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dc.contributor.authorOliveira, Keila Ferreira de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:36Z-
dc.date.issued2020-10-02
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Keila Ferreira de. Sustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígena. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12765-
dc.description.abstractEsta pesquisa relaciona a educação indígena, educação escolar indígena, sustentabilidade e o uso de plantas medicinais na Aldeia Paiter Linha 09, Cacoal – RO da etnia Paiter Suruí, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, que ocupa área dos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Tem como objetivo analisar a integração da sustentabilidade e do uso de plantas medicinais praticados na educação indígena e utilizados na educação escolar indígena Paiter, buscando identificar o uso de conhecimentos tradicionais e práticas de sustentabilidade na contextualização de conteúdos escolares de diferentes disciplinas, atuando de maneira interdisciplinar. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada, visitas, diário de campo e captação de imagens e vídeos. Constatamos a possibilidade de utilizar a interdisciplinaridade como uma maneira de inter-relacionar as disciplinas, justapostas aos saberes e fazeres tradicionais da etnia Paiter Suruí, valorizando o etnoconhecimento e as práticas docentes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectplantas medicinaispor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjecteducação escolar indígenapor
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectmedicinal plantseng
dc.subjectsustainabilityeng
dc.subjectindigenous school educationeng
dc.titleSustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígenapor
dc.title.alternativeSustainability and uses of medicinal plants in an integrated view of indigenous education and indigenous school educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research relates indigenous education, indigenous school education, sustainability and the use of medicinal plants in Paiter Village Line 09, Cacoal – RO of the Paiter Suruí ethnicgroup, located in the Sete de Setembro Indigenous Land, which occupies an area of the States of Rondônia and Mato Grosso. It aims to analyze the integration of sustainability and the use of medicinal plants practiced in indigenous education and used in paiter indigenous school education, seeking to identify the use of traditional knowledge and sustainability practices in the contextualization of school contents from different disciplines, acting in an interdisciplinary manner. The methodological approach corresponds to a case study, using as instruments the semi-structured interview, visits, field diary and capture of images and videos. We found the possibility of using interdisciplinarity as a way of interrelating disciplines, juxtaposed to traditional knowledge and practices of the Paiter Suruí ethnicgroup, valuing ethnoknowledge and teaching practices.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.advisor1ID756.340.407-44por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.referee3Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee4Tostas, Rogério Gomes de Lima
dc.creator.ID805.984.122-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6869557200595685por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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