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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12736
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Dayler Vinicius Miranda | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:19:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-16 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Dayler Vinicius Miranda. Estilos de aprendizagem de Kolb e objetos de aprendizagem: um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. 2019. 67 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12736 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é identificar os estilos de aprendizagem de estudantes de nível técnico integrado ao médio e correlacionar seu estilo com objetos de aprendizagem. Por estilos de aprendizagem entende-se as diferentes maneiras como as pessoas podem perceber e processar informações. A pesquisa foi realizada com alunos dos cursos técnicos em Informática, Agropecuária e Nutrição do Instituto Federal de Minas Gerais no campus São João Evangelista, aos quais em um primeiro momento foi aplicado o Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (ILS) que operacionaliza o modelo de aprendizagem desenvolvido pelo mesmo e permite ter acesso a uma boa estrutura para identificar as preferências do educando. Em um segundo momento, realizou-se a aplicação do questionário sobre objetos de aprendizagem, para que posteriormente pudesse correlacionar os estilos de aprendizagem de Kolb com os objetos de aprendizagem de acordo com a preferência de cada aluno. Após realizar os estudos, verificou-se que de modo geral o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista é o convergente com uma representação total de 44% da população estudada. Por fim, observouse que entre os 4 estilos de aprendizagem as estratégias de aprendizagem que se destacaram foram experiência prática e atividades em laboratório. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem | por |
dc.subject | Learning styles | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Teaching learning | eng |
dc.title | Estilos de aprendizagem de Kolb e objetos de aprendizagem: um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. | por |
dc.title.alternative | Kolb learning styles and learning objects: a case study at the Federal Institute of Minas Gerais campus São João Evangelista. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The objective of this study is to identify the learning styles of students of intermediate level technical level and to correlate their style with learning objects. By learning styles is meant the different ways people can perceive and process information. The research was carried out with students of the technical courses in Informatics, Agropecuaria and Nutrition of the Federal Institute of Minas Gerais in the São João Evangelista campus, to which the Kolb Learning Styles Inventory (ILS) of learning developed by the same and allows access to a good structure to identify the preferences of the learner. In a second moment, the questionnaire on learning objects was applied so that it could later correlate the learning styles of Kolb with the learning objects according to the preference of each student. After conducting the studies, it was verified that in general the predominant learning style among the students of the Federal Institute of Minas Gerais Campus São João Evangelista is the convergent with a total representation of 44% of the population studied. Finally, it was observed that among the 4 learning styles the learning strategies that stood out were practical experience and activities in the laboratory. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.advisor1ID | 627.079.737-34 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4703453783397917 | por |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.referee1ID | 627.079.737-34 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4703453783397917 | por |
dc.contributor.referee2 | Rosseto, Claudia Antonia Vieira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1297230815845355 | por |
dc.contributor.referee3 | Puglia, Douglas Biagio | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8784998835594270 | por |
dc.creator.ID | 15554408 | por |
dc.creator.ID | 085.759.216-57 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3940501094543690 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
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dc.subject.cnpq | Agronomia | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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