Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Emerson do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:33Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:33Z-
dc.date.issued2011-11-03
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emerson do. A matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícola. 2011. 54 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12764-
dc.description.abstractO estudo que apresentamos foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa, a partir do contato direto e interativo da matemática como ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem do aluno no curso técnico agrícola. A pesquisa iniciou com uma investigação e reflexão da relação entre a matemática formal e o cotidiano do aluno, para que fosse possível construir uma proposta pedagógica interdisciplinar capaz de despertar o interesse do aluno em construir o conhecimento significativo da matemática na formação técnica. Para que fosse possível a construção dessa proposta foram realizados questionário e observação direta dos alunos, detectando possíveis insatisfações e anseios dentro do processo ensino-aprendizagem da matemática contextualizada no ensino profissional. Os resultados obtidos foram fundamentais na construção do planejamento e execução das atividades que envolviam a matemática, promovendo a integralização e contextualização dentro das disciplinas de mecanização agrícola, topografia, irrigação e drenagem e matemática aplicada. Observamos que no final do processo o aluno conseguiu atingir a aprendizagem esperada, conseguindo interagir a matemática com as disciplina técnicas e com o seu cotidianopor
dc.description.sponsorshipInstituto Federal Goiano - Campus Morrinhospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinary, Mathematics teaching; Technical Training Fund.eng
dc.subjectInterdisciplinaridade; Ensino de matemática; Formação Técnica Agrícolapor
dc.titleA Matemática: ferramenta interdisciplinar na construção da aprendizagem na educação agrícolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study presented was developed within a qualitative approach, from the direct contact and interactive mathematics as a tool in building interdisciplinary student learning in the course of agricultural technician. The research began with an investigation and reflection of the relationship between formal mathematics and the student every day, so we could build an interdisciplinary educational proposal capable of arousing student interest in building significant knowledge of mathematics in technical education. To make possible the construction of this proposal were made questionnaire and direct observation of students, identifying possible grievances and aspirations within the teaching-learning process of mathematics contextualized in vocational education. The results were instrumental in building the planning and execution of activities involving mathematics, promoting and paying contextualization within the disciplines of agricultural mechanization, topography, irrigation and drainage and applied mathematics. We note that at the end of the process the student has achieved the expected learning, getting to interact with the mathematical techniques and discipline to their daily lives.por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor-co1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.creator.ID576-122-341-49por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.references5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALTHEMAN, E. A interdisciplinaridade no ensino superior de administração de empresas: possibilidades e dificuldades de efetivação. Trabalho apresentado no III Semead, FEA/USP, São Paulo, 21 a 23 de outubro de 1998. BATISTA, I. L., SALVI, R. F. Perspectiva Pós-moderna e Interdisciplinaridade Educativa: Pensamento Complexo e Reconciliação Integrativa. Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, n.º 2, p. 147-159, 2006. ______. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica, 2003. BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, ano LXXXIV, nº 248 de 23 dez., 1996. ______. Decreto Federal nº. 2.208, de 17/04/1997, regulamenta o § 2ºdo art. 36 e os arts. 39 a 40 da Lei Federal nº. 9.394/96. Brasília, 1997. ______. CNE/CEB –Resolução CEB no 3, 26 de junho de 1998. ______. MEC. Educação Profissional: legislação básica. Brasília, 2001. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, 1997. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília, 1999. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cutrix, 2006. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Ed. UNESP, 2001. DIAS, Luís S. de Moura. Interdisciplinaridade: um tempo de diálogo. São Paulo: Cortez, 1993. FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Líber Livro, 2006. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993. ______. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991. ______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1995. 46 ______. O Trabalho Docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. ______. Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002. FOUREZ, G. A construção das ciências. São Paulo: L SP, 1995. FOUREZ, G.; MATHY. Un modelo para un trabalho interdisciplinario. In: FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997. p. 103-136. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, Gandêncio. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In. GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, L. 31-92. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. HIRATA, H. Globalização, Trabalho e Tecnologias: Uma perspectiva de Gênero. In: Revista Presença de Mulher, n.30, São Paulo. 1997. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 45-75. LENOIR, Y.,LAROSE, F. Uma Tipologia das Representações e das Práticas da Interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.79, n.192, P.49-59,1998. LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricometodológicos. Petrópoles: Vozes, 1995. MASETO, Marcos Tarciso. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996. MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996. MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. Campinas, SP: [s.n.], 2004. MONTEIRO, Alcélio. Projeto “Partilhando Conhecimento”: uma proposta metodológica interdisciplinar. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 64f, Rio de Janeiro: UFRRJ, 2006. 47 MORAIS, Regis (org). Sala de aula que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1998. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. E. 12, 126p, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. ______. O problema epistemológico da complexidade. Mem Martins/Portugal: Europa-América, 1996. OLIVEIRA, Terezinha Ribeiro. Princípios de aprendizagem e metodologia do ensino de 1º grau. São Paulo: Sagra, 1998. OLIVEIRA, D. A. A Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2000. PAIVA, V.; WARDE, M. J. Novo paradigma de desenvolvimento e centralidade do ensino básico. In: Educação e Sociedade. N. 44, abril. 1993. PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 1984. SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 275. SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. SANTOS, A. C. S. dos et al. Transdisciplinaridade na Universidade. 19p, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <lhttp://www.ufrrjleptrans.hpg.com.br>. Acesso em: 02/jul/2008. SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo, Cortez, 2001. SAVIANI, D. Repensando a Relação Trabalho Escola. In: Debate, Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, Mimeo, 1999. THURLER. Mônica Gather. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre: ARTMED, 2001. VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e Interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997, p.59 a 102.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4483/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19090/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25394/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/31807/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38212/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44600/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/50953/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57433/2010%20-%20Emerson%20do%20Nascimento..pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1181
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-08-26T13:15:04Z No. of bitstreams: 1 2010 - Emerson do Nascimento..pdf: 2090889 bytes, checksum: fb83cd3a1b27b42a9d8d80f206c93f8f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-26T13:15:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Emerson do Nascimento..pdf: 2090889 bytes, checksum: fb83cd3a1b27b42a9d8d80f206c93f8f (MD5) Previous issue date: 2011-11-03eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Emerson do Nascimento..pdf2010 - Emerson do Nascimento2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.