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Tipo do documento: Dissertação
Title: A verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista
Authors: Nascimento, Sara Carolina Pereira
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Abreu, João Batista Rodrigues de
Segundo membro da banca: Paula, Jose Roberto de
Keywords: Formação;Ensino;Permanência;Assistência Estudantil;Training;Teaching;Permanence;Student Assistance
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: NASCIMENTO, Sara Carolina Pereira. A verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: O principal objetivo da pesquisa foi investigar a verticalização dos egressos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária - CTIA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus São João Evangelista (FMG-SJE) seguindo os pressupostos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Os objetivos secundários apresentaram-se como: descrever os aspectos sociais e pessoais que levaram os egressos do CTIA a verticalizarem em um curso de nível superior no IFMG-SJE bem como caracterizar e analisar do ponto de vista educacional a influência que as bases educativas do curso técnico tiveram no curso superior. Esta pesquisa foi realizada no IFMG-SJE tendo como público alvo, os estudantes dos cursos Superiores do IFMG-SJE regularmente matriculados no período letivo de 2018.1 que são egressos do CTIA, correspondendo a 42 (quarenta e dois) sujeitos. A pesquisa contou com a participação voluntária de 32 (trinta e dois) sujeitos e classifica-se como pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário e a entrevista. Para análise dos dados qualitativos amparou-se na metodologia elaborada por Bardin. Os resultados apontaram que o IFMG cumpre em partes seu papel no que concerne à verticalização do ensino ofertando somente três níveis de ensino, no entanto, verificou-se a inexistência de ações efetivas no estímulo a permanência dos estudantes dos cursos técnicos na graduação no IFMG-SJE. As ações de integração nos níveis de ensino para a troca de saberes são pouco expressivas na percepção dos egressos do CTIA. Os aspectos levados em consideração na escolha do curso superior foram a qualidade de ensino, a afinidade com a área, capacitar-se para alçar melhores trabalhos, proximidade de casa e baixo custo de vida. As bases educativas na percepção dos egressos do CTIA proporcionaram embasamento significativo para os estudantes que continuaram na área e o aprofundamento nos conhecimentos técnicos. A assistência estudantil na percepção do egresso do CTIA, foi considerada imprescindível no processo formativo desde o curso técnico até a graduação enquanto promovedora de ações voltadas para a permanência, apoio e êxito acadêmico.
Abstract: The main objective of the research was to investigate the verticalization of graduates of the Integrated Technical Course in Agriculture - CTIA of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais campus São João Evangelista (FMG-SJE) following the assumptions of Law No. 11.892, of 29 December 2008. The secondary objectives were: to describe the social and personal aspects that led the CTIA graduates to verticalize in a higher level course at IFMG-SJE as well as to characterize and analyze from an educational point of view the influence that the educational bases of the technical course had in the superior course. This research was conducted at the IFMG-SJE targeting the students of the IFMG-SJE Higher courses regularly enrolled in the 2018.1 school year who are graduates of CTIA, corresponding to 42 (forty-two) subjects. The research had the voluntary participation of 32 (thirty two) subjects and is classified as exploratory research with qualitative approach. To achieve the objectives of this research, the bibliographic research, the questionnaire and the interview were used as data collection instruments. For the analysis of qualitative data it was based on the methodology elaborated by Bardin. The results showed that the IFMG fulfills in part its role regarding the verticalization of education by offering only three levels of education, however, there was no effective action in stimulating the permanence of students of technical courses in undergraduate IFMG- SJE. The actions of integration in the educational levels for the exchange of knowledge are not expressive in the perception of the graduates of CTIA. The aspects taken into consideration when choosing the higher education course were the quality of education, the affinity with the area, the ability to get better jobs, proximity to home and low cost of living. The educational bases in the perception of graduates of CTIA provided a significant foundation for students who continued in the area and a deepening of technical knowledge. Student assistance in the perception of graduation from CTIA was considered essential in the training process from the technical course to the undergraduate program, promoting actions aimed at permanence, support and academic success.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12735
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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