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dc.contributor.authorNascimento, Lucilene da Luz do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:43Z-
dc.date.issued2020-09-15
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Lucilene da Luz do. Autoavaliação da Pós-Graduação profissional do Campus Urutaí, IF Goiano: um olhar além da CAPES. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12767-
dc.description.abstractO Mestrado Profissional (MP) surgiu no Brasil no ano de 1995, baseado no modelo norte americano, com o foco em formar profissionais de alto nível de qualificação para promover uma integração entre os conhecimentos acadêmicos e o setor produtivo. Embora seja promissora a abordagem profissional almejada, os programas precisam ser adaptados para este objetivo, obtendo identidade distinta do mestrado acadêmico. Esta necessidade abrange a forma de atuação dos docentes e o modelo de avaliação aplicado pela CAPES, que em muitos pontos mantém critérios mais adequados ao modelo acadêmico e não valoriza alguns aspectos que são próprios da educação profissional. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi realizar uma análise ampla, em dois programas de MP, do perfil da demanda de estudantes, aspectos administrativos e pedagógicos dos cursos, a produção docente e dos egressos e alguns impactos profissionais em suas carreiras nos primeiros anos após a conclusão dos cursos. Este estudo de caso envolveu os Programas de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (PPG-CRENAC) e Proteção de Plantas (PPGPP) do IF Goiano – Campus Urutaí, Goiás. Para realização deste estudo: foi realizada uma caracterização do perfil dos incritos nos processos seletivos de ambos os programas entre os anos de 2015 e 2019; aplicação de questionários para obtenção do perfil e percepções dos gestores, docentes e egressos dos programas; avaliação da produção acadêmica dos docentes e egressos por meio de currículos cadastrados na Plataforma Lattes; e análise das dissertações defendidas nos programas até o ano de 2019. Ao longo dos processos seletivos foram registrados inscritos de 10 estados no PPGPP e 9 no PPG-CRENAC, dos quais as formações que predominaram foi Agronomia e Ciências Biológicas, e as ocupações no setor privado e servidores públicos, respectivamente. Na percepção dos gestores, os programas cumprem totalmente ou parcialmente as expectativas previstas na APCN’s e apresentam contribuições locais das dissertações de forma satisfatória. Sobre a nova ficha de avaliação proposta pela CAPES, os gestores e docentes acreditam que ela está de acordo com as características dos programas. Na percepção dos egressos, os parâmetros administrativos, pedagógicos e de infraestrutura analisados são em geral satisfatórios, sendo que a maior fragilidade apresentada foi a pequena disponibilidade de bolsas de estudo. Foi observada baixa produção técnica e de conteúdos de divulgação dos cursos e resultados de suas pesquisas. A maioria dos egressos que não estão cursando doutorado em outras instituições afirmam que participariam da seleção nos programas PPG-CRENAC e PPGPP caso fosse ofertado o nível doutorado. Por fim, a análise das dissertações revelou que a maior parte dos estudos conduzidos contemplam o foco central de cada programa e seus objetivos de formação e foram desenvolvidos em variados tipos de ambiente.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectRecursos naturaispor
dc.subjectProteção de Plantaspor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectNatural resourceseng
dc.subjectPlant protectioneng
dc.titleAutoavaliação da Pós-Graduação profissional do Campus Urutaí, IF Goiano: um olhar além da CAPESpor
dc.title.alternativeSelf-assessment of professional Graduate Programs at Campus Urutaí, IF Goiano: a look beyond CAPESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Professional Master's Degree (MP) appeared in Brazil in 1995, based on the North American model, focusing on training highly qualified professionals to promote integration between academic knowledge and the productive sector. Although the desired professional approach is promising, the programs need to be adapted to this objective, obtaining a distinct identity from the academic master's. This need encompasses how teachers work and the evaluation model applied by CAPES, which in many points, maintains the most appropriate criteria for the academic model and does not value some aspects that are typical of professional education. The objective of the present dissertation was to carry out a comprehensive analysis of two MP programs. The study focused on students' profile, their administrative and pedagogical aspects, the academic productivity of teachers and alumni, and some professional impacts on their careers in the early years after completing their degrees. This case study involves the Graduate Programs in Conservation of Natural Resources of the Cerrado (PPG-CRENAC) and Plant Protection (PPGPP) of the IF Goiano - Campus Urutaí, Goiás, Brazil. To carry out this study: a profile characterization was carried out the enrollment in the selection processes of both programs between the years 2015 and 2019; aplication of questionnaires to obtain the profile and perceptions of the managers, teachers and graduates, of the programs; evaluation of academic production by teachers and alumni through curricula registered in the Lattes Platform; and analysis of the dissertations defended in the programs until the year 2019. Candidates from ten states registered in the PPGPP and 9 in the PPG-CRENAC. The most common education was in Agronomy and Biological Sciences. The main occupations were respectively in the private and public sectors. In the managers' perception, the programs fulfill fully or partially the expectations in the initial proposal (APCN), and dissertations result in contributions for the local surroundings. The new evaluation form proposed by CAPES, managers, and teachers believe that it follows the characteristics of the programs. In the graduates' perception, the administrative, pedagogical, and educational infrastructure parameters are generally satisfactory, and the most significant weakness presented was the small availability of scholarships. Low technical production and dissemination content of the courses and results of their research were observed. Most graduates who do not pursue doctorates in other institutions claim that they would participate again in the PPG-CRENAC and PPGPP programs if the doctorate level were created. Finally, an analysis of the dissertations revealed that most of the studies conducted contemplated each program's central focus and its training objectives and were developed in different environments.eng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antônio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1ID738.698.217-87por
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee2Carmo, Margarida Gorete Ferreira do
dc.contributor.referee3Silva, Gilson Dourado da
dc.creator.ID425.890.101-68por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBARATA, R.B. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface, Botucatu, v. 23, e180635, abr. 2019. DOI 10.1590/Interface.180635 BRASILa. Comissão de Educação Superior. Parecer nº 977/1965. Definição dos cursos de Pós-Graduação. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/avaliacao-n/Parecer-977- 1965.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020. BRASILb. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestrado Profissional: o que é? Disponível em: http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e. Acesso em: 01 fev. 2020 BRASILc. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n° 47 de 17 de outubro de 1995. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2184/portaria-capes-n-47. Acesso em: 15 jan. 2020. BRASILd. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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