Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLisboa, Francisco Inaldo Lima
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:33Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:33Z-
dc.date.issued2009-06-08
dc.identifier.citationLISBOA, Francisco Inaldo Lima. Projeto Pedagógico Fazend’Arte: uma experiência de arte educação na educação profissional agrícola. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12724-
dc.description.abstractEsta dissertação constitui um estudo que teve como problemática norteadora investigar a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte na articulação teoria-prática, e na integração entre as diferentes disciplinas do cotidiano da Escola Agrotécnica Federal de São Luiz-MA, (atual IFMA Campus São Luís Maracanã), na perspectiva de uma maior conscientização dos estudantes sobre as questões estéticas e da atualidade, pois entendemos que a arte educação apresenta um rico potencial para contribuir com o processo de educação e, no caso em estudo, a educação profissional de uma escola agrotécnica e na formação dos técnicos que terão a enorme responsabilidade de lidar com a realidade do campo maranhense e todos os seus desafios, sem perder de vista ainda a preocupação com a formação humana do indivíduo. A pesquisa busca também compreender o relacionamento entre cotidiano escolar, os temas e conteúdos trabalhados e desenvolvidos no Projeto. Além disso, busca verificar qual a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte para a concretização da missão escolar, naquilo que se refere à educação integral dos estudantes e da comunidade escolar. Ainda como questões de estudo, procura entender como essa contribuição se efetiva na perspectiva da educação estética no âmbito de uma escola profissionalizante e de que forma um projeto educativo-cultural propicia a interação teórico-prática e a efetivação da interdisciplinaridade. O trabalho foi realizando na perspectiva da pesquisa de bases qualitativas, por meio da metodologia da observação participante. Foram feitas entrevistas com alunos, ex-alunos e professores. O estudo comprovou a eficácia do projeto naquilo que ele se propõe e a possibilidade de ele ser realizado em outras instituições de ensino agrícola.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectArt-Educationeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleProjeto Pedagógico Fazend’Arte: uma experiência de arte educação na educação profissional agrícolapor
dc.title.alternativeFazend’Arte Pedagogical Project: an experience of arteducation in vocational agricultural educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis thesis approaches a study which investigates the contribution of Fazend’Arte Pedagogical Project by examining theory and practice and its integration among different subjects of the daily routine from Escola Agrotécnica Federal of São Luis – MA (nowadays recognized as IFMA São Luís Maracanã Campus), aiming a better awareness towards the students about aesthetic and actual questions because we understand that art education holds a rich potential and contributes for the educational process, and in the present case, it contributes for the professional education of an agrotechnical school and in the training of technicians who will have the huge responsibility of dealing with the reality of maranhense’s countryside and all its challenges, still worried about the individual’s human training. The research also aims to understand the relationship between school routine and the themes and issues developed and studied in the project. Besides, it aims to check Fazend’Arte Pedagogical Project’s real contribution to achieve the school’s mission when it comes to accomplish full education of the students and school community. As an educational issue, this research aims to understand how this contribution establishes itself as a way of an aesthetic education inside a professional school and in which way a cultural and educational project provides theorical and practical interation by bringing interdisciplinarity into effect. This work has been done under the basis of a qualitative research through participative observation methodology. Interviews have been done with students, former students and teachers. The study has proved its efficiency according to the project’s goals and its possible accomplishment in other rural schools.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Antônio Carlos
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.referee3Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.creator.ID249.898.863-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0844415012804069por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8396/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15376/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21678/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28062/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34440/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40828/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47184/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53606/2011%20-%20Francisco%20Inaldo%20Lima%20Lisboa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2415
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-09-04T22:05:02Z No. of bitstreams: 1 2011 - Francisco Inaldo Lima Lisboa.pdf: 1545915 bytes, checksum: 8aad951aeef6006606ca3bb1381fa561 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T22:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Francisco Inaldo Lima Lisboa.pdf: 1545915 bytes, checksum: 8aad951aeef6006606ca3bb1381fa561 (MD5) Previous issue date: 2009-06-08eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Francisco Inaldo Lima Lisboa.pdfDocumento principal1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.