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dc.contributor.authorHermisdolfe, Valdete Aparecida Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:56Z-
dc.date.issued2022-02-23
dc.identifier.citationHERMISDOLFE, Valdete Aparecida Ferreira. A pesquisa em Etnomatemática no ensino de Matemática em duas escolas família agrícola do Espírito Santo durante o período pandêmico. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12732-
dc.description.abstractO presente estudo, intitulado “A pesquisa em Etnomatemática no ensino de Matemática em duas escolas família agrícola do Espírito Santo durante o período pandêmico”, objetivou analisar o ensino da Matemática na articulação entre o conhecimento matemático escolar e o conhecimento matemático do cotidiano dos discentes das escolas Família Agrícola Normília Cunha dos Santos e Jacyra de Paula Miniguite. A base teórica desse estudo é a Etnomatemática na visão do autor brasileiro, professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio. Utilizamos nesse estudo uma abordagem qualitativa/quantitativa. Analisamos a visão que os alunos dessas escolas e suas famílias têm em relação ao conhecimento adquirido na escola e o conhecimento que eles têm originados do cotidiano nas suas relações no dia a dia. A realidade estudada mostrou-se extremamente complexa em vários sentidos, sendo possível perceber que embora as duas escolas ainda se configurem como Escolas Família Agrícolas, empregando mediações didático pedagógicas próprias da pedagogia da alternância, as modificações ocorridas na organização dessas escolas, na clientela, que não é, atualmente, exclusivamente rural e em relação aos profissionais que atuam nessas instituições, fazem com que haja diferenças importantes no que diz respeito ao processo educativo, resultando em realidades diferentes em relação ao ensino e a aprendizagem da matemática nessas duas instituições.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Família Agrícolapor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectpedagogia da alternânciapor
dc.subjectBarra de São Franciscopor
dc.subjectAgricultural Family Schooleng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectPedagogy of Alternationeng
dc.titleA pesquisa em Etnomatemática no ensino de Matemática em duas escolas família agrícola do Espírito Santo durante o período pandêmicopor
dc.title.alternativeResearch in ethnomathematics in the teaching of Mathematics in two family agricultural schools of Espírito Santo during the pandemic period.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study entitled “Research in ethnomathematics in the teaching of Mathematics in two family agricultural schools of Espírito Santo during the pandemic period”, aimed to analyze the teaching and learning of Mathematics in the articulation between school mathematical knowledge and everyday mathematical knowledge of students from Agricultural Family Schools Normília Cunha dos Santos and Jacyra de Paula Miniguite. The theoretical basis of this study is ethnomathematics in the view of the Brazilian author, Professor Doctor Ubiratan D’Ambrosio. We used in this study a qualitative approach, we tried to analyze the vision that the students of these schools and their families have in relation to the knowledge acquired at school and the knowledge they have originated from everyday life and their day-to-day relationships. The reality studied proved to be extremely complex in several ways, and it is possible to perceive that although the two schools are still configured as Agricultural Family Schools, employing pedagogical didactic mediations typical of the pedagogy of alternation, the changes that occurred in the organization of these schools, in the clientele that did not it is currently exclusively rural, and in relation to the professionals who work in these institutions, there are important differences with regard to the educational process, resulting in different realities in relation to the teaching and learning of mathematics in these two institutions.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee3Vasquez, Eliane Leal
dc.creator.ID034.697.737-18por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7721219150985647por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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