical Theory as a theoretical and methodological framework, with an emphasis on the thinker Theodor Adorno (1995; 2012). Furthermore, we anchored on other scholars such as Grinspun (2001; 2003; 2012), Damasceno (2006; 2010; 2015) and Costa (2003), for their significant contributions to the discussion developed in this study. Document analysis, application of a characterization questionnaire and semi-structured interview were used as methodological procedures/instruments. This is another research that reveals the need for Public Policies to carry out structural and organizational changes within the school, since Public Policies at the municipal level that deal with Special Education still have gaps to meet the demands of this public, starting with the absence of physical and architectural adaptations, which represent significant barriers to student accessibility. Despite the difficulties pointed out during the research on physical and architectural accessibility, legislation, training andeven a work regime duetothelackofprofessionals in some schools, theEducationalAdvisorsshowedthattheyfeltresponsible, in articulating with the different professionals at the school, students and family, through the process of inclusion of students who are the target audience of Special Education. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Damasceno, Allan Rocha | |
dc.contributor.advisor1ID | 074.158.237-61 | por |
dc.contributor.referee1 | Damasceno, Allan Rocha | |
dc.contributor.referee2 | Mello, Mirian Morelli Lima de | |
dc.contributor.referee3 | Bernardino, Adriana Vasconcellos | |
dc.creator.ID | 092.781.377-74 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4928945225060833 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ABREU, C. B; MENDONÇA, A. A; RANGEL,T. L. V. Debate sobre direitos fundamentais (livro eletrônico). Rio de Janeiro:Gramma,2017.vol. 3. ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ______. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra,2003. AINSCOW, M. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa pode ser conceituada. In: FAVERO, Windyz. IRELAND, Timothay. BARREIRO, Debora. Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009. ARANHA,M.L.A.História da Educação e da Pedagogiageral e do Brasil.São Paulo: Moderna 1989. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República – Casa Civil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em ______. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 (que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e propõe outras providências).Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990. ______. Lei 9394, de 1996 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional).Brasília: Presidência da República – Casa Civil, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394compilado.htm. Acesso em ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001 (que estabelece diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica). Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em ______. Ministério da Educação. Educação inclusiva: direito à diversidade. Documento orientador. Brasília DF,2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf. Acesso em ______. Ministério da Educação. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014 (que aprova o Plano Nacional de Educação e propõe outras providências). Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011–2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em ______.Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015–2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em BRASIL.Decreto3.298/90 (que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção e propõe outras providências).http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em ______.Lei 5.564(que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional), 1968, Brasília.Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950–1969/L5564.htm>. Acesso em 08/02/2020. ______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 10/09/2020. ______.Lei 4073(que institui a Lei Orgânica do Ensino Industrial,1942).Rio de Janeiro: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940–1949/decreto–lei–4073–30–janeiro– 1942–414503–publicacaooriginal–1–pe.html>. Acesso em 02/02/2020. ______. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006 COSTA, V. A da. Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática. Revista do Centro de Educação. Edição 2003, nº22, páginas 1–9. ______. Formação e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt: Trabalho, educação, indivíduo com deficiência. Niterói: Ed UFF, 2005. ______. Os processos de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais: políticas e sistemas. Rio de Janeiro, Ed. da UNIRIO, 2007. DAMASCENO, A. R. A formação de professores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da Escola Municipal Leônidas SobrinoPôrto, 2006. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós–Graduação em Educação, Niterói – Rio de Janeiro, 2006. ______.Educação inclusiva e organização da escola: projeto pedagógico na perspectiva dateoria crítica, 2010. (Tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UniversidadeFederal Fluminense, Niterói, 2010. DAMASCENO, A. R [et al]. Educação inclusiva e organização da escola: perspectivas críticas e desafios políticos do projeto pedagógico. 1. ed. Rio de Janeiro: Abrace um Aluno Escritor: CAPES, 2015. DIGIÁCOMO, M. J; DIGIÁCOMO, I. A. Estatuto da Criança e do Adolescente anotado e interpretado. Ministério Público do Estado do Paraná. Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, 6.ed.2013. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 2006. GALEAZZI, Irene. Precarização do trabalho. In: CATTANI, Antonio David. Porto Alegre: UFRGS editora, 2006. GARCIA,R.L;AZEVEDO,J.G. A orientação educacional e o currículo. Cad.Pesq.,São Paulo(48): 29–37, fev 84 GLAT, R. & BLANCO, L. de M. V. Educação Especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007. GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1999. GRINSPUN, M. P S. Z.A orientação educacional: conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo:Cortez,2001. ______. A Orientação Educacional: conflitos, paradigmas e alternativas para a escola. 2a. ed. São Paulo: Cortez, 2003. ______.A Prática dos orientadores educacionais.7a.ed.São Paulo:Cortez,2012. HEHIR, T., PASCUCCI, S e C. Os benefícios da Educação Inclusiva para estudantes com ou sem deficiência. Abt Associates,1-40 de agosto de 2016 JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do séculoXXI. 3a ed. Campinas: Autores Associados, 2012. LIBÂNEO,O, J. F. de. & TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6. ed., São Paulo: Cortez, 2008. KRAMER,S.Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. In: Anais do Seminário Internacional da OMEP. Infância e educação infantil: reflexões para o início do século. Rio de Janeiro: Ravil, jul. 2000. p. 34–53. KENSKI, V.M.Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A,2000. LUCK, H. Ação Integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 26 aed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2008. MANTOAN. M. T. E.Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?.São Paulo: Moderna, 2003. Coleção Cotidiano Escolar. MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6a ed.São Paulo: Cortez, 2011. MESQUITA. Lei nº008 de 06 mar. 2001 (Aprova o regimento escolar da Rede Pública Municipal de Ensino De Mesquita).PARECER C.M.E. N.º 001/2011 MESQUITA. DELIBERAÇÃO CME Nº 032 DE 10 DE SETEMBRO DE 2018. PACCINI, J L V; OLIVEIRA, R T C. Programa educação inclusiva: direito à diversidade no contexto das políticas públicas educacionais no Brasil. Sorocaba (SP):Quaestio, v. 14, n. 1, p. 141–161, maio 2012. PORTO,Olívia.OrientaçãoEducacional:teoria,prática e ação.Rio de Janeiro:Wak Ed., 2009. PORTO, Walter Costa. 1937 / Walter Costa Porto. 3. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012, 120 p. Coleção Constituições brasileiras,v. 4. RODRIGUES, Davi. Educação inclusiva e seus desafios: uma conversa com Davi Rodrigues. [Entrevista concedida a Cassia GeciauskasSofiato; Carla BianchaAngelucci.] Educ.Pesq. São Paulo,v.43,n 1,p. 281–295,jan–mar/2017. SANTOS, B de S. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para Libertar: Os caminhos do cosmopolitanismo multifuncional. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro. 2003. SANTOS, R R da S. Gestão escolar para uma escola inclusiva: conquistas e desafios ,2011 (Dissertação de Mestrado). Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE, Presidente Prudente- São Paulo,2011 SCHWARTZMAN, S. Os desafios da Educação no Brasil. Editora Nova Fronteira,2014 SILVA, A. M. M; COSTA, V. A. da (orgs.) Educação Inclusiva e Direitos Humanos: perspectivas contemporâneas. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2015. SILVA,JL.Orientação e supervisão educacional:reflexões sobre o fazer pedagógico.Rio de Janeiro:Wak Ed.,2014. SILVA, M. F. S. Das Terras de Mutambó ao Município de Mesquita – RJ: memórias da emancipação nas vozes da cidade.MMSD/CCH/UNIRIO, 2005, p. 148. SOARES, Sonia Ribas de Souza. A Prática Social e a Formação dos trabalhadores na EJA na rede pública de Porto Alegre: um estudo de caso. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. Projeto tese doutoral. Qualificado 09/11/2010. UNESCO.Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das necessidades educativas especiais. Conferênciamundial sobre necessidades educativas especiais: acesso e qualidade. Salamanca,Espanha,7–10 de junho de 1994. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/69270/2022%20-%20Cristiane%20Maria%20de%20Souza%20Antunes.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5643 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-11T19:53:23Z No. of bitstreams: 1 2022 - Cristiane Maria de Souza Antunes.pdf: 1204095 bytes, checksum: bc4cd6a22e468143c925432e01b3a09d (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-11T19:53:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Cristiane Maria de Souza Antunes.pdf: 1204095 bytes, checksum: bc4cd6a22e468143c925432e01b3a09d (MD5) Previous issue date: 2022-02-17 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Cristiane Maria de Souza Antunes.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.