Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12748
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Aline Gambart da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:43Z-
dc.date.issued2020-08-04
dc.identifier.citationFERREIRA, Aline Gambart da Silva. Vivendo e aprendendo: fatores de risco, conhecimento e práticas de adolescentes do ensino médio relacionados à saúde sexual e reprodutiva. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12748-
dc.description.abstractNa adolescência, a vivência da sexualidade torna-se mais evidente. Com o objetivo geral de promover ações para conscientização da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e gravidez precoce, foi realizado um estudo qualitativo no estilo pesquisa-ação no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre, com adolescentes na faixa etária de 16 a 19 anos, alunos do 2º ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário pré e pós-intervenção com perguntas fechadas e abertas, e ainda pela observação participante com registros em diário de campo, por meio de gravação de vídeo, áudio e fotografias. Para investigação na categorização das respostas abertas foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Na aplicação do estudo foram estabelecidas e efetivadas ações como palestras, oficinas temáticas, dinâmicas, apresentação de filme e debates sobre o tema saúde sexual e reprodutiva. Os resultados identificaram a carência de informações por parte dos alunos envolvidos sobre a temática, verificando no questionário pré-intervenção que 48% dos entrevistados disseram não ter informações suficientes sobre o assunto; 59% dos alunos relataram, tanto no questionário pré quanto pósintervenção, dificuldade em dialogar com seus pais/responsáveis e, 90% dos entrevistados responderam no questionário pré e pós-intervenção que a instituição de ensino não oferece e/ou oferece poucas informações sobre sexualidade. Observou-se que os adolescentes se interessam em aprender mais sobre o seu corpo, principalmente no que diz respeito aos órgãos envolvendo sua sexualidade. Pode-se vislumbrar que o método em forma de oficina favorece espaço de discussão, de troca de experiências pessoais e de grupo, partindo da realidade para a reflexão e o debate de suas próprias práticas. Com isso, buscou-se formar indivíduos com conhecimento e percepção das realidades que os envolvem, reafirmando a necessidade de articulação entre família e instituição de ensino, esta última atuando cada vez mais na educação sexual dos adolescentespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectMétodos contraceptivospor
dc.subjectGravidez na adolescênciapor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectContraceptive Methodseng
dc.subjectTeenage Pregnancyeng
dc.titleVivendo e aprendendo: fatores de risco, conhecimento e práticas de adolescentes do ensino médio relacionados à saúde sexual e reprodutivapor
dc.title.alternativeLiving and learning: risk factors, knowledge and practices of high school adolescents related to sexual and reproductive healtheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn adolescence, the experience of sexuality becomes more evident. With the general objective of promoting actions to raise awareness about the prevention of Sexually Transmitted Infections - STI and early pregnancy, a qualitative study in the style of action research was carried out at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus de Alegre, with adolescents aged 16 to 19 years old, 2nd year students of the technical course in agriculture integrated to high school. Data were collected through a pre- and post-intervention questionnaire with closed and open questions, and also through participant observation with records in a field diary, through video, audio and photo recording. Bardin's Content Analysis was used to investigate the categorization of open responses. In the application of the study, actions such as lectures, thematic workshops, dynamics, film presentation and debates on the sexual and reproductive health theme were established and carried out. The results identified the lack of information on the part of the students involved on the theme, verifying in the preintervention questionnaire that 48% of the interviewees said they did not have enough information on the subject; 59% of students reported, both in the pre-and post-intervention questionnaire, difficulty in dialoguing with their parents/guardians, and 90% of respondents answered in the pre and post-intervention questionnaire that the educational institution does not offer and/or offers little information about sexuality. It was observed that adolescents are interested in learning more about their bodies, especially with regard to the organs involving their sexuality. It can be seen that the method in the form of a workshop favors a space for discussion, for the exchange of personal and group experiences, starting from reality to reflect and debate your own practices. With this, we sought to train individuals with knowledge and perception of the realities that surround them, reaffirming the need for articulation between family and educational institution, which is increasingly acting in the sexual education of adolescents.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-49por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7529-5646por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee1ID486.971.927-49por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7529-5646por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee3Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3808-2040por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814524868819621por
dc.creator.ID092.201.757-38por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9129560763554075por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Trad. S. M. G. Ballve. Artes Médicas, Porto Alegre. 1989. ALENCAR, Rúbia de Aguiar et al . Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 14, n. 1, p. 162, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516- 73132008000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 jan 2020. ALMEIDA, Rebeca Aranha Arrais Santos et al . Conhecimento de adolescentes relacionados às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 70, n. 5, p. 1092, 2017 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 71672017000501033&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 jul. 2020. AMARAL, V. L. do. Psicologia da educação: A psicologia da adolescência. Natal: EDUFRN, 2007. AMORAS, Bruna Corrêa; CAMPOS, Atos Rodrigues; BESERRA, Eveline Pinheiro. Reflexões sobre vulnerabilidade dos adolescentes a infecções sexualmente transmissíveis. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v.8, n.1, p.167, 2015. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1668/camposv8n1.pdf>. Acesso em: 11 jul 2019. ARAUJO, Alessandra Vanessa Simões de et al. O papel dos pais na educação sexual de adolescentes: uma revisão integrativa. Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 13, n. 2, p. 119, 2015. ARIÉS, Philippe. História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro, Zahar, P. 45, 1978. ARRUDA, Andreia Menegon de, et al. A importância de trazer a discussão da sexualidade na escola como reflexão diante erotização precoce. Revista Científica Semana Acadêmica, ed. 62, v. 1, 2014. AZEVEDO, Daniela Vasconcelos de; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho. Fatores de risco associados à gestação na adolescência. Femina, v. 31, n. 5, 459, 2003. AZEVEDO, Walter Fernandes de et al. Complicações da gravidez na adolescência: revisão sistemática da literatura. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 13, n. 4, p. 618-626, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 45082015000400618&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 jan 2020. AZEVEDO, Alda Elizabeth Boehler Iglesias. Guia prático de Atualização: prevenção da gravidez na adolescência. Departamento Científico de Adolescência. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, p. 86-94, 2018. 45 BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. – São Paulo: ed 70, p. 41.2016. BAHEIRAEI, Azam et al. What sources do adolescents turn to for information about their health concerns? International journal of adolescent medicine and health. 2013. BOMFIM, Sandra Souza. Orientação sexual na escola: tabus e preconceitos, um desafio para a gestão. (Monografia). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, p. 31, 2009. BOUZAS, Isabel; PACHECO, Andréa; EISENSTEIN, Evelyn. Orientação dos principais contraceptivos durante a adolescência. Revista Adolescência & Saúde, v. 1, n. 2, p. 33, 2004. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. ____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Bolso das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde. p. 9, 2006. ____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Saúde do adolescente: competências e habilidades. Brasília: Ministério da Saúde, p. 23, 2008. ____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. Brasília, 2010. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/293659/mod_resource/content/1/diretrizes_naciona is_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf>. Acesso em: 05 mar 2019. _____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Brasília, DF. 2013. _____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Cadernos de Atenção Básica, Brasília: Ministério da Saúde, n. 26, p. 131, 2013. ____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DSAT, Aids e Hepatites Virais. Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas na população brasileira. Brasília, DF, p. 95-100, 2016. _____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico: HIV/AIDS. Brasília, DF. 64 p. p.24, n. 1. 2017. _____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico: HIV/AIDS. Brasília, DF. v.49, n.53, p.30, 2018. 46 _____________, Ministério da Saúde. Portal da Saúde: SINASC. Sítio Institucional. 2020. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinasc/cnv/nvuf.def>. Acesso em: 10 mar 2020. _____________, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Brasília: ed.1, p. 30, 2020. BRASILIA, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Consequências psicossociais marcam gravidez na adolescência. Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 2019. Disponível em: <http: www.saude.df.gov.br/consequencias-psicossociais-marcam-gravidez-na-adolescencia>. Acesso em: 24 jan 2020. BURAK, S. D. Marco epidemiológico conceptual de la salud integral y el desarrollo humano de los adolescents. In: S. D. Burak (Comp). Adolescencia y juventud en América Latina. LUR Libro Universidad Regional. Cartago, Costa Rica, p. 469-473. 2001. CAMARGO, E. A. I.; FERRARI, R. A. P. Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.937-946. ISSN 1413-8123. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413- 81232009000300030>. Acesso em: 05 mar 2018. CANO, Maria Aparecida Tedeschi.; FERRIANI, Maria das Graças Carvalho. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista Latinoamericana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 22 2000. CARVALHO, Marcos Castro; SIVORI, Horacio Federico. Ensino religioso, gênero e sexualidade na política educacional brasileira. Cad. Pagu, Campinas, n. 50, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 83332017000200310&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 jul. 2020. CARVALHO, Gardenia Raquel de Oliveira; PINTO, Raydelane Grailea Silva; SANTOS, Márcia Sousa. Conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis por estudantes adolescentes de escolas públicas. Rev. Adolesc Saude, v. 15, n. 1, p. 10, 2018. CAVALCANTI, Sylvia Maria de Oliveira da Cunha. Fatores associados ao uso de anticoncepcionais na adolescência. Recife [tese de mestrado]. Pernambuco: Instituto Materno- Infantil de Pernambuco, p. 63, 2000. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, ed.7, 2005. COLLI, Anita S.; DELUQUI, Celina Guerra. In: Alcântara, Pedro de; Marcondes, Eduardo (Org.). Pediatria Básica. São Paulo: Sarvier. p.175-189. 1989. COUTINHO, Emília de Carvalho, et al. El embarazo y El parto: Que cambios em El estilo de vida de las mujeres que son madres? Rev. Esc. Enferm. USP, Viseu, n. 48, p. 17-24, abr-jul 2014. 47 CRUZEIRO, Ana Laura Sica, et al. Comportamento sexual de risco: fatores associados ao número de parceiros sexuais e ao uso de preservativo em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva. v. 15, p. 1150, jun, 2010. DADOORIAN, Diana. Gravidez na adolescência: um novo olhar. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 23, n. 1, p. 84-91, mar. 2003. Disponível em: <http:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932003000100012&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 26 jan 2020. Diretrizes para Implementação da Rede de Cuidados em IST/HIV/AIDS. Manual de Assistência, CRT – DST/AIDS. Centro de Controle de Doenças. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ed. 1, 2017. DOLLABETTA G; LYN M; LAGA M, ISLAM M. DST: impacto global do problema e desafios para o controle. In: Dollabetta G, Laga M, Lamptey P, (Org). Controle das doenças sexualmente transmissíveis. Manual de planejamento e coordenação de programas. São Paulo: Associação Saúde da Família/Editora Te Corá, p. 13-22, 1997. DUARTE, Albertina. Gravidez na adolescência: ai como eu sofri por te amar. Artes e Contos, Rio de Janeiro, p.70- 121, 1996. DUARTE, Elizabete da Silva; PAMPLONA, Taina Queiroz; RODRIGUES, Alesandro Lima. A gravidez na adolescência e suas consequências biopsicossociais. DêCiência em Foco. ISSN: 2526-5946, v. 2, n. 1, p. 48, 2018. EISENSTEIN, Evelyn. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 6-7, 2005. FERREIRA, Ana Paula. Trabalhando os métodos contraceptivos na escola: em foco os “multiplicadores adolescentes” como agentes socializadores de informações. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado de Londrina. Universidade Estadual de Londrina. v. 2, 2016. FERREIRA, Teresa Helena Schoen; FARIAS, Maria Aznar. Adolescência através dos Séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.26, n.2, p. 227-234, abr-jun 2010. FURLANETTO, Milene Fontana; MARIN, Angela Helena; GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro. Acesso e qualidade da informação recebida sobre sexo e sexualidade na perspectiva adolescente. Fortaleza: Rev. Psicologia em Desenvolvimento; v. 19, n. 3, 2019. GARBIN, Cléa A. S. et al. Percepção de Adolescentes em Relação a Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos. DST - Doenças Sex. Transm. v. 22, n. 2, p. 60- 63, 2010. Disponível em: <http: www.dst.uff.br/revista22-2-2010/2%20- %20Percepcao%20de%20Adolescentes.pdf>. Acesso em: 28 fev 2019. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (organizadores). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 48 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, p. 94, 2008. GONÇALVES, Sílvia Maria de Melo. Mas, afinal, o que é felicidade? Ou, quão importantes são as relações interpessoais na concepção de felicidade entre adolescentes. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. GROSSMAN, Eloísa. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 47-51, 2010. GUERREIRO-CASANOVA, Daniela Couto; DANTAS, Marilda Aparecida; AZZI, Roberta Gurgel. Autoeficácia de alunos do ensino médio e nível de escolaridade dos pais. Rev. Estudos Interdisciplinares em Psicologia. Londrina, v. 2, n.1, p. 48. 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/10644>. Acesso em 15 jul. 2020. GUIMARÃES, Paulo Henrique Alves. Escuta de crianças e adolescentes em situação de violência sexual: aspectos teóricos e metodológicos. Guia para capacitação em depoimento especial de crianças e adolescentes. Org.: Benedito Rodrigues dos Santos, Itamar Batista Gonçalves, Gorete Vasconcelos. (coords.), Paola Barbieri, Vanessa Nascimento – Brasília, DF : EdUCB, p. 396, 2014. JERSILD, Arthur Thomas. Psicologia da adolescência. 5ª ed. São Paulo: Compainha Editora Nacional, p.20, 1977. JUNO. Produção de Jason Reitman. Intérpretes: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner. Roteiro: Diablo Cody.2007. 1 vídeo (96 min.). Disponível em: <https://wolverdonfilmes.net/juno-2007-dublado-bluray-1080p-download-torrent/>. Acesso em: 20 jun 2019. LEAO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1077-1081, 2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302011000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 jul 2019. LEITE, Fernanda Moreira, et al. O sentido da escola: concepções de estudantes adolescentes. Rev. Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 342, 2016. LEVENFUS, Rosane Schotgues (Organizadora). Orientação Vocacional e de Carreira em Contextos Clínicos e Educativos. Porto Alegre: Artmed, p. 13, 2016. LIMA, Patrícia Viana Carvalhêdo et al. Uso de métodos contraceptivos por usuárias de uma unidade básica de saúde. Revista de Enfermagem da UFPI, Teresina-PI, v.4, n.1, p.12, janmar, 2015. LÍRIO, Luciano de Carvalho. A construção histórica da adolescência. In: Congresso Internacional da Faculdades EST. Anais... São Leopoldo. v.1, p. 1675-1678, 2012. 49 LONGO, Flávia Vitor; VIEIRA, Joice Melo. Educação de mãe para filho: fatores associados à mobilidade educacional no brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 141, p. 1061-1062, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302017000401051&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 jul. 2020. LOPES, Edisa Brito et al. Metodologias para o trabalho educativo com adolescentes. ABEN. Revista Adolescer. Brasília; 2005. Disponível em: http:<www.abennacional.org.br/revista/apresentacao6.html>. Acesso em: 24 jan 2019. LOPES, Ildete Dias Ramalho. DSTs – Sexualidade na adolescência: meios de prevenção. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito para a obtenção do Certificado de Especialista. Teófilo Otoni, p. 16-19, 2013. MACHADO FILHO, H. (Org.). Documentos temáticos: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1·2·3·5·9·14. Brasília, DF: ONUBR. p. 107, 2017. Disponível em: https: www.undp.org/content/dam/brazil/docs/publicacoes/documentos-tematicos-ods-07-2017.pdf. Acesso em: 21 nov 2019. MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, p. 190, 2011. MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Anaisa Alves de; BERNARDO, Anacléa de Araújo. O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.1], v.22, n.1, p. 418, jan. 2018.ISSN1519-9029. Disponível em: <https: //periódicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10731>. Acesso em: 21 nov 2019. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 22, 2004. MOIZES, Julieta Seixas; BUENO, Sonia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Rev. esc. enferm. USP: São Paulo, v. 44, n. 1, p. 209, mar. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342010000100029&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 nov 2019. MORAES, Luciene Aparecida Souza Silva. Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. Revista Transformações em Psicologia. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 87, 2009. MORAES, Silvia Piedade de; VITALLE, Maria Sylvia de Souza. Direitos sexuais e reprodutivos na adolescência. Rev Assoc Med Bras, Elsevier Editora Ltda, ed. 1, v.58, 48- 52 p. 50, 2012. MOREIRA, Thereza Maria Magalhães et al . Conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 313-315, jun, 2008 Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080- 62342008000200015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 jul 2019. 50 NASCIMENTO, Mirlene Garcia; XAVIER, Patrícia Ferreira; SÁ, Rafaella Domingos Passos de. Adolescentes grávidas: a vivência no âmbito familiar e social. Rev. Adolescência e Saúde. v. 8, n. 4, p. 41-47, 2011. NÉRICI, Imideo G. Adolescência: o drama de uma idade. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, p. 30, 1961. NERY, Inez Sampaio et al. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. São Paulo: Rev. Acta Paulista de Enfermagem; v. 28, n. 3, 288, 2015. NEVES, Rosália Garcia et al. Simultaneidade de comportamentos de risco para infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes brasileiros, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 3, p. 452, set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237- 96222017000300443&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 nov 2019. OLIVEIRA, Denize Cristina de et al. Conhecimentos e Práticas de adolescentes acerca das DST/HIV/AIDS em duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Escola Ana Nery Revista de enfermagem. Rio de Janeiro, n. 13, v.4,p. 836, out-dez, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 81452009000400020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 nov 2019 OLIVEIRA, Maria Luiza Silva; BASTOS, Ana Cecília de Sousa. Práticas de atenção à saúde no contexto familiar: um estudo comparativo de casos. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 103, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 79722000000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 11 nov. 2019. 2020. OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de; BRANCALEONI, Ana Paula Leivar; SOUZA, Tatiana Noronha de. Formação de Professores para o trabalho com o tema sexualidade no cotidiano escolar. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las ciencias; Bogotá. Vol. 8, n. 2, p. 47, 2013. Disponível em: <https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/5148>. Acesso em 15 jul. 2020. OLIVEIRA, Thelma Alves de. et al. In: MARTINS, Deborah Toledo; PEIXOTO, Roberto Bassan (Orgs). Compreendendo o adolescente. Curitiba: Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Ed. 2, p. 29, 2010. POLI, Marli Aparecida Trizotti; OLIVEIRA, Vera Lucia Bahl. A importância da mídia como fonte de informação sobre a sexualidade na adolescência. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado de Londrina. Universidade Estadual de Londrina. v. 1, 2013. RAMOS FILHO, Dionizio Mendes; LOPES, Gustavo C; OLIVEIRA-JUNIOR, Astrogildo V. Avaliação da maturação em crianças e jovens. Revista HUPE, Rio de Janeiro, v.4,n.12, 38- 46, out-dez 2013. RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. Maternidade e situações estressantes no primeiro ano de vida do bebê. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 16, n. 2, p. 215-225, ago 2011. 51 Disponível em: <http: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 82712011000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 jan 2020. RÉ, Alessandro Hervaldo Nicolai. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, Vila Real, v. 7, n. 3, p. 55-67, 2011. Disponível em: <http:www.revistamotricidade.com/arquivo/2011_vol7_n3/v7n3a08.pdf>. Acesso em: 20 mar 2019. RENEPONTES, Patrícia; EINSENSTEIN, Evelyn. Gravidez na adolescência: a história se repete. Rev. Adolescência e Saúde. v.2, n. 3, p. 11-15, 2005. ROCHA, Ricardo Cristiano Leal da et al . Prematuridade e baixo peso entre recém-nascidos de adolescentes primíparas. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 28, n. 9, p. 530- 535, set. 2006. Disponível em: <http:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 72032006000900005&lng=en&nrm=isso>. Acesso em 26 jan 2020. ROEHRS, Hellen; MAFTUM, Mariluci Alves; ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental. Rev. Esc. Enferm. USP. v. 44, n. 2, p. 426, 2010. SANTOS, I. M. M.; SILVA, L. R. Estou grávida, sou adolescente e agora? – Relato de experiência na consulta de enfermagem. In: Ramos FRS, Monticeli M., Nitschke R.G., (orgs.). Projeto Acolher: um encontro de enfermagem com o adolescente brasileiro. Brasília; p.176-180. 2000. SANTROCK, Jonh W. Adolescência (8ª ed.). Rio de Janeiro: LTC, p. 49, 2003. SILVA, Luciene de França. Estratégia Educativa Sobre a Importância da Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez na Adolescência. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, p.74, 2015. SOUZA, Marcela Astolphi de; MELO, Luciana de Lione. A adolescência e o adolescente ao longo da história: subsídios para o cuidado de enfermagem. ABEN. Revista Adolescer, 2013. Disponível em: <http://www.abeneventos.com.br/anais_senpe/17senpe/pdf/0685po.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018. SOUZA, Rafaianne Queiroz Moraes et.al. Avaliação do Conhecimento e da Prática Anticoncepcional de Universitárias de Enfermagem relacionando com o nível de formação. Revista Panorâmica On-Line, Barra do Garças - MT, v.17, p. 68, ago-dez. 2014. ISSN - 2238-921-0. Disponível em: <http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/download/594/233>. Acesso em: 11 nov2019. TANFERI, Jorgina Aparecida. O papel da educação na sexalidade do indivíduo: a educação sexual na escola. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado de Londrina. Universidade Estadual de Londrina. v. 2, 2013. 52 TAQUETTE, Stella R. et al. A relação entre as características sociais e comportamentais da adolescente e as doenças sexualmente transmissíveis. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 51, n. 3, p. 148-152, June 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 42302005000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 nov 2019. TRAVERSO-YEPEZ, Martha A.; PINHEIRO, Verônica de Souza. Adolescência, saúde e contexto social: esclarecendo práticas. Psicol. Soc. vol.14, n.2, pp.133-147. 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822002000200007>. Acesso dia 09 mar 2018. URQUIZA, Marconi DE Allbuquerque; MARQUES, Denilson Bezerra. Análise de conteúdo em termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica. Entretextos, Londrina, v.16, n.1, p.125-130, jan-jun 2016. VALEZE, Rozelei Maria Codogno; MAISTRO, Virgínia Iara de Andrade. Diálogos e Reflexões sobre Sexualidade nos Espaços Escolares. Secretaria de Educação do Estado do Paraná. v. 1, 27 p. 2010. VALLE, Hardalla Santos do; ARRIADA, Eduardo. “Educar para transformar”: a prática das oficinas. Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação. Revista Didática Sistêmica; v. 14, n. 1, p. 5, 2012. VENTURA, M. Direitos reprodutivos no Brasil. DUO design, Brasília: ed.3, cap. 14 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os Direitos Reprodutivos. p. 274, 2009. VIEIRA, Eliana de Fátima e Silva. O estatuto da criança e do adolescente e a educação – desconstruindo paradigmas. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Estado de Londrina. Universidade Estadual de Londrina. v. 2, 2014. XIMENES NETO, F.R.G.; DIAS, M.S.A; ROCHA, J; CUNHA, I.C.K.O. Gravidez na adolescência: motivos e percepções de adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.60, n.3, p. 281-283, 2007. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Strategy for Intervention and Control of Sexually Transmitted Infections: 2006-2015. Geneva, 61 p. 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71117/2020%20-%20Aline%20Gambart%20da%20Silva%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6077
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-10-18T11:38:41Z No. of bitstreams: 1 2020 - Aline Gambart da Silva Ferreira.pdf: 1711845 bytes, checksum: aa2ab2d9aaafbc0db425edc63da9e081 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-18T11:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Aline Gambart da Silva Ferreira.pdf: 1711845 bytes, checksum: aa2ab2d9aaafbc0db425edc63da9e081 (MD5) Previous issue date: 2020-08-04eng
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020 - Aline Gambart da Silva Ferreira.pdf2020 - Aline Gambart da Silva Ferreira1.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.