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dc.contributor.authorSantos, Fabrício Zorzal dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:19Z-
dc.date.issued2020-10-19
dc.identifier.citationSANTOS, Fabrício Zorzal dos. Análise dos sintomas de ansiedade e depressão e seus desdobramentos preventivos entre os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12760-
dc.description.abstractA ansiedade e a depressão estão entre os problemas mais comuns dos alunos do ensino médio e têm se tornado cada vez mais presentes entre os discentes como causa de adoecimento e malefício no rendimento escolar. Além de ocasionarem prejuízo nas relações sociais, no desenvolvimento estudantil, no rendimento, na frequência escolar e no aprendizado, essa problemática também acarreta danos na vida adulta. O objetivo deste trabalho foi descrever o nível de ansiedade e depressão entre os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Itapina, bem como os sintomas presentes nessa população. Para tal, usaram-se estudos de campo exploratório e descritivo, com abordagem de natureza quantitativa. Realizaram-se os mesmos entre 93 alunos matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de técnico em agropecuária e zootecnia do referido estabelecimento escolar. Como ferramentas de avaliação nesta pesquisa, utilizaram-se o Questionário Sociodemográfico e as Escalas de Beck (BAI e BDI). Descreveram-se os dados por meio de análise descritiva, na qual expressaram-se as variáveis categóricas pelas suas frequências absolutas e relativas. Avaliou-se a distribuição das variáveis quantitativas mediante a determinação de suas medidas de posição central e variabilidade (mediana, média e desvio padrão). Os principais resultados apontaram que, ao caracterizar a escala de BAI, a amostra pesquisada apresentou maior prevalência de ansiedade classificada como mínima (47,3%), seguida de leve (17,2%), moderada (21,5%) e grave (14,0%). Quanto à escala de BDI, percebeu-se a prevalência de depressão classificada como mínima (41,9%) seguida de leve (21,5%), moderada (31,2%) e grave (5,4%). No entanto, as amostras estudadas apresentaram níveis consideráveis de ansiedade (52,7%) e depressão (58,1%) entre os alunos participantes desta pesquisa quando somados às variáveis Leve, Moderada e Grave de ansiedade e depressão, não considerando a variável mínima de ambos os transtornos. Neste estudo, evidenciou-se a presença considerável de níveis de ansiedade e depressão entre os alunos pesquisados. Tais achados permitiram observar que são dois transtornos de aspectos diferentes, porém semelhantes, e podem levar uma pessoa não tratada a um prejuízo por toda vida. É importante salientar que o risco mínimo de ansiedade e de depressão, identificado entre os alunos pesquisados, não pode ser interpretado apenas como ausência de risco ao desenvolvimento de uma das doenças psicológicas analisadas. Ao contrário, deve-se compreender que o risco mínimo é um fator indicativo de que a doença está presente entre os alunos, podendo evoluir para níveis moderados a elevados. Diante desses dados significativos, conta-se com a prevenção e, não necessariamente, com a aplicação da intervenção, tendo em vista que o tempo para o desenvolvimento de uma ação de intervenção fica como sugestão para um trabalho futuro. Para tanto, propõem- se a implementação de protocolos preventivos, programas preventivos de educação e um espaço de escuta com um psicólogo. Na possibilidade de efetivar ações de prevenção em saúde mental no lócus da pesquisa, tais medidas auxiliarão a comunidade escolar na percepção de possíveis sinais de sofrimento emocional nos discentes, evitando consequências desastrosas, como o fracasso ou a evasão escolar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectSchooleng
dc.titleAnálise dos sintomas de ansiedade e depressão e seus desdobramentos preventivos entre os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapinapor
dc.title.alternativeAnalysis of anxiety and depression symptoms and their preventive consequences among students at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Itapinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAnxiety and depression are among the most common problems of high school students and have become increasingly present among students as a cause of illness and harm in school performance. In addition to causing damage to social relationships, student development, performance, school attendance and learning, this problem also causes harm in adulthood. The aim of this study was to describe the level of anxiety and depression among students at the Federal Institute of Espírito Santo - Itapina campus, as well as the symptoms present in this population. To this end, exploratory and descriptive field studies were used, with a quantitative approach. The same took place among 93 students enrolled in the first and last year of the technical courses in agriculture and livestock and zootechnics at the school. As evaluation tools in this research, the Sociodemographic Questionnaire and Beck Scales (BAI and BDI) were used. The data were described by means of descriptive analysis, in which the categorical variables were expressed by their absolute and relative frequencies. The distribution of quantitative variables was assessed by determining their measures of central position and variability (median, mean and standard deviation). The main results showed that, when characterizing the BAI scale, the sample surveyed had a higher prevalence of anxiety classified as minimal (47.3%), followed by mild (17.2%), moderate (21.5%) and severe (14.0%). As for the BDI scale, the prevalence of depression was classified as minimal (41.9%) followed by mild (21.5%), moderate (31.2%) and severe (5.4%). However, the samples studied showed considerable levels of anxiety (52.7%) and depression (58.1%) among the students participating in this research when added to the variables Light, Moderate and Severe anxiety and depression, not considering the minimum variable of both disorders. In this study, there was a considerable presence of levels of anxiety and depression among the students surveyed. Such findings allowed us to observe that they are two disorders of different, but similar, aspects and can lead an untreated person to a loss for life. It is important to note that the minimum risk of anxiety and depression, identified among the students surveyed, cannot be interpreted only as the absence of risk to the development of one of the psychological diseases analyzed. On the contrary, it must be understood that the minimum risk is an indicative factor that the disease is present among students, and may evolve to moderate to high levels. In view of these significant data, there is prevention and, not necessarily, the application of the intervention, considering that the time for the development of an intervention action remains as a suggestion for future work. To this end, it is proposed to implement preventive protocols, preventive education programs and a listening space with a psychologist. In the possibility of carrying out preventive actions in mental health at the locus of the research, such measures will help the school community in the perception of possible signs of emotional suffering in the students, avoiding disastrous consequences, such as failure or dropping outeng
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632por
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fatima
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.referee3Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103por
dc.contributor.referee4Duarte, Cleia Zanatta Clavery Guarnido
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9951-9771por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206506292477805por
dc.creator.ID074.216.757-79por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4660337574596498por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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